Nesta última semana, novos ataques de cães a ovelhas e cabras foram registrados em comunidades rurais do município de Barrocas, no Território do Sisal, interior da Bahia. Após casos anteriores no Rosário, as comunidades de Lagoa Redonda e Brasileiro, agora registram prejuízos com animais mortos e feridos. Criadores pedem soluções urgentes às autoridades, enquanto o problema gera impactos negativos na economia local.
Na Lagoa Redonda, o criador Marcelo relatou prejuízos em ataque ocorrido na quarta-feira (25). “Aqui ataques de cães, animais bons, cabras de raça, a situação é essa. Tem mais 10 mordidos ali, não sei nem se escapa. Quem cria, não tem outro jeito, a gente sempre está perdendo esses animais, infelizmente”, desabafou ele em vídeo.
No povoado do Brasileiro, outro criador também mostrou os danos em sua criação no sábado (28). “Aqui é a irresponsabilidade do ser humano que deixa cachorro solto. Um morto, outro todo lateado, outros feridos. Peço a compreensão de quem cria cachorro: ou prenda ou amarre. Nós já estamos sofrendo para comprar ração e, no fim, acontece um negócio desses”, lamentou em vídeo um criador que não foi identificado.
Os criadores relatam que os cães atacam em grupos causando estragos nos rebanhos. Em vídeos compartilhados nas redes sociais, são exibidas cenas de animais mortos e agonizando, gerando indignação. Os moradores reforçam apelos por maior responsabilidade dos donos de cães e pela intervenção das autoridades.
Casos como esses se tornam cada vez mais frequentes na região. Com o período de seca já dificultando a vida no campo, os criadores clamam por medidas efetivas para proteger suas criações.
@ Nossa Voz - Da Redação / Por Rubenilson Nogueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário