Na tarde desta quinta-feira (19), o Bahia conhecerá seu adversário na 2ª fase preliminar da Copa Libertadores da América 2025. Esse vai ser o primeiro jogo de volta do pioneiro na competição desde 1989, quando o Tricolor esteve pela última vez na competição.
Após vencer o Santos no Campeonato Brasileiro de 1959, o Bahia foi o primeiro e único representante brasileiro na Libertadores de 1960.
Em sua estreia na competição, o Esquadrão enfrentou o San Lorenzo, da Argentina, no El Palácio, na cidade de Almagro, no dia 20 de abril de 1960. No primeiro jogo do Bahia na competição, o Tricolor foi derrotado por 3 a 0, com um dos gols marcados por Sanfilippo, que vestiria a camisa do Bahia futuramente.
Três anos depois da estreia, o Tricolor voltou a competição. Dessa vez, a vaga veio ao ser o Vice-Campeão do Brasileirão de 1963, perdendo o título para o Santos.
Após conquistar seu segundo título de Campeão Brasileiro, o Bahia retornou à Libertadores em 1989. Com a competição mais robusta e bastante parecida com a que conhecemos hoje, o Tricolor chegou até às oitavas de final.
Na estreia do torneio de 89, o Bahia enfrentou o Internacional, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, no dia 20 de fevereiro de 1989. O Tricolor de Aço venceu o jogo por 2 a 1, de virada, com gols marcados por Gil Baiano e Zé Carlos.
Do Portal Bahia Notícias/Por Bia Jesus/Foto: Divulgação / CONMEBOL Libertadores
Nenhum comentário:
Postar um comentário