A Fifa anunciou nesta quinta-feira (30) que vai usar uma nova tecnologia para marcações mais rápidas e eficientes de impedimento na Copa do Mundo de 2022 no Catar. O novo equipamento se chama impedimento semiautomático e a expectativa é que os lances mais difíceis sejam resolvidos em 20 ou 25 segundos, bem abaixo da média atual que é de 70 segundos.
Para o impedimento semiautomático funcionar, as bolas do Mundial terão um sensor instalado no centro da esfera, que permitirá saber com exatidão o momento que houve contato com o jogador. Além disso, as 12 câmeras posicionadas no estádio, conectadas com a pelota, que vão rastrear cada atleta e localizarão 29 possíveis pontos de contato do corpo com a redonda, 50 vezes por segundo. Sempre que houve alguém em posição irregular e participar no lance, uma luz vai acender na cabine do VAR para um operador exclusivo do equipamento.
Com a nova tecnologia, as linhas traçadas não serão mais usadas. O equipamento vai gerar uma animação em 3D, que vai facilitar na tomada de decisão do impedimento. A imagem não será restrita aos árbitros do VAR, elas serão exibidas ao público através dos telões do estádio e nas transmissões da TV, mas não necessariamente logo após o lance. Ela deverá aparecer na próxima interrupção do jogo.
Foto: Divulgação / Fifa
"É importante dizer que a decisão continua sendo dos árbitros. Os árbitros não serão substituídos por robôs. Ou então quem estaria aqui explicando isso a vocês seria um engenheiro, e não eu", destacou Pierluigi Collina, chefe do departamento de arbitragem da Fifa.
O novo equipamento já foi testado pela entidade em duas competições, na Copa Árabe, no final de 2021, e no Mundial de Clubes, em fevereiro deste ano. Além de laboratórios de universidades nos Estados Unidos, Austrália e Suíça.
Os árbitros convocados para trabalhar na Copa do Mundo vão se reunir no Catar, duas semanas antes da bola rolar, para treinamentos com o impedimento semiautomático. O Mundial vai acontecer entre os dias 21 de novembro de 18 de dezembro.
Do Portal Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário