Um dos primeiros nomes a ser anunciado como Secretário pelo prefeito eleito Cyro Novais, Diego Tomaz, que seguirá a frente da Secretaria de Meio Ambiente, concedeu entrevista ao Info Serrinha onde falou sobre os desafios que terá no segundo ciclo da sua gestão, traçou os principais desafios, e afirmou que irá atuar para minimizar impactos relacionados aos problemas na coleta de lixo, e também as constantes presenças de animais de pequeno ou grande porte pelas ruas.
O secretário comentou inicialmente sobre o convite para seguir na pasta. "O prefeito eleito, Cyro, vem trazendo em suas palavras a preocupação de desenvolver Serrinha em todos os âmbitos, e entende que a Secretaria de Meio Ambiente é fundamental nesse processo. Fico feliz em poder contribuir mais. Acredito que pessoas técnicas nessa pasta agregam bastante, e tivemos na segunda gestão de Adriano Lima a oportunidade de mostrar nosso trabalho, e me comprometo em fazer muito mais. Quando um acredita no trabalho do outro, e dá condições de fazer o melhor, a cidade só tem a ganhar".
Há uma grande reclamação em decorrência do acúmulo de lixo na cidade. O secretário comentou como está o planejamento para conscientizar a população quanto ao descarte de maneira correta, e cobranças também para a empresa de coleta de lixo.
"Acredito que esse seja o maior gargalo ambiental do nosso município. Temos como objetivo ampliar a educação ambiental, conscientizando as pessoas sobre o descarte adequado, no horário adequado. Em paralelo, também teremos uma fiscalização mais rigorosa pra quem não cumpre o seu papel. É necessário entender que não existe “fora”, precisamos saber conviver coletivamente, e a forma como a população se comporta deve ser mudada, portanto se for necessário iremos multar, fazer cumprir a lei. Vamos Incentivar a coleta seletiva com associação de catadores, gerando emprego e renda. Caso a empresa Ouro Verde continue na coleta de resíduos, ela precisa dar o seu melhor e garantir uma limpeza urbana eficiente. Se entrar outra, iremos desde o início acompanhar todo o processo, mas com certeza essa é será a pauta principal neste ano de 2025".
Outro ponto que há comentários é relacionado a grande quantidade de animais soltos nas ruas, seja de pequeno ou grande porte. Diego Tomaz aproveitou para enaltecer a entrega do CAAT, e afirmou que um dos projetos é a implantação de microchips em animais de grandes portes para que os donos sejam identificados.
"O Centro Cirúrgico Veterinário Municipal inaugurado na gestão de Adriano Lima este ano já realizou em 8 meses e 428 castrações. Infelizmente há um problema enorme de abandono de animais, e é um pouco difícil de identificar os donos. Portanto, a ideia é implantar microchip, de uso obrigatório nos animais de grande e pequeno porte, para que a gente possa identificar as pessoas que estão abandonando e ter também um controle maior da situação. A tendência é ampliar para 800 castrações e continuar dando o apoio necessário às ONGs protetoras de animais do município".
Do Portal Info Serrinha/Foto: Arquivo pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário