Prefeitura de Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

domingo, 28 de junho de 2026

Em jogo movimentado, Colômbia arranca empate com Portugal e fica com liderança do Grupo K da Copa

Colômbia e Portugal fecharam a última rodada da primeira fase da Copa do Mundo pelo Grupo K, na noite deste sábado (27). Quem conseguiu acompanhar apenas o resultado em 0 a 0, pode pensar que a partida foi fechada, mas ao contrário disso, os colombianos foram para cima e poderiam até ter vencido. Mesmo com o empate, Los Cafeteros ficaram com a liderança e desbancaram os portugueses.

 

A configuração do Grupo K da Copa do Mundo definiu o futuro das três equipes classificadas. Na fase de 16 avos de final, a Colômbia, primeira colocada, enfrenta Gana, na próxima sexta-feira (3), às 22h30 (horário de Brasília), no Arrowhead Stadium, no Kansas, nos Estados Unidos.

 

Portugal vai enfrentar a Croácia na fase de 16 avos de final. Na próxima quinta-feira (2), às 20h (horário de Brasília), portugueses e croatas duelam no BMO Field, em Toronto, no Canadá. 

 

Por outro lado, a República Democrática do Congo conseguiu uma classificação histórica por ser uma das oito melhores colocadas e encara a Inglaterra no mata-mata. Na quarta-feira (1º), os Leopardos enfrentam os ingleses às 13h (horário de Brasília), no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, nos Estados Unidos.


Do Portal Bahia Notícias/Por Carlos Matos/Foto: Reprodução/Instagram (@fifaworldcup)

República Democrática do Congo vence Uzbequistão e consegue classificação inédita para mata-mata da Copa

Marcas seguem sendo batidas na atual edição da Copa do Mundo. Na noite deste sábado (27), a República Democrática do Congo conseguiu uma classificação inédita para o mata-mata da Copa do Mundo depois de vencer o Uzbequistão de virada por 3 a 1, na terceira rodada do Grupo K.

 

No Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, Eldor Shomurodov marcou um belo gol de cavadinha para deixar o Uzbequistão na frente do placar logo aos dez minutos.Somente aos 23’ da segunda etapa que Yoane Wissa empatou, de pênalti, para o RD Congo. Aos 33’, veio a virada com Fiston Mayele. Para sacramentar a classificação e arrancar o grito da garganta do torcedor, Wissa balançou as redes para os Leopardos mais uma vez.

 

Com o resultado, a República Democrática do Congo chegou aos quatro pontos somados e se consolidou como uma das oito melhores terceiras colocadas da fase de grupos da Copa. Agora na fase 16 avos de final, a sensação africana do Mundial vai enfrentar a Inglaterra, novamente no Mercedes-Benz Stadium, na próxima quarta-feira (1º), às 13h (horário de Brasília).


Do Portal Bahia Notícias/Por Carlos Matos/Foto: Reprodução/Instagram (@fifaworldcup)

Prefeitura de Amélia Rodrigues abre processo seletivo com salários de até R$ 2,7 mil

A Prefeitura de Amélia Rodrigues, município que fica a cerca de 30 km de Feira de Santana, no território Portal do Sertão abriu inscrições para um processo seletivo simplificado em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), destinado ao preenchimento de 14 vagas temporárias e à formação de cadastro de reserva.

As oportunidades são para candidatos de níveis médio e superior, com salários que variam de R$ 1.621,00 a R$ 2.768,16 e contratos com duração de até 24 meses. As inscrições seguem abertas até o dia 8 de julho e devem ser feitas exclusivamente pelo site do Instituto ISET, organizador da seleção.

Taxas e vagas

As taxas de inscrições são de R$ 75 para cargos de nível médio e R$ 90 para nível superior. Entre as vagas ofertadas estão Agente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Serviços Diversos, Merendeira, Motorista Escolar, Cuidador, Secretário Escolar, Vigilante, Psicólogo Escolar, Psicopedagogo e professores de diversas áreas.

As informações são do Acorda Cidade, parceiro do Calila Notícias


Prefeitura de Serrinha decreta ponto facultativo na segunda-feira, 29, dia de jogo do Brasil

O prefeito de Serrinha, Cyro Novais (MDB), decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira (29), por causa do jogo da Seleção Brasileira de Futebol pela Copa do Mundo FIFA 2026.

A medida foi oficializada por meio de decreto publicado na edição de sexta-feira (26) do Diário Oficial. Segundo o documento, o expediente dos servidores municipais será reduzido e funcionará apenas até as 12h.

Em publicação nas redes sociais, o gestor municipal confirmou que, após esse horário, os servidores estarão liberados para acompanhar a transmissão da partida, marcada para começar por volta das 14h.

De acordo com a prefeitura, os serviços considerados essenciais seguirão funcionando normalmente para garantir o atendimento à população. Entre eles, estão atendimentos de urgência e outras atividades que não podem ser interrompidas.

Veja:

Do Portal Ailton Pimentel/Foto: Reprodução/PMS

sábado, 27 de junho de 2026

Inglaterra, Croácia e Gana garantem vaga no Grupo L e vão ao mata-mata da Copa do Mundo

Mais um grupo da Copa do Mundo de 2026 teve os seus classificados definidos neste sábado (27). Pela terceira rodada do Grupo L, a Inglaterra venceu o Panamá por 2 a 0, em Nova Jersey, enquanto a Croácia bateu Gana por 2 a 1, na Filadélfia.

 

Com os resultados, os ingleses terminaram na primeira colocação, com sete pontos, seguidos pela Croácia, com seis. Gana, com quatro pontos, também garantiu vaga como um dos melhores terceiros colocados. O Panamá fechou o grupo na última posição, sem pontuar.

 

Os gols da Inglaterra foram feitos por Jude Bellingham e Harry Kane, que se tornou o maior artilheiro da história da seleção inglesa na história das Copas do Mundo. Já a Croácia marcou com Petar Sucic e Nikola Vlasic, enquanto Gana diminuiu Derrick Luckassen. 

 

A Copa do Mundo segue neste sábado com as definições dos últimos classificados para a fase de 16 avos, que antecede as oitavas de final. Às 20h30, jogam Colômbia x Portugal e Congo x Uzbequistão, pelo Grupo K. Mais tarde, às 23h, Argélia x Áustria e Jordânia x Argentina fecham a última rodada do Grupo J.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução / Instagram / @england



Agentes da PF contradizem Wagner e dizem que dinheiro apreendido em hotel não estava em envelopes do Senado

A Polícia Federal contradiz a versão do senador Jaques Wagner (PT-BA) sobre o dinheiro encontrado em seu quarto de hotel em Brasília. Segundo fontes da corporação envolvidas na ação, não havia nenhum envelope do Senado no local onde foram apreendidos 55 mil dólares e 33 mil euros, ao contrário do que o senador afirmou em entrevista publicada nesta sexta-feira (26).

 

A busca foi realizada no dia 18 de junho como parte da 9ª etapa da Operação Compliance Zero, que investiga o caso do Banco Master. Desde então, Wagner vem sustentando que a origem do dinheiro são as diárias recebidas pelo Senado para viagens ao exterior.

 

A versão, porém, tem um problema aritmético. Segundo apuração de Malu Gaspar, do Globo, o valor total apreendido é maior do que o total recebido pelo senador em diárias no exterior desde 2019, que somam 63 mil dólares e 1,4 mil euros. Ou seja, mesmo que tivesse guardado tudo e não tivesse gastado nada nas viagens, Wagner não teria acumulado o montante encontrado no quarto.

 

Na entrevista, o senador não só manteve a versão como acrescentou uma acusação à PF. "Seguramente abriram o envelope do Senado onde estavam minhas diárias, botaram lá na caminha e fotografaram", afirmou. Fontes da corporação que acompanham a investigação e leram a entrevista negaram que a afirmação proceda.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução



Marcelo Bielsa se irrita após eliminação do Uruguai e dispara: "Vamos logo com isso!"

A derrota do Uruguai por 1 a 0 para a Espanha, que decretou a eliminação da equipe ainda na fase de grupos da Copa do Mundo, na noite da última sexta-feira (26), teve como um dos principais personagens o goleiro Fernando Muslera. O veterano de 40 anos falhou no gol marcado por Álex Baena e foi substituído no intervalo por Sergio Rochet.

 

Após a partida, o técnico Marcelo Bielsa comentou a troca e revelou que a substituição ocorreu a pedido do próprio Muslera. Antes da entrevista concedida à Fifa, ainda no gramado do estádio de Guadalajara, o treinador demonstrou irritação ao ser abordado pela imprensa e disse: "Vamos logo com isso!"

 

Na entrevista coletiva, Bielsa afirmou que a escolha por Muslera como titular foi tomada após criteriosa avaliação e saiu em defesa do goleiro, que disputou sua quinta Copa do Mundo pela seleção uruguaia, sendo a quarta como titular.

 

"Quando eu tomei a decisão de colocar o Muslera, foi uma decisão muito pensada. Fiz todas as avaliações que considerei que eram necessárias. Não posso negar, nem discutir, a avaliação da participação de Muslera. Por outro lado, também acredito que é um goleiro que vinha de um ano magnífico, é um jogador de muita personalidade, de caráter", avaliou.

 

Com a eliminação, o Uruguai encerra sua participação no Mundial sem vencer uma partida. A equipe somou apenas dois pontos, com empates diante de Arábia Saudita e Cabo Verde, e sofreu a segunda eliminação consecutiva ainda na fase de grupos. Na edição disputada no Catar, há quatro anos, os uruguaios haviam encerrado a campanha com quatro pontos.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução/Sport890


Marinha prorroga inscrições de concurso com 400 vagas até 12 de julho; taxa é de R$ 75

A Marinha do Brasil prorrogou o prazo de inscrições do concurso público com 400 vagas para o curso de formação do Corpo Auxiliar de Praças (CP-CAP/2026). As inscrições, que encerravam neste domingo (28), vão até as 23h59 do dia 12 de julho pelo site oficial da Marinha. 

 

O pagamento da taxa de inscrição, de R$ 75, pode ser feito até o dia 13 de julho. Do total de vagas, 280 são para ampla concorrência, 100 para candidatos pretos e pardos, 12 para indígenas e oito para quilombolas. 

 

Podem participar candidatos de ambos os sexos com formação técnica de nível médio nas áreas especificadas, idade entre 18 anos completos e menos de 25 anos em 30 de junho de 2027, além de altura mínima de 1,54m e máxima de 2m.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução / Marinha



Bahia rejeita proposta de 7 milhões de euros do Besiktas, da Turquia, por Ramos Mingo

O Bahia recusou uma proposta de 7 milhões de euros (cerca de R$41,3 milhões) do Besiktas, da Turquia, pelo zagueiro Santiago Ramos Mingo. A diretoria tricolor optou por manter o defensor no elenco por considerá-lo uma peça importante para a sequência da temporada. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Venê Casagrande e confirmada pelo Bahia Notícias.

A decisão reforça a estratégia do clube de priorizar o desempenho esportivo neste momento, mesmo diante de uma oferta significativa do mercado internacional.

 

Titular desde que chegou ao Bahia, em janeiro de 2025, Mingo se consolidou como um dos principais pilares do sistema defensivo da equipe. O zagueiro soma 72 partidas com a camisa tricolor e participou das campanhas dos títulos do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste, conquistados em sua primeira temporada pelo clube.


Do Portal Bahia Notícias/Por Bia Jesus / Carlos Matos/Foto: Catarina Brandão/EC Bahia


Suspeito de liderar organização criminosa e mandar matar em Serrinha é preso em Santa Catarina

Um homem de 32 anos suspeito de liderar uma organização criminosa em Serrinha, no interior da Bahia, foi preso na manhã desta sexta-feira (26) no bairro Rio Grande, em Palhoça, Santa Catarina. 

 

Ele é apontado como mandante do homicídio de Riquelme Vila dos Santos, de 20 anos, morto a tiros no dia 10 de maio na zona rural do município. A prisão foi realizada em ação integrada entre as Polícias Civis da Bahia e de Santa Catarina.

 

O mandado de prisão temporária foi expedido por homicídio qualificado. Além do crime, o suspeito também é investigado por tráfico de drogas. Um dia após o assassinato, a Polícia Civil da Bahia já havia prendido outro envolvido no caso, de 22 anos.

 

A captura desta sexta foi realizada pela Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais de Santa Catarina, com apoio da Delegacia Territorial de Serrinha, da 15ª Coorpin e do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (Gatti/Sisal). O preso foi encaminhado à unidade policial competente e segue custodiado à disposição da Justiça.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução


Terremoto de magnitude 6 atinge leste do Afeganistão e é sentido no Paquistão; não há balanço oficial de vítimas

Um terremoto de magnitude 6 na escala Richter atingiu o leste do Afeganistão neste sábado (27), com epicentro registrado no nordeste do país a uma profundidade de 208,3 quilômetros, conforme informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

 

O abalo sísmico foi sentido em províncias afegãs como Khost e Nangarhar, além da capital do Paquistão, Islamabad, de acordo com relatos das agências de notícias AFP e Reuters.

 

Até o momento, não há informações oficiais sobre vítimas ou danos materiais. Em relato à Reuters, o morador Daniyal Ahmad, do distrito de Swat, na província paquistanesa de Khyber Pakhtunkhwa, no norte do país, descreveu o pânico entre a população local.

 

"Foi algo enorme aqui em Swat e durou bastante tempo. As pessoas saíram de suas casas e mulheres e crianças foram vistas chorando em pânico", afirmou.

 

O tremor provocou correria entre os moradores da região, que deixaram imediatamente suas residências, mas autoridades ainda não se pronunciaram sobre possíveis repercussões do evento sísmico.


Do Portal Bahia Notícias/Epicentro do terremoto ficou nas montanhas de Hindu Kush | Foto: Ninara


Morre o dublador Figueira Júnior, voz de Android 17 em ‘Dragon Ball’ e Fry em ‘Futurama’, aos 60 anos

O ator e dublador Figueira Júnior faleceu aos 60 anos. A causa da morte ainda não foi revelada. A informação foi divulgada pela também dubladora Tânia Gaidarj, em publicação nas redes sociais, na madrugada deste sábado (27). Em seu relato, Tânia Gaidarj contou que o colega a visitou no Instituto do Coração na quinta-feira da semana passada, um dia antes de ela passar por uma cirurgia. "Ele estava me dando forças e acalmando", escreveu.


Figueira Júnior era conhecido por interpretar o Androide 17, na franquia "Dragon Ball", e Philip J. Fry, no desenho animado "Futurama".

 

A atriz afirmou que Figueira estava "feliz" e "esperançoso" por começar a tomar uma nova medicação para o coração. "Nesse dia, por coincidência, ele foi com a camiseta do Android 17 e eu estava com a camiseta da Bulma. Por quê não dei as sementes dos Deuses pra ele?", acrescentou.

 

 

 

A organização Dublagem Viva também se manifestou sobre o falecimento do artista. "Com personagens que marcaram a vida de muitas pessoas, Figueira agora estará eternizado através de sua voz em diversas obras como 'Futurama' e 'Dragon Ball'", disse, em nota.

 

Com quase quatro décadas de carreira, Figueira Júnior construiu um extenso trabalho na dublagem, com vozes que marcaram gerações no Brasil. Além dos papéis em animes e animações, ele emprestou seu talento a filmes clássicos do cinema, como "O Profissional", "Um Sonho de Liberdade" e "Karatê Kid - A Hora da Verdade". O artista também atuou como locutor, diretor de dublagem, fotógrafo e professor, dedicando-se à formação de novos profissionais do setor. Seu sobrinho, Daniel Figueira, conhecido por dar voz a Tanjiro Kamado em "Demon Slayer" e a Austin em "Os Backyardigans", seguiu a mesma trajetória na dublagem.


Do Portal Bahia Notícias


Walace explica poucos jogos pelo Cruzeiro e projeta retomada no Vitória: "Tenho que provar"

Apresentado oficialmente como reforço do Vitória neste sábado (27), o volante Walace chega ao Leão após disputar apenas uma partida pelo Cruzeiro em 2026. Soteropolitano da Cidade Baixa e atualmente com 31 anos, o jogador explicou a falta de oportunidades na Raposa e afirmou que vê no Rubro-Negro a chance ideal para retomar a sequência de jogos. Contratado por empréstimo até o fim da temporada, o meio-campista destacou que chega motivado para mostrar seu futebol e corresponder à confiança depositada pelo clube.

 

"O Vitória me quis e foi recíproco. É um time gigante, que tem uma torcida maravilhosa. Então, foi muito fácil para mim escolher estar aqui. Joguei pouco ano passado porque tive poucas oportunidades. Jogava 10 minutos a cada três jogos. É difícil. Não consegui desempenhar, mas tenho mantido o foco e tenho certeza que tenho qualidade para ajudar o Vitória", afirmou.

 

Revelado pelo Grêmio e campeão olímpico com a Seleção Brasileira nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, Walace também passou por Hamburgo e Hannover, da Alemanha, e Udinese, da Itália, antes de retornar ao futebol brasileiro para defender o Cruzeiro, em 2024.

 

O volante ressaltou que a falta de sequência em campo dificultou seu rendimento na equipe mineira e acredita que, no Barradão, terá mais oportunidades para demonstrar seu potencial.

 

"Aqui vou ter mais oportunidades de mostrar meu futebol. Não consegui fazer três jogos seguidos no Cruzeiro. Eu preciso provar ao Vitória, somente, independentemente de outros times ou se vou ficar seis meses ou não. É isso que eu tenho que provar e estou focado para isso", disse.

 

A chegada de Walace coincide com a saída do volante Ronald, oficializada pelo Vitória neste sábado. O jogador foi emprestado ao Criciúma até o fim da temporada. Para o setor, Jair Ventura passa a contar com Baralhas, Caíque Gonçalves, Zé Vitor, Emmanuel Martínez e Zé Breno. Além deles, o português Rúben Ismael se recupera de lesão e deve voltar a disposição nos próximos meses. Já Dudu está fora da temporada. 

 

Após a reapresentação da última sexta-feira (26), o Vitória realiza uma intertemporada para o retorno aos gramados. O próximo compromisso rubro-negro será no dia 16 de julho, às 19h30, diante do Vasco, no Barradão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Do Portal Bahia Notícias/Por Hugo Araújo/Foto: Hugo Araújo / Bahia Notícias


Atacante do Japão comenta partida contra Seleção Brasileira na Copa do Mundo: "Não se ouve falar do Brasil"

Às vésperas do confronto contra o Brasil pela Copa do Mundo, o atacante Kento Shiogai revelou qual foi o primeiro nome que lhe veio à mente ao ser questionado sobre a seleção brasileira. Em entrevista à imprensa japonesa, o jogador respondeu de forma imediata: "Neymar".

 

Segundo Shiogai, o camisa 10 do Santos é a principal referência quando pensa na equipe brasileira, embora tenha reconhecido a força do elenco comandado por Carlo Ancelotti.

 

"Eles continuam sendo uma seleção muito forte. Dá até para pensar: 'esse confronto já nos 16 avos de final?'. Mas queremos derrotar o Brasil aqui e pegar embalo para a sequência do torneio", afirmou.

 

Ao comentar as equipes que mais o impressionaram nesta edição da Copa do Mundo, o atacante destacou França e Argentina e fez uma observação sobre o momento da Seleção Brasileira. "A França passa a impressão de ser muito forte. E também a Argentina. Do Brasil, ultimamente, não se ouve falar tanto", avaliou.

 

Mesmo diante de uma das seleções mais tradicionais do futebol mundial, Shiogai afirmou que o Japão chega confiante para o confronto e busca avançar na competição com uma vitória sobre a Canarinho.

 

O tão esperado confronto entre Brasil e Japão vai acontecer na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos, pela fase 16 avos de final da Copa do Mundo.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução/Instagram (@shio_kenken)


Rapa do Ouricuri reúne multidão e reafirma tradição junina em São Miguel do Ouricuri

 

Evento movimentou o povoado durante todo o dia atraindo visitantes de diversas cidades - Fotos Reprodução
A XXVII edição do Rapa do Ouricuri, realizada na quarta-feira (24), voltou a transformar o povoado de São Miguel do Ouricuri, a cerca de sete quilômetros da sede de Barrocas, em um dos principais destinos do período junino na região. Com grande participação popular desde as primeiras horas do dia até a noite, quando aconteceram os shows promovidos com apoio da Prefeitura Municipal, o evento reuniu moradores, visitantes de diversos povoados e da sede do município, além de pessoas de cidades vizinhas. Entre os comentários dos participantes, a avaliação predominante foi de que esta pode ter sido uma das maiores edições já realizadas.

Mantida há quase três décadas pelos moradores da comunidade, a tradição consiste em percorrer as ruas do povoado com uma carroça, puxada pelos próprios foliões, ao som de muita música. Durante o percurso, os participantes passam em frente às residências, onde recebem alimentos, bebidas e outras iguarias típicas que restaram das comemorações do São João. É dessa prática que surgiu o nome “Rapa”, uma referência ao ato de “rapar” o que sobrou das festas, transformando o momento em uma grande confraternização popular que preserva a cultura e fortalece os laços da comunidade.

Um dos organizadores do evento, Adriano Brito destacou a satisfação em manter viva a tradição e ver o crescimento da festa ao longo dos anos. “O Rapa do Ouricuri está no meu sangue. Organizar uma festa dessa não é fácil, mas no final vale a pena ver tantas pessoas felizes, que esperam um ano inteiro para curtir esse evento cultural que atrai gente de toda a região”, afirmou. Ele também ressaltou a importância da renovação da organização. “Sabemos que vai chegar uma hora em que não vamos mais conseguir ser um desses pilares, mas precisamos abrir espaço para que os jovens se interessem e assumam essa responsabilidade, porque essa tradição não pode acabar. Ela precisa continuar e melhorar a cada ano”, disse.

A advogada Camila Oliveira, que participa do evento como foliã, destacou o crescimento da festa sem que ela perca suas características originais. “Como foliã do Rapa do Ouricuri, posso dizer que a XXVII edição foi emocionante. Foi muito bonito ver a grande participação do público e perceber o quanto o evento vem crescendo e se organizando a cada ano, sem perder sua essência e suas tradições. O clima de alegria, união e valorização da nossa cultura esteve presente durante toda a festa”, afirmou. Ela também parabenizou os organizadores pelo empenho e destacou que o Rapa do Ouricuri vai além do entretenimento, fortalecendo a cultura local, movimentando a economia e reforçando o orgulho de pertencimento da comunidade.

Com mais uma edição marcada pela forte participação popular, o Rapa do Ouricuri reafirmou seu lugar entre as mais importantes manifestações culturais de Barrocas. Mantida graças ao envolvimento da comunidade e ao apoio do poder público, a tradição segue atraindo um número cada vez maior de visitantes e preservando uma das celebrações mais autênticas do calendário junino do município.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Barrocas se despede de Toinho do Bar, símbolo de simplicidade, acolhimento e boas histórias

Toinho do Bar, no Bar onde contou e fez história - Foto Kauã Sherman Nogueira

Barrocas amanheceu mais silenciosa neste sábado 27 de junho de 2026, com a notícia da morte de Antônio Silva de Queiroz, o querido Toinho do Bar, falecido aos 76 anos, às 19h30 de sexta-feira, em um hospital de Itaberaba. Morador do Cedro, ele deixa  filhos, netos, familiares, amigos e uma legião de pessoas que fizeram parte de sua história ao longo de décadas dedicadas ao balcão de um dos estabelecimentos mais conhecidos da região. O sepultamento ocorreu neste sábado, às 17h, após velório realizado no próprio Bar Coruja, local onde Toinho passou grande parte da vida.

A morte de Toinho não representa apenas a despedida de um comerciante. Barrocas perde um dos seus personagens mais marcantes. Proprietário do tradicional Bar Coruja, no povoado do Cedro, ele transformou um estabelecimento simples, de instalações antigas e ambiente acolhedor, em um ponto de encontro conhecido muito além dos limites do município. Gente de Barrocas, de cidades vizinhas e visitantes que passavam pela região fizeram do bar uma parada obrigatória, não apenas pela bebida gelada, destilada ou pelo pastel, mas principalmente pela presença de seu anfitrião.

Toinho tinha um dom que não se aprende. Mais do que servir clientes, ele cultivava amizades. Conversava, escutava, aconselhava, contava histórias e fazia quem chegasse se sentir em casa. Seu sorriso fácil e a maneira tranquila de tratar as pessoas fizeram do Bar Coruja muito mais do que um comércio: transformaram o local em espaço de convivência, onde amizades eram fortalecidas e memórias eram construídas diariamente.

Márcio Victor do Psirico no Bar Coruja com Toinho

Em entrevista recente ao Jornal A Nossa Voz, Toinho contou que dedicou cerca de 50 anos à profissão. A trajetória começou ainda na sede de Barrocas, trabalhando no bar de Joanísio, na esquina principal da cidade. Foi ali que aprendeu o ofício. Com o passar dos anos, consolidou sua própria história no Cedro, onde construiu um legado que ultrapassa a atividade comercial. Tornou-se uma referência para gerações de moradores e visitantes.

É difícil medir a dimensão da ausência que Toinho deixa. Seus filhos certamente sentirão a maior das saudades, mas esse sentimento será compartilhado por muitos outros. Pessoas que passaram incontáveis tardes ou noites em seu bar, que ouviram suas histórias, dividiram alegrias, preocupações ou simplesmente encontraram ali um lugar para uma boa conversa. A praça do Cedro continuará recebendo moradores e visitantes, mas para muitos ela nunca mais será a mesma sem a figura alta, simples e acolhedora de Toinho do Bar.

Há pessoas que fazem parte da identidade de uma cidade. Não ocupam cargos públicos, não aparecem com frequência nos noticiários, mas ajudam a construir a memória afetiva de uma comunidade. Antônio Silva de Queiroz foi uma dessas pessoas. Sua partida deixa um vazio difícil de preencher, mas sua história permanecerá viva na lembrança de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e compartilhar, nem que fosse por alguns minutos, uma conversa no balcão do Bar Coruja.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Em alta na Seleção Brasileira durante a Copa, Bruno Guimarães recebe investida do Arsenal; entenda

Em alta com a camisa da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, Bruno Guimarães voltou a movimentar o mercado europeu. O meio-campista do Newcastle entrou na mira do Arsenal, atual campeão inglês, e pode ser alvo de uma nova investida após o fim do Mundial.

 

Segundo publicações da imprensa europeia nesta sexta-feira (26), o clube londrino demonstrou interesse no brasileiro e já iniciou movimentações para entender as condições de uma possível negociação. Parte dos veículos aponta que o Arsenal apresentou uma oferta inicial de 55 milhões de libras, cerca de R$ 377 milhões na cotação atual, já recusada pelo Newcastle.

 

Apesar da investida, o clube inglês não pretende facilitar uma saída. Bruno Guimarães é tratado como um dos principais nomes do elenco e tem contrato com o Newcastle até 2028. O jogador também é capitão da equipe e encerrou a última temporada novamente como um dos destaques dos Magpies.

 

O interesse do Arsenal passa pela busca de Mikel Arteta por reforços para o meio-campo. O brasileiro também é visto com bons olhos por Andrea Berta, diretor esportivo dos Gunners. A admiração do dirigente por Bruno é antiga. Em 2020, quando trabalhava no Atlético de Madrid, Berta tentou contratar o volante, mas o jogador acabou optando por seguir para o Lyon, da França.

 

Outro ponto que pode pesar no cenário é a ausência do Newcastle nas competições europeias da próxima temporada. O clube terminou a Premier League fora da zona de classificação continental, enquanto o Arsenal disputará novamente a Liga dos Campeões.

 

Bruno, por sua vez, tenta se manter distante das conversas de mercado durante a Copa do Mundo. O jogador está concentrado na campanha da Seleção Brasileira e busca evitar que o interesse de clubes europeus interfira na preparação para o mata-mata.

 

Desde a chegada de Carlo Ancelotti, o camisa 8 ganhou protagonismo no Brasil. Nesta Copa, Bruno soma três assistências e se consolidou como um dos principais articuladores da equipe, participando diretamente da construção ofensiva da Seleção.

 

O Newcastle tem como sócio majoritário o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, o PIF, e deve fazer jogo duro para negociar o jogador. A tendência é que o futuro de Bruno Guimarães seja discutido com mais força após a participação do Brasil na Copa do Mundo.


Do Porta Bahia Notícias/Foto: Rafael Ribeiro / CBF


sexta-feira, 26 de junho de 2026

Espanha e Cabo Verde se classificam no Grupo H da Copa; Uruguai fica no caminho

A Espanha de Luis de la Fuente confirmou seu favoritismo ao vencer o Uruguai na noite desta sexta-feira (26), pelo placar de 1 a 0. O gol foi marcado por Baena. La Roja, como é conhecida, liderou o Grupo H com sete pontos conquistados, rumando à fase de 16-avos de final da Copa do Mundo.


Outra seleção que se classificou é a de Cabo Verde, que somou três empates na fase classificatória e conseguiu ficar com o segundo lugar do grupo, escrevendo uma das histórias mais bonitas desse mundial.


Bi-campeã, a seleção Uruguaia decepcionou e somou apenas dois pontos, empatando frente a Cabo Verde e Arábia Saudita, que finalizou em último lugar do grupo, com os mesmos dois pontos.


Cabo Verde vai enfrentar a atual campeã Argentina, na fase de 16-avos de final, enquanto a Espanha pode pegar a Áustria ou Argélia, que ainda brigam pela segunda colocação do Grupo.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução / X / @SEFutbol