Em uma semana que o país teve boas notícias na economia, como o superávit histórico de US$ 11,94 bilhões na balança comercial nos dois primeiros meses do ano (maior resultado para o período desde o início da série histórica, em 1989), mais uma pesquisa mostra que a aprovação do governo Lula vive momento de queda. Assim como a pesquisa Quaest Genial já havia nessa semana detectado a queda, nesta quinta-feira (7) foi a vez da pesquisa Atlas Intel apresentar mais preocupações para o Palácio do Planalto.
De acordo com o levantamento da Atlas Intel, pela primeira vez desde o início do mandato, em janeiro do ano passado, mais da metade dos brasileiros reprova o desempenho do governo do presidente Lula. A pesquisa afirma que 40% dizem reprovar o governo (em janeiro, esse índice era de 39%), e os que aprovam são 38% (uma queda, portanto, de quatro pontos percentuais em relação ao levantamento anterior).
Outros 18% dos entrevistados avaliam a gestão do presidente Lula como regular. Cerca de 3% não souberam ou não quiseram responder ao questionamento. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apesar dos bons resultados revelados recentemente em diversos indicadores como Produto Interno Bruto, inflação, mercado de trabalho, a maioria da população não vê com bons olhos a situação econômica do país. A pesquisa Atlas Intel mostra que 53% dos brasileiros avaliaram como “ruim” a situação econômica no País, enquanto 28% a considera “boa”, e 19% afirmam que a economia está “normal”.
A expectativa da maioria dos entrevistados, no entanto, é que o cenário melhore nos próximos seis meses. O levantamento mostra que 50% estão otimistas com a economia para os próximos meses, contra 42% que projetam piora do cenário econômico, e 9% que projetam uma situação estável.
O Atlas Intel também quis saber dos entrevistados qual a avaliação sobre o desempenho pessoal do presidente Lula. Um total de 47% disse desaprovar o petista, o que representa uma redução de cinco pontos percentuais em relação ao levantamento realizado em janeiro. Outros 45% enxergam a imagem do presidente como positiva.
O levantamento foi realizado pelo Atlas entre os dias 2 e 5 de março, através do processo de recrumento digital aleatório. Ao todo, foram ouvidas 3.154 pessoas. A pesquisa possui 95% de confiança e uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Do Portal Bahia Notícias/Por Edu Mota, de Brasília/Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário