Três homens morreram numa explosão em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, a 316 km do Recife.
O acidente foi provocado por dinamite e ocorreu por volta das 17h desta terça-feira (21) no canteiro de obras da Transposição do Rio São Francisco.
Na explosão, pelo menos outras dez pessoas ficaram feridas, três em estado grave. Segundo informações passadas pela Policia Rodoviária Federal, os trabalhadores passaram o dia utilizando explosivos em pedras do canteiro.
Ao final do expediente, faltando pouco tempo para largar, eles começaram a recolher os materiais, quando foram surpreendidos por uma nova explosão, causada possivelmente por uma falha no mecanismo de detonação. Era o último dia de trabalho do grupo, que entraria de recesso de final de ano nesta quarta-feira (22).
Dois feridos em estado grave foram encaminhados para atendimento no Hospital Regional do município de Arcoverde. Gilvan dos Santos, de 42 anos, natural do Rio de Janeiro e que há um ano trabalho no consórcio responsável pela obra, teve politraumatismo e está em coma. A outra vítima é Valmir dos Santos, de 28, que teve uma lesão pulmonar, mas está consciente.
Obra
O canteiro de obras de Sertânia integra o eixo Leste da Transposição. Esse eixo, que compreende cinco lotes e envolve quatro consórcios diferentes, tinha, até agosto, um total de 65% de intervenções realizadas e captará água no lago da barragem de Itaparica, em Floresta (PE), e levará às bacias do Pajeú, do Moxotó e da região Agreste de Pernambuco, chegando até o Rio Paraíba (PB).
Como o trajeto do eixo é íngreme, a água precisa da ajuda de estações de bombeamento para seguir o percurso. Uma dessas estações também fica em Sertânia.
Informações do JC Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário