A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) anunciou uma nova arquitetura para o SAC Digital (SD), baseada em componentes e microsserviços, traz facilidades para a sustentação e evolução da plataforma, além de garantir mais segurança e melhor desempenho do ambiente.
O upgrade, segundo o órgão, trará uma diminuição de custos com infraestrutura, em cindo anos, de R$ 9 milhões, o que representará um decréscimo de 62% para a Prodeb. A mudança da plataforma trouxe melhoria dos processos para atendimento à Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais (LGPD), redução da curva de aprendizado pelos times, além do enxugamento do total de APIs (Interface de Programação de Aplicações), que passou de 400 para 160, otimizando a implementação de novos serviços.
Até o momento, algumas entregas já foram realizadas, a exemplo do sincronismo com o sistema Atende (para tratamento dos status dos agendamentos recebidos e implementação do conceito de etapa final); integração com a base de pessoa física da Receita Federal, visando a validação e integridade de todos os cadastros da plataforma; e integração com o Gov.br, para que o cidadão possua mais uma alternativa de autenticação segura no SAC Digital, possibilitando também o uso de selos para realização de serviços digitais especializados de acordo com a qualificação do usuário.
De acordo com a Prodeb, a nova plataforma em código aberto apresenta também a adoção de práticas do DevOps, metodologia que afina o relacionamento entre desenvolvedores e operadores de infraestrutura, além de práticas ágeis, já incorporadas pelos times da Prodeb.
Uma reunião, realizada no último dia 20 de dezembro apresentou os principais pontos do projeto “Nova Arquitetura – SAC Digital” a partir da efetiva migração da antiga plataforma para a atual. O evento contou com a presença do diretor-executivo José Rebouças, dos diretores Makoto Koshima e Carlos Borges e profissionais envolvidos com o SAC Digital da Prodeb e Secretária da Administração (Saeb). O encontro abordou a visão geral do projeto, riscos, principais benefícios e as entregas realizadas.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução / GOVBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário