A queda de um avião modelo E190, da Azerbaijan Airlines, com 68 pessoas a bordo, em Aktau, no Cazaquistão, nesta quarta-feira, 25, deixou ao menos 38 mortos e levantou suspeitas de que a tragédia tenha sido causada por um míssil.
Sobreviventes do voo relataram ter ouvido uma explosão antes da queda, segundo a agência Euronews. A aeronave, que partiu de Baku com destino a Grozny, na Rússia, teria desviado da rota pouco antes do acidente.
A hipótese de ataque foi reforçada por declarações de um blogueiro militar russo, divulgadas pelo canal Anewz, que relacionaram os danos ao avião a um sistema de mísseis de defesa aérea.
Relatos de ataques de drones ucranianos na Chechênia, ocorridos no mesmo dia, aumentaram as suspeitas de envolvimento militar no incidente.
Inicialmente, autoridades apontaram a presença de aves como motivo do desvio de rota, mas a tese tem sido questionada diante das novas evidências. Entre as vítimas estavam cidadãos de diversas nacionalidades, incluindo 37 azerbaijanos, 16 russos, seis cazaques e três quirguizes.
Do Portal Info Serrinha/Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário