Por conta das eleições para o governo do Estado no próximo ano, uma intensa movimentação acontece nos bastidores da política baiana nos últimos dias, principalmente com a troca de partido por parte de alguns parlamentares.
A maior novidade fica por conta do partido Solidariedade, que foi criado recentemente por Paulo Pereira da Silva, o Paulino da Força (ex-PDT), que deverá receber três deputados federais baianos: Arthur Maia (PMDB), Marcos Medrado (PDT, futuro presidente da legenda), além de Luiz Argolo (PP).
Não menos importante é a nova situação do Democratas, que continua crescendo na Bahia desde que ACM Neto e José Ronaldo foram eleitos para comandar as prefeituras de Salvador e Feira de Santana, respectivamente, pouco tempo depois de o ex-presidente Lula jogar praga sobre a legenda, prometendo ‘liquidá-la’.
Por conta de novas acomodações políticas e conveniências para as eleições de 2014, de uma só vez o Democratas vai ganhar três deputados estaduais: Targino Machado, que deixa o PSC, além de Elmar Nascimento e Sandro Régis, que finalmente abandonam o PR após verem a legenda cair nos braços do governador Jaques Wagner.
Mas os democratas, que já estão fortes em Salvador com a eleição de ACM Neto, em Feira de Santana com José Ronaldo, agora retomam espaçosa perdidos no oeste, com a filiação do ex-prefeito Zito Barbosa, que era do PMDB.
No meio das mudanças para essas arrumações políticas, o deputado estadual Bruno Reis, vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, deixa o PRP para se filiar ao PPS, partido que está na base de sustentação do prefeito ACM Neto e faz oposição ao governo estadual.
Outro que busca uma nova acomodação é o deputado federal Mauricio Trindade, que deixa o PR para se filiar ao PROS (Partido Republicano da Ordem Social), criado na semana passada.
Outros movimentos
Quem também trocou de partido foi a deputada e ex-primeira-dama de Salvador, Maria Luiza que deixa o PSD para retornar ao PSC, para onde também foi o seu ex-marido João Henrique.
Ainda como parte dessas mudanças, a deputada estadual Graça Pimenta também anunciou que vai deixar o PR. A ex-primeira-dama de Feira de Santana tentou entrar no Democratas, mas não houve interesse por parte do partido, que teria dificuldades para acomodá-la no mesmo espaço do atual prefeito José Ronaldo.
Festa de filiação
De acordo com informações de uma fonte oposicionista, a festa de filiação dos três deputados estaduais ao Democratas acontece na próxima quinta-feira (03), às 15 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa da Bahia.
O evento contará com as presenças do senador Agripino Maia, presidente nacional do partido, dos prefeitos ACM Neto e José Ronaldo, além de deputados federais, estaduais, prefeitos, lideranças e vereadores do interior do Estado.
Por Evandro Matos (Portal Interior da Bahia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário