Um incêndio destruiu cerca de dez tarefas de sisal em Santaluz. A estimativa é da Defesa Civil do município, que acompanha o caso. O fogo foi percebido no início da madrugada desta quarta-feira (18), em uma roça próxima ao povoado Casas Velhas. Havia trabalhadores no local, mas ninguém ficou ferido.
De acordo com a Defesa Civil, o foco do incêndio pode ter começado ainda na terça-feira (17). Um trabalhador teria improvisado um fogareiro para preparar o almoço e notou que as chamas haviam atingido a vegetação. Ele conseguiu apagar o foco inicial, mas há suspeitas de que o calor residual tenha provocado um novo incêndio horas depois, que se espalhou pela plantação.
O combate ao fogo mobilizou carros-pipa, máquinas pesadas da prefeitura e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros. A Guarda Civil Municipal também esteve no local. As equipes enfrentaram dificuldades para acessar a área, mas conseguiram controlar as chamas no início da noite de quarta-feira, após o trabalho de resfriamento.
De acordo com Joilson Garcia da Mota, superintendente da Defesa Civil, a área vai continuar sendo monitorada para evitar novos focos.
O sisal é a principal atividade econômica da “região sisaleira”, nome que faz referência à planta. Atualmente, a Bahia é o maior polo produtor e industrial de sisal no mundo.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário