A maioria dos brasileiros demonstra otimismo para 2025, com expectativas de melhorias tanto na vida pessoal e familiar quanto na situação do país. É o que revela a pesquisa Radar Febraban, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE).
O otimismo em relação à vida pessoal e familiar é um dos principais destaques da pesquisa. Para 75% dos brasileiros, 2025 trará melhorias nesse âmbito. Esse percentual representa um retorno ao patamar de dezembro de 2023 (74%) e um salto de 13 pontos em relação a outubro de 2024, quando o índice atingiu o menor percentual da série histórica (62%).
Em 2024, 80% dos entrevistados avaliaram que suas vidas pessoais e familiares melhoraram (46%) ou permaneceram iguais (34%).
A pesquisa também investigou as expectativas em relação ao cenário nacional. 68% dos entrevistados acreditam que o Brasil irá melhorar ou permanecer como está em 2025.
A expectativa de melhora, que apresentou queda ao longo de 2024, se estabilizou em relação a outubro (49%), mas ainda está 10 pontos abaixo do registrado em dezembro de 2023 (59%). Em contrapartida, o pessimismo (“vai piorar”) cresceu, passando de 23% em outubro para 28% em dezembro.
“Os sentimentos para 2024 e as perspectivas para 2025 misturam otimismo e cautela, refletindo o que aconteceu ao longo do ano. De um lado, o período que se encerra teve um viés positivo para as pessoas e as famílias, com a alta do emprego, mas também foi influenciado negativamente pela seca, queimadas e pelo noticiário de alta da Selic, dos juros e da inflação. Tudo isso impactou as percepções sobre a economia entre o terceiro e o último trimestre do ano”, explica o sociólogo Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas nas cinco regiões do país entre os dias 5 e 9 de dezembro deste ano.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário