A rede de ensino federal na Bahia será ampliada em mais duas universidades federais e nove institutos federais de educação, ciência e tecnologia (Ifet). O anúncio foi feito nesta terça-feira (16), pela presidente Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a participação do governador Jaques Wagner, e faz parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica.
No estado, serão criadas as universidades federais do Sul da Bahia, com campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, e do Oeste da Bahia, com campi em Barra, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. As cidades que receberão os novos Ifets são Xique-Xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha.
Outra boa notícia é que a Universidade Federal da Bahia (UFBA) terá um campus de extensão em Camaçari e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) um campus de extensão em Feira de Santana. Também foi confirmada, pelo governo federal, a criação da Universidade Federal de Integração Luso-afrobrasileira (Unilab) no estado.
O plano prevê a criação, em todo o País, de quatro universidades federais – duas na Bahia, uma no Pará e outra no Ceará - e a abertura de 47 campi e de 208 unidades do Ifet.
Informações de Clériston Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário