Os produtores rurais baianos têm até o dia 17 de janeiro para atualizar o cadastro dos seus rebanhos na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Quem não cumprir o prazo terá a propriedade bloqueada e não poderá transitar com os animais.
A prorrogação foi anunciada pelo diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, que explicou que essa é a primeira atualização desde a campanha de vacinação de abril. Por isso, os produtores ganharam mais tempo.
Até domingo (15), cerca de 70% dos criadores de bovinos no estado já haviam realizado a atualização, que substitui a vacinação contra a Febre Aftosa e reforça a vigilância sanitária.
A atualização pode ser feita presencialmente em um dos 402 escritórios da Adab ou online, pelo Sistema de Defesa Agropecuária da Bahia (Sidab), disponível no site da agência. É preciso preencher o formulário de declaração e apresentar documentos como RG, CPF ou CNPJ, comprovante de endereço e o documento da propriedade.
Em 2023, a Bahia registrou o maior rebanho bovino de sua história, com mais de 13 milhões de cabeças, o 7º maior do país, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE.
Além disso, a Bahia é reconhecida como livre de Febre Aftosa sem vacinação e busca o reconhecimento internacional da OMSA, o que pode facilitar a exportação de seus produtos pecuários.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário