O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou nesta sexta-feira (12) que a homologação do recadastramento biométrico não será vinculada à meta estabelecida pela Corte para o procedimento, de 80%.
O comunicado foi emitido após circular nas redes sociais a informação de que caso o TRE não conseguisse bater a meta, o recadastramento seria cancelado – o que favoreceria as pessoas que ainda não conseguiram cadastrar suas impressões digitais. “O esclarecimento ocorre em resposta a mensagens falsas que, desde o início da semana, estão sendo divulgadas por meio das redes sociais com a informação equivocada de que “caso o procedimento não atinja 80% do eleitorado, a biometria não será válida para as Eleições 2018”, afirma o TRE.
Em uma das mensagens, que está sendo divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário da Bahia (Sindijufe-Bahia), além da informação sobre o cancelamento do recadastramento, a data final do procedimento como 9 de maio – na verdade, o prazo termina no dia 31 de janeiro.
De acordo com o tribunal, 60% dos eleitores soteropolitanos já cadastraram seus dados biométricos. “Conforme o Eleitoral, no entanto, a biometria continua sendo obrigatória para as eleições do próximo mês de outubro e não deverá haver prorrogação do prazo, conforme vem sendo afirmado reiteradas vezes pela Presidência do Órgão.
Os eleitores que não atenderem a convocação da Justiça Eleitoral até 31 de janeiro terão seus títulos cancelados”, afirma o TRE. Até agora, cerca de 800 mil eleitores correm o risco de ter seus títulos cancelados.
Do Portal CN/Fonte:TRE
Nenhum comentário:
Postar um comentário