Técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) se deslocaram para Anápolis, em Goiás, na tarde desta sexta-feira (19), para averiguar a informação de que um homem, acostumado a acumular objetos e velharias em casa, estaria mantendo uma fonte de Césio-137 no quintal.
De acordo com informações do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a denúncia inicial é de que a substância radioativa, utilizada em aparelhos antigos de radioterapia, estaria armazenada em um cubo de concreto, dentro de uma caixa de ferro. Nessa caixa, conforme imagens divulgadas pela Polícia Militar de Goiás (PMGO), consta a palavra “lixo” sobre o símbolo de uma cruz hospitalar.
A residência fica na Vila Santa Isabel, região norte da cidade. O caso foi descoberto, porque a PM recebeu uma informação de que o homem guardava armas ilegais em casa. Os policiais encontraram uma espingarda calibre 22 e, durante conversa com o morador, ele disse que havia uma cápsula de Césio no quintal.
O material, possivelmente de origem hospitalar, teria sido encontrado por ele enquanto catava lixo na rua. Com a chance de se tratar de algo radioativo, a PM chamou o Corpo de Bombeiros, que mobilizou uma equipe da Companhia Ambiental de Operações com Produtos Perigosos para acompanhar o caso.
Toda a área próxima ao local, incluindo a rua onde fica a residência, está isolada. Técnicos do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), unidade da CNEN que fica em Abadia de Goiás, na região metropolitana de Goiânia, estão no local.
Do Portal Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário