Prefeitura de Serrinha

Prefeitura de Serrinha

Odonto Luz

Odonto Luz

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 28 de dezembro de 2024

Homem suspeito de furto foi agredido por populares em Conceição do Coité

Homem foi levado por uma viatura ao hospital - Imagem Reprodução
Na manhã da sexta-feira (27), um homem de 34 anos, natural de Alagoinhas, foi agredido por moradores na Rua Floriano Peixoto, em Conceição do Coité. Segundo informações do cleristonsilva.com, o homem foi acusado de praticar furto em companhia de outros dois suspeitos, que conseguiram fugir antes da chegada dos populares.

Ainda de acordo com o site, a revolta dos moradores foi interrompida pela chegada de policiais militares que estavam nas proximidades. A guarnição controlou a situação e impediu novas agressões. O suspeito, que apresentava diversos ferimentos, foi atendido inicialmente no local.

Após receber atendimento médico no Hospital Português de Coité, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foram tomadas as medidas legais cabíveis.

@ Nossa Voz - Com informações do cleristonsilva.com

Criadores lamentam novos ataques de cães a ovelhas e cabras na zona rural de Barrocas

Imagens de animais mortos nos Povoados de Lagoa Redonda e Brasileiro, município de Barrocas
Nesta última semana, novos ataques de cães a ovelhas e cabras foram registrados em comunidades rurais do município de Barrocas, no Território do Sisal, interior da Bahia. Após casos anteriores no Rosário, as comunidades de Lagoa Redonda e Brasileiro, agora registram prejuízos com animais mortos e feridos. Criadores pedem soluções urgentes às autoridades, enquanto o problema gera impactos negativos na economia local.

Na Lagoa Redonda, o criador Marcelo relatou prejuízos em ataque ocorrido na quarta-feira (25). “Aqui ataques de cães, animais bons, cabras de raça, a situação é essa. Tem mais 10 mordidos ali, não sei nem se escapa. Quem cria, não tem outro jeito, a gente sempre está perdendo esses animais, infelizmente”, desabafou ele em vídeo.

Ataques as criações estão cada vez mais frequentes - Foto: Reprodução
No povoado do Brasileiro, outro criador também mostrou os danos em sua criação no sábado (28). “Aqui é a irresponsabilidade do ser humano que deixa cachorro solto. Um morto, outro todo lateado, outros feridos. Peço a compreensão de quem cria cachorro: ou prenda ou amarre. Nós já estamos sofrendo para comprar ração e, no fim, acontece um negócio desses”, lamentou em vídeo um criador que não foi identificado.

Os criadores relatam que os cães atacam em grupos causando estragos nos rebanhos. Em vídeos compartilhados nas redes sociais, são exibidas cenas de animais mortos e agonizando, gerando indignação. Os moradores reforçam apelos por maior responsabilidade dos donos de cães e pela intervenção das autoridades.

Casos como esses se tornam cada vez mais frequentes na região. Com o período de seca já dificultando a vida no campo, os criadores clamam por medidas efetivas para proteger suas criações.

@ Nossa Voz - Da Redação / Por Rubenilson Nogueira

BPC: Lula sanciona com vetos projeto que muda regras do benefício

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos o projeto de lei que muda as regras para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O despacho presidencial prevendo as mudanças foi publicado em edição extra do Diário Oficial, na noite desta sexta-feira (28).

 

O texto sancionado prevê biometria obrigatória para novos benefícios e atualização cadastral, no mínimo, a cada dois anos. Também determina a realização de cadastro biométrico para receber e manter aposentadoria e pensão. Atualmente a exigência é válida apenas para o BPC.

 

VETOS

Um dos vetos feitos pelo presidente, em relação ao texto enviado pelo Congresso Nacional, foi relativo ao artigo 6º, que limitava a concessão do benefício a pessoas que atestavam deficiências de graus médio ou grave. Com o veto, a concessão passa a abranger, também, aqueles que apresentam grau leve de deficiência. 

 

A justificativa do veto, apresentada pelo Planalto, diz que “a proposição legislativa contraria o interesse público, uma vez que poderia trazer insegurança jurídica em relação à concessão de benefícios”.

 

A derrubada do veto já havia sido acertada no Senado, quando ocorreu a votação do projeto de lei que tratava do BPC. Por meio de um acordo, o governo se comprometeu a vetar o ponto do projeto, que havia sido incluído na Câmara.

 

Sob justificativa similar, foi vetado também o trecho que revogava regras para reinserção de beneficiários do programa Bolsa Família: "contraria o interesse público, uma vez que poderia suscitar insegurança jurídica em relação às regras de elegibilidade para reingressar no Programa Bolsa Família”, justificou o Planalto.

 

O benefício, no valor de um salário mínimo mensal, é um direito da pessoa com deficiência e do idoso com 65 anos de idade ou mais, se não tiver condição de se sustentar ou ser sustentado pela sua família.

 

“No caso da pessoa com deficiência, esta condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas”, informa o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em seu site.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Acidente com ônibus em Teófilo Otoni tem 26 das 41 vítimas identificadas

A Polícia Civil do estado de Minas Gerais já identificou 26 corpos do total de 41 mortos do acidente ocorrido na BR 116, em Teófilo Otoni (MG) no dia 21 de dezembro. Nove identificações aconteceram na manhã deste sábado (28), por meio de exames de DNA.

 

Dos corpos identificados, 16 já foram retirados pelos familiares. Segundo o perito criminal Felipe Dapieve, da Polícia Civil, 13 foram identificados por exames papiloscópicos (de digitais) e três por odontologia legal.

 

Os outros corpos ainda estão em análise. “Estamos coletando DNA para confronto com o material genético de familiares”, afirmou o perito.

 

O acidente ocorreu durante a madrugada, por volta das 3h30, segundo o chefe do 15º Departamento de Polícia de Teófilo Otoni, delegado Amauri Albuquerque. Todas as vítimas estavam no ônibus que colidiu de frente com uma carreta e acabou pegando fogo em seguida. A maioria das vítimas ficou presa às ferragens e teve os corpos carbonizados.

 

Um terceiro veículo, um carro de passeio, que vinha atrás do ônibus, também se envolveu no acidente, mas os ocupantes tiveram ferimentos leves. O ônibus de transporte interestadual, pertencente à empresa Emtram, tinha saído de São Paulo (SP) com destino a Elísio Medrado (BA).

 

O motorista da carreta que se envolveu no acidente, Arilton Bastos Alves, prestou depoimento de mais de seis horas à Polícia Civil na segunda-feira (23). Ele foi liberado em seguida.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Corpo de bombeiros Militar/MG


Dnit tem 108 obras paralisadas no Brasil; Departamento é responsável por ponte que caiu

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) soma 108 obras paradas em todo o Brasil, conforme dados do Tribunal de Contas da União (TCU). Os projetos interrompidos incluem serviços de recuperação, manutenção e conservação de rodovias federais e pontes, com investimento total previsto de R$ 3,7 bilhões.

 

Além disso, outras 973 obras estão em andamento, segundo informações do painel do TCU. O Dnit, que é vinculado ao Ministério dos Transportes, também é responsável por vias de navegação e ferrovias, além das rodovias federais. As informações são do site Metrópoles.

 

Os números mostram uma redução no total de obras paradas e em execução em comparação aos anos anteriores. Em 2023, havia 250 obras paradas e 1.551 em andamento. Em 2022, os números eram de 277 suspensas e 1.680 em construção.

 

O Dnit é responsável pela ponte que desabou entre Tocantins e Maranhão. A Ponte Juscelino Kubitschek desabou no último domingo (22) e ligava Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA). Já são nove mortos e oito desaparecidos. Corpos de duas vítimas foram encontrados a, aproximadamente, 35 metros de profundidade na última quinta-feira (26).


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução / Redes Sociais


Por valor milionário, Bahia encaminha venda de Thaciano ao Santos; saiba detalhes

Após uma temporada mágica vivida no Bahia, o polivalente Thaciano atraiu olhares de clubes ao redor do Brasil, um deles foi o Santos, que decidiu fazer uma proposta ao Esquadrão pelo jogador.  O Peixe ofereceu ao Tricolor um valor que gira em torno de 4,5 milhões de euros (algo na casa dos R$ 32 milhões de reais) pelo atleta de 30 anos. A informação foi divulgada inicialmente pelo site ge.globo.


O Bahia já dá a negociação como concluída, o Alvinegro Praiano espera agora o retorno da documentação assinada pelo time baiano para o acordo ser selado. O Esquadrão de Aço provavelmente irá ao mercado buscar uma reposição.

 

A negociação vai abater para o Bahia, o valor dos bônus estipulados em contrato no momento da venda de Jean Lucas ao Tricolor, que bateu a meta de minutos e o clube conseguiu a classificação à Libertadores. Desta forma, o Santos não precisará desembolsar o valor total de 4,5 milhões de euros para contar com Thaciano.

 

Com o negócio selado, a venda de Thaciano ao Santos será a maior da história do Bahia. Pelo Esquadrão, o jogador disputou 122 partidas, foi o artilheiro do time em 2024 com 15 gols e Campeão da Copa do Nordeste de 2021. O jogador agora volta à Vila, local onde jogou entre 2016 e 2017.


O atleta foi adquirido pelo Bahia em 2023, por uma quantia na casa dos 300 mil euros, algo em torno de R$ 1,5 milhões de reais na cotação da época.


Do Portal Bahia Notícias/Por Bia Jesus/Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

Jean Charles comemora convite para atuar ao lado do prefeito eleito Cyro Novais em Serrinha

Depois de anunciar todos os secretários, o prefeito eleito Cyro Novais confirmou na noite da última sexta-feira, 27, que Jean Charles será o chefe de Gabinete. Articulador político, Jean foi uma das figuras importantes durante a campanha eleitoral em 2024.


Em entrevista exclusiva ao Info Serrinha, Jean Charles agradeceu pelo convite, e afirmou que todos estão com muita vontade de trabalhar e ajudar no desenvolvimento da cidade. "Fiquei muito feliz e quero aproveitar para agradecer pela confiança. É uma honra, um prazer estar ao lado dele. Já estamos dialogando sobre algumas obras a fazer. Cyro montou uma equipe muito boa, e tenho certeza que vamos fazer um grande trabalho".


Jean Charles quer utilizar sua experiência para realizar um grande trabalho na função. "Tenho uma vasta experiência em vários setores, já fui secretário, já fui diretor, eu fui coordenador, ele conhece meu potencial tanto político como legislativo, então ele quer uma pessoa ao lado dele pra ajudar a administrar a cidade. Quem gosta de Serrinha, quer uma Serrinha cada vez melhor, quer fazer por onde, então me senti privilegiado por estar ao lado dele, no gabinete dele".



Do Portal Info Serrinha/Fotos: Arquivo pessoal


Barrocas: Almir de Maciel anuncia secretariado e prevê criação de novas pastas em reforma administrativa

Prefeito Almir de Maciel - Foto: Kauã Sherman
Durante participação no Podcast Dialogando, apresentado pelo Radialista Rubenilson Nogueira, na noite desta sexta-feira (27), o prefeito eleito Almir de Maciel (PT) anunciou cinco nomes do futuro secretariado de Barrocas. Além de apresentar integrantes, o prefeito revelou que duas vagas na Câmara serão abertas com a saída de vereadores para compor sua gestão.

Para a Secretaria de Administração e Finanças, o escolhido foi Dhemisson Queiroz, filho do seu saudoso irmão Dilton. “É como se fosse meu filho. Sei da capacidade e honestidade que ele tem. Tenho certeza de que vai me ajudar muito nessa parte”, declarou Almir. Já na Secretaria de Educação, o nome anunciado foi Petronilho Bispo, conhecido como Petinho da Barreira, descrito como um profissional capacitado e ligado à área educacional.

Nomes anunciados no Podcast Dialogando do Grupo A Nossa Voz
Na Saúde, o vereador Adelson Brito, que já ocupou a pasta anteriormente, foi o indicado. “Ele já tem experiência, é comprometido e conhecido pelo perfil de busca e trabalho”, comentou o prefeito. Para a Secretaria de Infraestrutura e Obras, outro vereador, Sinésio Lima, foi escolhido. Segundo Almir, a decisão foi fruto de diálogo, e Sinésio aceitou o desafio.

A Secretaria de Ação Social será comandada por Maria Daniele, que atua em movimentos sociais e na Igreja Católica, e também é sobrinha do prefeito eleito. “Ela já é conhecida na comunidade pelo trabalho com jovens e nos movimentos sociais”, destacou. Com as saídas de Adelson e Sinésio, os suplentes Gerival Moreira (PT) e Ribemar Mota (PSD) assumirão as vagas na Câmara.

O prefeito também anunciou que pretende criar duas novas secretarias a partir de uma reforma administrativa: Esporte será separado de Cultura e Lazer, e Agricultura será desmembrada de Meio Ambiente, mas ele preferiu ainda não revelar os nomes que assumirão estas pastas. Almir prometeu divulgar mais detalhes sobre o governo em uma entrevista coletiva no dia 2 de janeiro, quando anunciará outras nomes e cargos estratégicos, como chefe de gabinete e diretor do Hospital Municipal. (Assista o Podcast aqui!)

@ Nossa Voz - Da Redação

Suspeito de roubo é preso com arma de fogo após confronto com a PM em Serrinha

Arma apreendida com o suspeito - Foto Reprodução/ Divulgação 16ºBPM
Um homem foi preso na tarde desta sexta-feira (27), no povoado Alto de Fora, em Serrinha, após suspeita de envolvimento em um roubo a um veículo de transporte alternativo na BR-116, próximo ao entroncamento do município de Lamarão. Segundo informações da Polícia Militar, durante o cerco policial, o suspeito trocou tiros com as guarnições, foi atingido e acabou se rendendo. Ele foi socorrido para um hospital e, após receber alta, apresentado na Delegacia Territorial de Serrinha.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, com o suspeito foram apreendidos um revólver calibre .38, cinco cartuchos deflagrados, um intacto e três celulares — sendo um iPhone 14 Pro, um Moto E22 e um Redmi. Os aparelhos foram identificados como produtos do roubo. A ação contou com o apoio da CETO, da 1ª Companhia e do Pelotão de Motociclistas. O material recuperado foi encaminhado à delegacia, onde o caso será investigado. 

 @ Nossa Voz - Com informações da Ascom do 16º BPM

Carro do Google Street View volta a Barrocas para atualizar imagens após três anos

Veículo fotografado ao passar pela Av. Antônio Pinheiro da Mota - Foto Rubenilson Nogueira
Neste sábado dia (28) o carro do Google Street View retornou ao município de Barrocas, chamando a atenção dos moradores. O veículo, equipado com câmeras no teto para capturar imagens em 360 graus, já esteve na cidade anteriormente e agora busca atualizar as visualizações disponíveis no serviço.

O Google anunciou recentemente a atualização de imagens do Street View em quase 80 países, incluindo o Brasil, visando proporcionar uma experiência mais precisa aos usuários. O primeiro registro do veículo em Barrocas foi em 2012, como registrou o JNV na época (veja aqui). Em 2021 houve uma nova visita a cidade (veja aqui).

Atualmente, as imagens de Barrocas no Street View datam de dezembro de 2021, refletindo mudanças significativas desde então, como novas ruas asfaltadas e alterações em estabelecimentos comerciais. Por exemplo, a sede do jornal local ainda aparece como a antiga Galeria Dany Lazer Center.

Após a captura, o processamento das imagens pode levar meses até serem disponibilizadas no serviço. Portanto, resta aguardar para que as novas imagens de Barrocas estejam acessíveis aos usuários.

@ Nossa Voz - Da Redação

Colisão envolvendo carro e caminhão deixa ferido na BA-411, entre Barrocas e Conceição do Coité

Foto: Reprodução/Redes sociais

Um homem de 46 anos ficou ferido após uma colisão entre o carro que dirigia e um caminhão na BA-411, entre Barrocas e Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia. O acidente aconteceu na tarde de sexta-feira (27).

Segundo a Polícia Militar, Reinaldo da Silva Gomes foi socorrido pelo Samu e levado ao hospital de Barrocas. Devido à gravidade das lesões, ele foi regulado para transferência a um hospital em Salvador. O estado de saúde dele não foi divulgado.

O condutor do caminhão, José Newton de Lima Ferreira, de 66 anos, contou à PM que o carro de Reinaldo perdeu o controle antes da colisão frontal.

Não há detalhes sobre as circunstâncias que levaram ao acidente. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.

Notícias de Santaluz

Homem é morto a tiros em povoado de Barrocas

Crime aconteceu na zona rural de Barrocas, na região sisaleira da Bahia | Foto: Jornal a Nossa Voz/Arquivo

Um homem de 29 anos, identificado como Antonio Nilo Rocha Neto, foi morto a tiros na noite de sexta-feira (27) no povoado Nova Brasília, em Barrocas, na região sisaleira da Bahia.

Segundo a Polícia Militar, ele foi encontrado sem vida, com vários ferimentos no rosto causados por disparos de arma de fogo. O Samu foi acionado e confirmou o óbito. No local, foram recolhidos estojos e projéteis de calibre 380.

Uma testemunha contou que Neto estava em frente a uma casa onde acontecia uma confraternização familiar, quando dois homens chegaram de moto e atiraram contra ele. A testemunha disse ainda que tentou conter um dos suspeitos entrando em luta corporal, mas se feriu ao cair sobre uma estante e foi levada ao hospital para atendimento.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local e encaminhou o corpo de Neto para necropsia. A Polícia Civil investiga a autoria e a motivação do crime.

Notícias de Santaluz

Adeus ano velho, feliz ano novo: prefeituras viram a página de 2024 com o reforço de R$ 7,1 bilhões do FPM

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Para as prefeituras de todo o Brasil, o “adeus ano velho” vem com um presente de despedida. Nesta segunda-feira (30), elas vão receber o último repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2024. São R$ 7,1 bilhões, um valor 25,40% maior que os R$ 6,5 bilhões enviados no mesmo período do ano passado.

Dezembro foi um mês generoso. O FPM alcançou R$ 19,7 bilhões, fechando o ano com um acumulado de R$ 216,2 bilhões. É como aquela ceia de fim de ano que vem mais caprichada. O fundo de 2024 cresceu 16,34%, com R$ 30 bilhões a mais nos cofres municipais em comparação com 2023.

O reforço desta segunda-feira oferece aos prefeitos a chance de começar 2025 com o pé direito – dinheiro para manter salários em dia, quitar dívidas e planejar novos investimentos. Como na música de fim de ano, a esperança é que tudo se realize no ano que vai nascer.

Notícias de Santaluz

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Barrocas: Almir de Maciel anuncia seus Secretários


É com grande orgulho que anunciamos os primeiros nomes que farão parte da nossa gestão, ajudando a construir uma nova história para Barrocas. Juntos, vamos transformar nossa cidade!

🔹 Adelson Brito - Secretário de Saúde

🔹 Dhemisson Queiroz - Secretário de Administração e Finanças

🔹 Maria Danielle - Secretaria de Assistência Social

🔹 Pertronilio Bispo - Secretário de Educação

🔹 Sinésio Lima - Obras e Infraestrutura

Com trabalho e compromisso, vamos fazer Barrocas crescer ainda mais! 






Vitória entra em última semana de preparação para Copinha

Após três jogos-treinos, todos com empates de 1 a 1, contra times profissionais que disputarão o Campeonato Baiano 2025, o sub20 rubro-negro entrou na última semana de ajustes para disputar a Copa São Paulo.

 

Comandada por Laelson Lopes, a equipe fez três jogos treinos contra Jacuipense, Barcelona de Ilhéus e Atlético de Alagoinhas, que disputarão o Campeonato Baiano de 2025.

 

O último jogo-treino do Vitória foi contra o Jacuipense e terminou empatado por 1 a 1. Alex marcou o gol do Leão, que jogou com Ezequiel; Mizael, Jadson, Felipe e Pedro; Papaterra, Ian e Gerson; Cabrobó, Alex e Diguinho foi o time que iniciou. Depois, Laelson testou os demais à disposição.

 

“Aproveitei para observar todos os jogadores porque tem muitos do sub-16 que eu não os conhecia e como passei 12 dias no Rio fazendo o curso da Licença B da CBF, precisava vê-los. A equipe está evoluindo aos poucos. Temos até o dia 1º de janeiro, quando a gente viaja, para alinhar e ajustar os detalhes táticos que ainda faltam”, disse Laelson Lopes.

 

COPINHA 

 

Maior competição de base do país, com 128 times divididos em 32 grupos, a Copa São Paulo será realizada entre os dias 2 e 25 de janeiro e a final está prevista inicialmente para o dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, na Mercado Livre Arena Pacaembu.

 

Os jogos do Vitória na primeira fase serão no Estádio Bela Vista, com capacidade para acomodar até 4 mil pessoas em suas arquibancadas. O Rubro-Negro encara o São José-RS, no dia 3, o Retrô-PE, no dia 6 e o Comercial-SP, no dia 9.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução/YouTube


Coreia do Sul derruba o segundo presidente em menos de duas semanas

O parlamento da Coreia do Sul aprovou, nesta sexta-feira (27), a destituição de seu segundo presidente em menos de duas semanas. O presidente interino e primeiro-ministro Han Duck-soo substituía o presidente eleito Yoon Suk-yeol, destituído do cargo em 14 de dezembro após promulgar lei marcial no país em reação a um suposto conluio de membros do parlamento com a Coreia do Norte.

 

O legislativo do país, dominado pela oposição, do Partido Democrático, contou com 192 votos de 300 possíveis a favor do impeachment do presidente interino. Para a sua destituição, era necessária apenas uma maioria simples. O pedido de impeachment se deu após a oposição suspeitar que o então presidente interino estava evitando tomar decisões para não prejudicar Suk-yeol.

 

O primeiro-ministro teria se recusado a nomear três juízes para o Tribunal Constitucional do país, necessários para julgar o impeachment de Suk-yeol. Duck-soo afirmava que tomar tal decisão excederia o seu papel de caráter temporário. Entretanto, há precedente de juízes da corte terem sido nomeados por um presidente interino, quando em 2016, Hwang Kyo-ahn nomeou juízes para o processo de impeachment da presidente titular, Park Geun-hye.

 

Esta foi apenas a primeira vez na história da Coreia do Sul em que um presidente interino foi afastado do cargo. Com a deposição de Duck-soo, quem assume o cargo é o ministro das Finanças, Choi Sang-mok, conforme prevê a constituição do país. “É importante minimizar a confusão do país e farei meu melhor para chegar a esse objetivo”, afirmou o novo presidente interino.

 

A primeira audiência para apurar o impeachment de Suk-yeol aconteceu nesta sexta-feira e a corte tem um período de seis meses para decidir se acata a decisão do Parlamento. O impeachment de Duck-soo também será apurado pelo Tribunal Constitucional sul-coreano. Duck-soo foi acusado pela oposição de participar da imposição da lei marcial que levou o titular ao impeachment.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução/TV Globo


Sob Lula 3, déficit de estatais atinge recorde em 15 anos

As estatais federais sofreram um processo de deterioração durante o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo especialistas. O resultado primário das companhias levantado pelo Banco Central corrobora essa visão.
 

Segundo dados atualizados do BC, de 2023 até outubro deste ano, o rombo nas empresas públicas federais somou R$ 5,1 bilhões. Apenas neste ano até outubro, o déficit foi de R$ 4,45 bilhões, o maior da série histórica para o período, descontada a inflação. Por enquanto, também é o maior de todos os anos fechados.
 

A base de comparação são os anos desde 2009, quando o BC deixou de colocar na conta a Petrobras e a Eletrobras que, por serem empresas muito grandes, acabam distorcendo os números. Os bancos públicos também não são contabilizados já que, pela natureza do negócio, não são equiparáveis a companhias não financeiras.
 

Para efeito de comparação, durante os dois últimos anos do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, quando as contas públicas e das estatais entraram em um processo bastante crítico, o déficit dessas companhias foi menor do que o valor atual. De 2013 até outubro de 2014, o rombo nas empresas públicas federais foi de R$ 1,8 bilhão. Descontada a inflação, ficou em R$ 3,1 bilhões.
 

Se a Petrobras for levada em conta, a situação foi mais precária sob Dilma. Além das inúmeras intervenções nos preços praticados pela petroleira e de investimentos inchados, a estatal esteve no centro das investigações da Operação Lava Jato, que revelou um rombo bilionário relacionado a corrupção na empresa.
 

Consultado, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos disse que apenas o resultado primário não é capaz de avaliar a saúde financeira nem o desempenho das empresas. Segundo a pasta, esses fatores só podem ser avaliados nas demonstrações de resultados de cada companhia.
 

"Em 2023, as 44 estatais federais e suas subsidiárias geraram lucro líquido de R$ 197,9 bilhões e recolheram R$ 49,4 bilhões em dividendos e Juros sobre o Capital Próprio para o Tesouro Nacional, além de outros R$ 78,7 bilhões para acionistas privados", disse a pasta em nota enviada à reportagem.
 

Ainda segundo o ministério, parte expressiva desse déficit exposto nas estatísticas do BC corresponde a investimentos feitos pelas companhias.
 

Ainda assim, para a economista Elena Landau, responsável pelo programa de desestatização durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a situação é preocupante. Segundo ela, os dados das estatais federais só tendem a piorar nos próximos anos.
 

Landau critica a liminar do então ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski que afrouxou a Lei das Estatais em março do ano passado para permitir indicações do presidente Lula nas companhias públicas.
 

A decisão derrubou, por exemplo, a quarentena de 36 meses imposta a dirigentes de partidos políticos ou de pessoas que tenham atuado em campanhas eleitorais, permitindo que elas ocupassem cargos de direção em empresa pública e sociedade de economia mista.
 

A nomeação de Aloizio Mercadante (PT) para a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) foi uma das indicações que foram concretizadas após as mudanças na lei tanto pelo Supremo como pelo Congresso no início do governo de Lula.
 

Segundo Landau, mesmo que o tribunal depois tenha derrubado a liminar em plenário, os nomes indicados continuam nos conselhos de administração e na direção das estatais. Para a economista, muitas dessas indicações não seguem os critérios técnicos definidos pela Lei das Estatais e foram usadas como moeda de troca política.
 

O resultado disso, afirma, é uma piora da alavancagem (endividamento para realizar investimentos) das empresas públicas.
 

"Na época do governo da Dilma, todas as estatais estavam em situação de fragilidade. Se não fosse a dependência delas do Tesouro, muitas teriam entrado em recuperação judicial e ido a bancarrota. Quando [o ex-presidente Michel] Temer entrou, houve um choque de governança nas empresas públicas. Agora, Lula está repetindo os mesmos erros do passado", diz Landau.
 

"Ele voltou a usar as estatais para políticas públicas, só pensa em gastar, está tentando intervir nas estatais e até em empresas que foram privatizadas, como Vale e Eletrobras, e voltou a investir em refinarias na Petrobras, o que foi um desastre no passado", afirma.
 

Além de preservar a saúde financeira das empresas, Landau diz que a Lei das Estatais é um importante instrumento de proteção do governo contra as pressões políticas do Congresso. Muitos parlamentares usam indicações de nomes apenas para influência política e complemento de salários para seus indicados. Com a lei, o governo pode rejeitar indicações que não sejam técnicas sem ônus político.
 

O economista Fernando Antônio Ribeiro Soares, que foi diretor de coordenação e governança das empresas estatais durante o governo Temer, considera que as empresas públicas estão passando por um importante processo de deterioração de resultados e governança. Mas ele acredita que o próximo ano será crucial para um ponto de virada nesse sentido.
 

O mandato de conselheiros e diretores de estatais é de apenas dois anos. Com isso, entre março e abril de 2025, as empresas precisarão escrutinar esses nomes antes de uma renovação de mandato. Ele acredita que, com a derrubada da liminar de Lewandowski, se as pessoas que ocupam esses cargos estiverem desrespeitando a Lei das Estatais, terão que ser trocadas.
 

"A decisão do STF foi muito importante para validar a Lei das Estatais e, no processo de renovação de mandatos, as empresas terão que olhar as vedações impostas às nomeações. Se alguma estiver fora da lei, terá que ser revista", afirma.
 

Mesmo que isso ocorra, Landau diz que o governo encerrou o ano com uma "cereja no bolo". Assim ela classificou os últimos decretos da ministra Ester Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), um deles que reduz a dependência das estatais do orçamento do Tesouro.
 

Um dos principais alvos da medida é a Telebras, companhia pública do setor de telecomunicações. A estatal, que passou a depender de recursos da União em 2020, conseguiu melhorar seu caixa, mas tem esbarrado em limites orçamentários para honrar suas despesas e enfrenta dificuldades para pagar fornecedores em dia.
 

"A realidade é que a Telebras não tem função pública. Esses decretos da ministra Dewck foram um retrocesso enorme, porque essas estatais que eles miram nunca deram lucro e acabam servindo para receber indicações políticas", diz Landau.
 

Os economistas concordam que as estatais precisam cumprir sua função social. Soares diz que elas têm que existir para contribuir com a segurança nacional e servir para o interesse coletivo. Justamente por isso, quando elas não exercem esse papel, ele defende que precisam ser privatizadas.
 

O professor da FGV (Fundação Getulio Vargas) Nelson Marconi, coordenador do CND (Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo), diz que é preciso um olhar mais aprofundado para cada estatal e afastar o viés ideológico dessa análise.
 

Ele enxerga aspectos positivos e negativos na gestão das empresas públicas pelo governo Lula. No caso da Petrobras, especificamente, ele diz que a companhia tem retomado seu papel com os investimentos feitos em refinarias, por exemplo.
 

Marconi afirma que esse tipo de investimento em estatais traz retornos econômicos e em termos de infraestrutura interessantes para o país, que reverterão no futuro os resultados da companhia.
 

O professor afirma, porém, que ainda há muitas estatais sendo utilizadas para distribuição de cargos e de verbas a políticos e que não trazem um retorno à sociedade.
 

Ele citou como exemplo o caso da Codevasf. Uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) revelou que mais de R$ 3,5 bilhões em emendas parlamentares foram investidos em obras de pavimentação feitas sem critério técnico ou de necessidade durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e no primeiro ano da gestão Lula por meio da estatal.
 

Nesses casos, Marconi defende que a empresa pública seja extinta ou privatizada.
 

"A empresa até pode gerar seu déficit para fazer investimentos necessários, mas o gasto corrente tem que ser equilibrado e a companhia precisa trazer um retorno à sociedade. Infelizmente, o governo não tem o costume de fazer essa conta", diz.
 

No caso de empresas que tenham uma importância social clara, mas que estejam sendo má geridas, ele defende uma revisão de sua estrutura para aumentar a eficiência.
 

Ele cita como exemplos o caso da própria Telebras e dos Correios. "A Telebras era importante no passado. Hoje ela pode ser muito menor que antes e servir apenas para garantir que os serviços de telefonia cheguem a áreas que não são rentáveis para empresas privadas. O mesmo serve para os Correios", diz.


Do Portal Bahia Notícias/Por Stéfanie Rigamonti | Folhapress/Foto: Ricardo Stuckert / PR