A Polícia Federal e a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda cumprem, na manhã desta quarta-feira (21) nas cidades de Mascote e Itabuna, no sul da Bahia, dois mandados de busca e apreensão para desarticular um grupo criminoso responsável por fraudes de diversas espécies na Previdência.
Segundo a PF, as investigações da operação ‘Ventura’, iniciadas em meados de 2017, apontam que funcionários da prefeitura de Mascote falsificavam documentos sobre vínculos de trabalho de terceiros, através de Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP), para criar tempo de serviço fictício no intuito de obter benefícios previdenciários.
Segundo a PF, as fraudes acontecem desde 2008 e já geraram prejuízo de R$ 11.441.301,20, de acordo com a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. Os mandados são cumpridos na prefeitura de Mascote e na casa do principal investigado, que é servidor da prefeitura da cidade.
A residência dele fica na cidade de Itabuna. De acordo com a Polícia Federal, os suspeitos responderão pela prática dos crimes de estelionato qualificado (artigo 171, §3º, do Código Penal Brasileiro) e inserção de dados falsos em sistema de informações (artigo 313-A do CPB).
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário