Prefeitura de Serrinha

Prefeitura de Serrinha

Odonto Luz

Odonto Luz

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Guardas municipais de Serrinha participam de treinamento prático de uso de armamento e de tiro

A Guarda Municipal de Serrinha iniciou na última terça-feira (1°) um curso de treinamento prático de armamento e tiro Clube de Tiro e Treinamento Tático Sertão (CTTS). O trabalho faz parte das ações de capacitação contínua da corporação.

O treinamento inclui orientações sobre utilização de munições e situações práticas de utilização do armamento e de tiro em diversas situações: obstáculos, baixa luminosidade, panes, regras de segurança, fundamentos de tiro, carregamento e transição de plataforma entre armas curtas e longas.

A população pode colaborar com o trabalho da Guarda Municipal com denúncias pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.

Do Portal Ailton Pimentel/Fonte: cleristonsilva.com/Foto: cleristonsilva.com


Serrinha promove caminhada pela conscientização do autismo durante o Abril Azul

Na manhã desta quarta-feira (2), a Prefeitura de Serrinha, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Serrinha (AMPAAS), realizou uma caminhada em alusão à Semana TEA, reforçando a conscientização sobre os Transtornos do Espectro Autista (TEA) e a importância da inclusão.

O evento faz parte da programação do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo, e reuniu famílias, profissionais da saúde e educação, além de representantes da sociedade civil, todos unidos pelo respeito e pela valorização das pessoas com TEA.

Durante a caminhada, os participantes carregaram faixas e cartazes com mensagens de incentivo à empatia e ao acolhimento, destacando a necessidade de mais políticas públicas voltadas para o suporte adequado aos autistas e suas famílias.

A iniciativa reforça o compromisso de Serrinha com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos tenham oportunidades iguais e sejam respeitados em sua singularidade.

O Abril Azul segue com diversas atividades de conscientização e informação, promovendo o debate e a difusão de conhecimento sobre o TEA, essenciais para um futuro mais acolhedor para todos.

Veja fotos:

Do Portal Ailton Pimentel/Foto: Ascom/PMS


Matheuzinho marca e Vitória empata com o Universidad Católica na estreia da Sul-Americana

De volta à Copa Sul-Americana após nove temporadas, o Vitória empatou por 1 a 1 com o Universidad Católica, do Equador, no Barradão, pela 1ª rodada do Grupo B da competição. Os gols da partida foram marcados por Londoño para o time equatoriano e Matheuzinho para o Rubro-Negro, ambos no 2° tempo.

 

Com o resultado, o Leão somou um ponto e espera a outra partida do grupo, entre Cerro Largo, do Uruguai, e Defensa y Justicia, da Argentina, que acontece nesta quinta-feira (3), às 21h30, para saber a sua posição ao fim da primeira rodada. Vale a pena lembrar que apenas os primeiros colocados de cada chave avançam para as oitavas de final; já os times que ficarem na segunda posição enfrentam os terceiros colocados dos grupos da Libertadores em uma fase prévia às oitavas de final. 

 

Agora, o Vitória volta a campo no sábado (6), às 18h30, contra o Flamengo, novamente no Barradão, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na sequência, o Leão volta a jogar pela Sul-Americana, contra o Defensa y Justicia, na quinta-feira (10), às 19h, no Estádio Norberto Tomaghello, na Argentina. 

 

Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias 

 

O JOGO 

 

Homenagem ao ídolo

 

Antes da bola rolar, a partida contou com um minuto de silêncio em homenagem ao ídolo do Vitória, Leandro Domingues, que faleceu na última terça-feira (1°), vítima de um câncer de testículo. 

 

Primeira chance é do Católica 

 

Apesar do Vitória ter maior posse de bola e rondar a área defensiva do Universidad Católica, foi o time equatoriano que teve a primeira chance de perigo no Barradão. Aos 8 minutos, Cáceres se atrapalhou na saída de bola, foi desarmado e Ismael Díaz recebe na meia-lua. O atacante bateu colocado e a bola passou perto da trave de Lucas Arcanjo. 

 

Vitória responde 

 

Aos 13 minutos, o Vitória finalizou pela primeira após cobrança de falta de Matheuzinho na entrada da área. A oportunidade nasceu após boa jogada de Lucas Halter, que saiu da zaga, tabelou com o meia e sofreu falta em posição perigosa.

 

Janderson recebe na área, mas tem chute travado

 

Com dificuldades para transformar o domínio em chances de gols, o Vitória chegou aos 37 minutos na bola parada. Janderson recebeu na área, finalizou, mas teve o chute bloqueado pela zaga adversária. 

 

Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias 

 

2° TEMPO 

 

Mudança no Vitória

 

No intervalo, o técnico Thiago Carpini promoveu a entrada do volante Willian Oliveira no lugar de Ricardo Ryller. 

 

Mosquito perde boa chance 

 

Aos 2 minutos, Gustavo Mosquito invadiu a área em boa jogada individual pela direita e finalizou para defesa de Johan Lara. 

 

Universidad Católica abre o placar

 

Após falha de Cáceres na saída de bola, o Universidad Católica armou contra ataque rápido e o centroavante Londoño saiu cara a cara com Lucas Arcanjo. O atacante não desperdiçou a abriu o placar para o clube equatoriano. 1 a 0 no Barradão aos 8 minutos.

 

Torcida pede Claudinho, mas quem entra são Erick e Carlinhos

 

Logo após sofrer o gol com falha de Cáceres, a torcida rubro-negra começou a vaiar o lateral-direito paraguaio e pedir a entrada de Claudinho. Aos 13', Erick e Carlinhos entraram nas vagas de Lucas Braga e Gustavo Mosquito.

 

Castillo é expulso! 

 

Aos 18 minutos, o Vitória ficou com um jogador a mais após Luis Castillo receber o segundo cartão amarelo. O jogador foi advertido por chutar a bola com o jogo parado. 

 

Leão vai para o ataque 

 

Quatro minutos após a expulsão, Carpini sacou o zagueiro Zé Marcos e promoveu a entrada do atacante Léo Pereira. 

 

Pênalti para o Vitória e gol de Matheuzinho! 

 

Aos 28 minutos, após a bola bater no braço do defensor do Universidad Católica, o árbitro José Cabero ao VAR e marcou pênalti para o Vitória. Na cobrança, Matheuzinho chamou a responsabilidade e empatou o jogo no Barradão. 

 

Léo Pereira tenta de cabeça

 

Aos 44', Hugo cruzou da esquerda e Léo Pereira desviou de cabeça. A bola passou perto do gol do time equatoriano. 

 

Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias 

 

FICHA TÉCNICA 

Vitória 1x1 Universidad Católica (do Equador)
Copa Sul-Americana - 1ª rodada do Grupo B
Local: Estádio Manoel Barradas, o Barradão 
Data: 2/4/2025 
Horário: 21h30
Árbitro: José Cabero, do Chile
Assistentes: Juan Serrano e Alejandro Molina, ambos do Chile 
VAR: Rodrigo Carvajal, do Chile 
Transmissão: Paramount+
Cartões amarelos: Lucas Braga (Vitória); Anangonó, Castillo, Cacciabue (Universidad Católica) 
Cartão vermelho: Castillo (Universidad Católica) 
Gols: Londoño aos 8' e Matheuzinho aos 28' do 2° tempo

 

Vitória: Lucas Arcanjo; Cáceres, Lucas Halter, Zé Marcos (Léo Pereira) e Hugo; Ricardo Ryller (Willian Oliveira), Baralhas e Matheuzinho; Lucas Braga (Carlinhos), Gustavo Mosquito (Erick) e Janderson (Fabri). Técnico: Thiago Carpini.  

 

Universidad Católica: Johan Lara; Anangonó, Cangá, Medina e Castillo; Luis Moreno, Cacciabue, Daykol Romero, Ismael Díaz, Mauro Díaz (Chancellor) e Palacios. Técnico: Diego Martínez.


Do portal Bahia Notícias/Por Hugo Araújo/Foto: Mauricia da Matta/Bahia Notícias

Sessão da Câmara de Lamarão é cancelada por falta de quórum e gera críticas da população

Foto Reprodução Patão Notícias de Lamarão
A sessão da Câmara Municipal de Lamarão, na região do Sisal da Bahia, que estava marcada para esta terça-feira (1º), foi cancelada devido à ausência de cinco vereadores. Apenas quatro parlamentares compareceram ao plenário, número insuficiente para o início dos trabalhos, que exige a presença mínima de cinco legisladores.

Entre os presentes estavam Vaninha de Peteca (PT), Zitinho da Caçamba (MDB), Jai de Zé Vermelho (PT) e Xinha (SOLIDARIEDADE). As proposituras que seriam deliberadas e votadas nesta terça-feira serão transferidas para as próximas sessões plenárias ordinárias.

A ausência dos parlamentares gerou críticas da população e repercutiu nas redes sociais, onde o perfil Plantão Notícias de Lamarão divulgou imagem do plenário vazio. Em um dos comentários, um morador ironizou: "Deve ser porque foi 1º de abril, Dia da Mentira, acharam que era pegadinha a sessão. Foi feriado pra eles". Outra usuária escreveu: "Falta de compromisso". Já uma mulher lamentou: "Vergonhoso demais".

As reuniões da Câmara ocorrem apenas uma vez por semana, sempre às terças-feiras, e o cancelamento da sessão reforça questionamentos sobre o compromisso dos vereadores com suas funções legislativas e com os interesses da população. Não conseguimos, falar com os parlamentares que não compareceram, mas deixamos o espaço aberto caso queiram se manifestar. 

@ Nossa Voz - Da Redação

Mais de 12 mil pessoas foram internadas após acidentes com motocicleta na Bahia em 2024

Imagem ilustrativa | Foto: SES/Divulgação

O número de vítimas de acidentes com motocicletas internadas na Bahia em 2024 chegou a 12.888. Os dados mais que dobraram em relação a dez anos atrás. É o que aponta um balanço divulgado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Segundo os registros, foram contabilizadas 5.949 vítimas em 2014. O aumento é de 117% em relação ao ano anterior. Especialistas apontam que o crescimento tem relação com a expansão da frota de motocicletas nas ruas.

Conforme aponta o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 2024 apresentou a maior quantidade de motos emplacadas em Salvador, com 16.851 unidades.

No acumulado dos últimos cinco anos, a frota na capital baiana passou de 160.661, em 2020, para 216.338 emplacadas até o momento, o que representa um crescimento de quase 35%.

“As principais vítimas são dessa faixa adulto/jovem, que vai dos 20 aos 29 anos. A grande maioria do século masculino. Então, é realmente um problema muito grave, que precisa ser visto com mais atenção”, afirmou o presidente da Abramet, Antônio Meira Júnior.

O Hospital Ortopédico da Bahia, que fica em Salvador, recebe por dia 15 pacientes oriundos de várias partes do estado. Segundo a gestão, 70% do atendimento abrange vítimas de acidentes de trânsito e mais da metade dele envolve motos.

“Hoje, os acidentes de motocicleta são um problema de saúde pública na Bahia. A cada ano, os números têm aumentado. A questão da velocidade é algo muito importante. Muitos deles, às vezes, caem e não estão usando equipamentos de proteção, como luva e capacete, de forma adequada. Tem uma questão também do uso de álcool e drogas. E tem a questão das vias também, de buracos, mal iluminação… então, é uma série de variáveis que causam essa quantidade tão grande de acidentes”, disse Roger Alencar, diretor médico da unidade de saúde.

Do Portal NS/Por g1 BA e TV Bahia


Adolescentes são apreendidos com porções de drogas e 15 celulares em Araci

Foto: Divulgação/PM

Quatro adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, foram apreendidos na segunda-feira (1º) no bairro Tiracolo, às margens da BR-116, em Araci, na região sisaleira da Bahia. Segundo a Polícia Militar, eles estavam com 21 porções de maconha, seis de cocaína e 15 aparelhos celulares.

De acordo com a PM, uma guarnição realizava rondas quando um adolescente de 17 anos mudou de direção bruscamente ao perceber a aproximação da viatura. A atitude levantou suspeitas, e ele foi abordado. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram uma porção de maconha com o suspeito.

O adolescente informou que seus documentos estavam em casa. A equipe foi até o local, onde encontrou mais porções de droga e dez celulares. Com base no que foi relatado durante a abordagem, os policiais chegaram até um segundo adolescente, também de 17 anos, que estaria envolvido no tráfico.

Na residência dele, os pais entregaram voluntariamente mais entorpecentes. Ele informou ainda que havia um terceiro envolvido, de 16 anos, com quem teria combinado um encontro em um terreno nos fundos da antiga delegacia da cidade.

Ao chegar ao local indicado, os policiais encontraram outros dois adolescentes — um de 17 anos e uma menina de 14 – com mais drogas.

O Conselho Tutelar foi acionado e todos os envolvidos foram levados à delegacia para o registro da ocorrência.

Notícias de Santaluz

STF conclui julgamento e decide que é ‘inadmissível’ revista íntima vexatória em presídios

Foto: Cecom/LT

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, nesta quarta-feira (2), o julgamento do recurso que discute a validade da revista íntima em presídios. Os ministros consideraram que o procedimento feito de forma vexatória, para humilhar as pessoas, é inadmissível.

Os ministros também estabeleceram uma espécie de guia para a aplicação de suas conclusões.

🔎Na revista íntima vexatória, proibida pelo STF, o visitante precisa ficar parcialmente ou totalmente nu e, por vezes, tem que se agachar e expor os órgãos genitais à observação de agentes penitenciários.

🔎 A revista íntima ainda pessoal pode ser feita, na impossibilidade de uso de equipamentos eletrônicos, por exemplo. Nestas situações, deverá ser motivada, depende da concordância do visitante e será feita preferencialmente por profissionais de saúde.

A chamada “tese” foi construída em consenso pelos ministros, com a participação de todos os magistrados na elaboração do texto. O resumo será aplicado em casos de revista íntima pelo país.

Principais pontos

➡️Os ministros diferenciaram o procedimento vexatório da revista íntima pessoal, que está dentro da legalidade, e pode ser feita em situações previstas no resumo de entendimentos.

➡️a revista íntima feita em visitantes de presos de forma a humilhar as pessoas não é admissível. Provas obtidas com esta irregularidade não serão usadas em processos judiciais, a partir da decisão do Supremo.

➡️autoridades nos presídios podem impedir a visita se houver indícios robustos de que a pessoa tem itens irregulares consigo;

➡️União e estados vão ter prazo de 24 meses para comprar equipamentos eletrônicos para fazer a revista nos visitantes.

➡️a revista íntima — que não seja humilhante — poderá ser feita em casos excepcionais, de forma motivada em cada caso.

Além disso, o procedimento depende da concordância do visitante, deve ser feito em local adequado e apenas em pessoas maiores. A preferência é de que a revista seja feita por profissionais de Saúde. Se o visitante não concordar, as autoridades podem impedir a visita.

➡️excessos e abusos podem levar os agentes públicos a serem responsabilizados.

Começo do julgamento

O tema começou a ser julgado em 2020, em ambiente virtual. Na ocasião, um pedido de vista do ministro Dias Toffoli interrompeu a análise.

Novo pedido de vista, desta vez do ministro Nunes Marques, adiou a deliberação em 2021.

O recurso voltou à pauta em maio de 2023, quando chegou a cinco votos pela proibição da revista íntima vexatória.

Seguiram, na ocasião, a posição do ministro Edson Fachin, relator do caso — o presidente Luís Roberto Barroso, as ministras Rosa Weber (aposentada), Cármen Lúcia e o ministro Gilmar Mendes.

A maioria foi alcançada em outubro do ano passado, com o voto do ministro Cristiano Zanin. Mas um pedido de destaque do ministro Alexandre de Moraes trouxe o caso para o plenário presencial.

Do Portal NS/Por TV Globo

Lula tem pior avaliação desde que assumiu: 56% de desaprovação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) mostra que o governo do presidente Lula (PT) é desaprovado por 56% dos brasileiros (eram 49% em janeiro) e aprovado por 41% (eram 47%). Outros 3% (eram 4%) não souberam ou não responderam. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 27 a 31 de março. Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil.

Entre janeiro e o levantamento divulgado nesta quarta, as principais mudanças foram:

pela primeira vez, a desaprovação (53%) do governo Lula entre as mulheres superou a aprovação (43%);

há empate técnico entre os entrevistados do Nordeste que aprovam (52%) e reprovam (46%) o governo. Entre a pesquisa de janeiro e agora, a reprovação na região cresceu 9 pontos;

a desaprovação aumentou 12 pontos entre os eleitores de 16 a 34 anos (64%, eram 52% antes). Entre os idosos, há empate técnico dentro da margem de erro entre os que aprovam (50%) o governo e os que reprovam (46%), antes a aprovação era maior;

Lula passou a ser mais reprovado (55%) do que aprovado (42%) entre os entrevistados com ensino fundamental completo e médio incompleto;

a aprovação (52%) e a reprovação (45%) empatam tecnicamente entre quem tem renda familiar de até 2 salários mínimos, antes a aprovação era maior;

há empate entre os católicos que desaprovam (49%) e os que aprovam (49%) o governo, antes a aprovação era maior;
pardos e pretos passaram a desaprovar mais o governo Lula do que aprovar: 52% (eram 45%) e 51% (eram 42%), respectivamente.

Do Portal NS/Por g1

Mulher fica ferida após colisão entre moto e carro na BA-120, em Santaluz

Foto: Redes sociais

Uma mulher ficou ferida após uma colisão entre a moto que ela conduzia e um carro na BA-120, na manhã desta quarta-feira (2), em Santaluz, região sisaleira da Bahia.

O acidente aconteceu em um cruzamento próximo ao centro de abastecimento da cidade. Com o impacto, a mulher perdeu o controle e caiu na rodovia.

Ela foi socorrida por uma equipe do Samu e encaminhada ao hospital municipal. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde da vítima.

O motorista do carro permaneceu no local após o acidente. Agentes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar sinalizaram a via e registraram a ocorrência.

Notícias de Santaluz

Idoso é encontrado preso em cerca de arame após desaparecer durante caça em Riachão do Jacuípe

Foto: Divulgação/Brigada Anjos Jacuipenses

Um idoso de 69 anos foi encontrado preso em uma cerca de arame farpado na terça-feira (1º), após ficar quase 15 horas desaparecido na zona rural de Riachão do Jacuípe, cidade a 77km de Feira de Santana, na Bahia.

Segundo informações da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses, responsável pelo resgate, a vítima saiu de casa por volta das 16h de segunda-feira (31) para caçar um animal da região. Como ele não retornou, familiares acionaram os socorristas no mesmo dia.

Após o acionamento, as equipes da brigada iniciaram as buscas durante a noite e percorreram áreas de mata e morros próximos a uma fazenda, na área do Povoado Lagoa do Canto II.

Por volta das 6h15 da manhã da terça-feira, o idoso foi localizado em um morro, caído e com uma das pernas presa no arame farpado. Conforme detalharam os socorristas, ele estava debilitado e desorientado, já que tem problemas de saúde, incluindo Parkinson.

O homem recebeu os primeiros atendimentos no local e foi encaminhado ao Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe, onde ficou em observação. O atual estado de saúde dele não foi informado.

Do Portal NS/Por g1 Feira de Santana e região


GCM reforça presença em escolas de Santaluz com ações da Ronda Escolar

Guarda Municipal intensifica ações do projeto Ronda Escolar em Santaluz | Foto: GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santaluz intensificou as visitas a escolas da sede e da zona rural como parte do projeto Ronda Escolar. A ação, realizada desde o início do ano letivo, tem como foco garantir mais segurança e fortalecer o vínculo com estudantes, professores e gestores.

Durante as visitas, os agentes acompanham os horários de entrada e saída dos alunos, fazem rondas no entorno das unidades e promovem conversas com a comunidade escolar. Também são realizadas palestras sobre temas como bullying, uso responsável das redes sociais e prevenção ao uso de drogas.

O diretor-comandante da GCM, Hugo Ribeiro Júnior, disse que o trabalho vai além do patrulhamento. “Nosso papel vai além da segurança. Estamos presentes para ouvir, orientar e construir uma relação de confiança com os estudantes e os profissionais da educação”, afirmou.

As ações são adaptadas de acordo com as características de cada escola, levando em conta, por exemplo, as condições de acesso nas áreas mais afastadas. “A ronda escolar é um projeto que dialoga com as realidades de cada comunidade”, explicou Hugo Ribeiro.

O projeto também prevê o acompanhamento de demandas encaminhadas pelas escolas, que são analisadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação. A proposta é oferecer uma resposta rápida e eficiente às necessidades identificadas.

Para o comandante da GCM, o reconhecimento por parte dos alunos é um dos principais indicadores de que o projeto tem alcançado seu objetivo. “O resultado mais importante é perceber que os estudantes nos enxergam como aliados. Isso mostra que estamos no caminho certo”, concluiu.

Notícias de Santaluz

Número de bilionários bate novo recorde no mundo, com Musk no topo

Com Elon Musk no topo da lista, o ranking anual de bilionários da revista Forbes em 2025, publicado nesta terça-feira (1º), bateu recordes pelo segundo ano consecutivo. Além de existirem mais bilionários no mundo —este ano são 3.028, acima do recorde anterior, de 2.781 em 2024—, eles estão mais ricos do que antes.
 

A somatória das fortunas chega a US$ 16,1 trilhões, um aumento de quase US$ 2 trilhões em relação ao ano passado. Os Estados Unidos, que têm 7 dos 10 primeiros nomes da lista, também bateu recorde. São 902 bilionários vinculados ao país no ranking, seguidos pela China (516, incluindo Hong Kong) e Índia (205).
 

Mesmo com abalos recentes na Tesla, uma das principais empresas de Elon Musk, o empresário lidera com folga a lista, com uma fortuna de US$ 342 bilhões. O patrimônio de Musk o eleva para uma nova categoria de ultrarricos, chamada de superbilionários. Em ranking divulgado pelo The Wall Street Journal no mês passado, o empresário também estava no topo da lista, que reuniu 24 pessoas no mundo que se qualificam para o seleto grupo.
 

Musk, que também é dono da SpaceX e do X (ex-Twitter) e um dos líderes da atual administração de Donald Trump, desbancou Bernard Arnault, dono do conglomerado de luxo LVMH, que caiu do primeiro lugar em 2024 para o quinto em 2025.
 

Entre os dez mais ricos, a tecnologia é dominante —pelo menos seis criaram fortunas vinculadas ao setor. O segundo colocado da lista é Mark Zuckerberg, CEO e fundador da Meta, que tem patrimônio estimado em US$ 216 bi. Jeff Bezos, da Amazon, e Larry Ellison, da Oracle, aparecem a seguir. Larry Page e Sergey Brin, do Google, e Steve Ballmer, da Microsoft, completam o time de nomes do setor entre os dez mais ricos.

 

QUEM SÃO OS DEZ MAIORES BILIONÁRIOS EM 2025, SEGUNDO A FORBES
 

1. Elon Musk - Fortuna de US$ 342 bilhões
2. Mark Zuckerberg - Fortuna de US$ 216 bilhões
3. Jeff Bezos - Fortuna de US$ 215 bilhões
4. Larry Ellison - Fortuna de US$ 192 bilhões
5. Bernard Arnault e família - Fortuna de US$ 178 bilhões
6. Warren Buffett - Fortuna de US$ 154 bilhões
7. Larry Page - Fortuna de US$ 144 bilhões
8. Sergey Brin - Fortuna de US$ 138 bilhões
9. Amancio Ortega - Fortuna de US$ 124 bilhões
10. Steve Ballmer - Fortuna de US$ 118 bilhões
 

A primeira mulher a figurar na lista é Alice Walton, herdeira do Walmart, na 15ª posição, com fortuna de US$ 101 bi.
 

QUEM SÃO OS DEZ MAIORES BILIONÁRIOS BRASILEIROS, SEGUNDO A FORBES
Do Brasil, 55 nomes compõem a lista —abaixo dos 69 do ano passado. O mais bem colocado é, pelo segundo ano consecutivo, o cofundador do Facebook, Eduardo Saverin. Ele ocupa a posição 51 do ranking geral, com patrimônio de US$ 34,5 bi.
 

Vicky Safra, radicada no Brasil e herdeira da fortuna do banqueiro Joseph Safra, e o megainvestidor Jorge Paulo Lemann também repetem, respectivamente, os postos de 2º e 3º mais ricos do país.

 

1. Eduardo Saverin - Fortuna de US$ 34,5 bilhões
2. Vicky Safra e família - Fortuna de US$ 20,7 bilhões
3. Jorge Paulo Lemann - Fortuna de US$ 17 bilhões
4. David Velez e família - Fortuna de US$ 10,7 bilhões
5. Carlos Alberto Sicupira - Fortuna de US$ 7,6 bilhões
6. André Esteves - Fortuna de US$ 6,9 bilhões
7. Fernando Roberto Moreira Salles - Fortuna de US$ 6,5 bilhões
8. Miguel Krigsner - Fortuna de US$ 6,1 bilhões
9. Pedro Moreira Salles - Fortuna de US$ 6,1 bilhões
10. Alexandre Behring - Fortuna de US$ 5,7 bilhões


Do Portal Bahia Notícias/Por Helena Schuster | Folhapress/Foto: Divulgação / The White House

MEIs têm novas regras para emitir notas fiscais a partir desta terça

A partir desta terça-feira (1º) começam a valer as novas regras para a emissão de notas fiscais de MEIs (Microempreendedores Individuais) que exercem atividades ligadas a comércio, indústria e serviço de transporte, segundo as Secretarias da Fazenda de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
 

O Ministério da Fazenda adiou uma vez o início das regras, que inicialmente começariam a valer em setembro. Agora, o órgão apenas informou que caberia às secretarias esclarecer detalhes sobre as mudanças. Já a Receita Federal não respondeu até a publicação desse texto.
 

Os microempreendedores terão de inserir o CRT 4, Código de Regime Tributário específico do MEI, nas emissões de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica). Todas as mudanças estão detalhadas na Nota Técnica 2024.001 da Sefaz (Secretaria da Fazenda e Planejamento) do governo federal.
 

Além da inclusão do CRT 4, também haverá a atualização na tabela do CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações), sistema que é utilizado para descrever qual é a natureza da operação que está sendo registrada, ou seja, se descreve uma venda, uma devolução, uma remessa ou algum outro tipo de ação.
 

"Na prática, isso significa que será necessário preencher o campo com o regime tributário de microempreendedor individual que poderá ter a validação realizada na base da Secretaria da Fazenda do estado. Com a validação, as notas poderão ser rejeitadas pelo preenchimento incorreto", explica o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
 

Sueli Lyra, consultora especialista em políticas públicas do Sebrae, diz que outra mudança é que o MEI, ao realizar venda interestadual a não contribuinte, não precisará se preocupar com o preenchimento de informações referentes ao diferencial de alíquotas. "Tal informação é irrelevante por ocasião da utilização do CRT 4", afirma.
 

Segundo a Sefaz-RJ, além de simplificar o processo nas operações internas e interestaduais, as alterações agilizam a emissão por meio do aplicativo da NFF (Nota Fiscal Fácil). "A plataforma, que está disponível para os empreendedores fluminenses com inscrição estadual desde 2023, permite gerar documentos em menos de um minuto", afirma o órgão em nota.
 

Renata Queiroz e Fabiana Marastoni, especialistas em tributos da IOB, afirmam que as mudanças devem oferecem mais controle para o MEI, para contadores e para o fisco, que conseguirá distinguir a tributação adequada.
 

Anteriormente, era preciso utilizavar o CRT 1, código destinado a contribuintes enquadrados como Simples Nacional. O CRT 4 foi criado exclusivamente para os microempreendedores.
 

"Entendemos que o CRT 4 permite um maior controle cadastral, pois o contribuinte irá emitir o documento fiscal informando exatamente o regime de tributação em que se enquadra", explicam as especialistas.

 

QUAIS SÃO OS NOVOS CÓDIGOS (CFOPS) DISPONÍVEIS PARA USO PELOS MEIS?
 

- 1.202: Devolução de mercadoria
 

- 1.904: Retorno de remessa para venda fora do estabelecimento
 

- 2.202: Devolução de venda de mercadoria (interestadual)
 

- 5.102: Venda de mercadoria adquirida
 

- 5.202: Devolução de compra para comercialização
 

- 5.904: Remessa para venda fora do estabelecimento
 

- 6.102: Venda de mercadoria adquirida (interestadual)
 

- 6.202: Devolução de compra para comercialização (interestadual)
 

- 6.904: Remessa para venda fora do estabelecimento (interestadual)
 

- Para operações de comércio exterior, ativo imobilizado e ISSQN, os seguintes códigos poderão ser utilizados: 1501, 1503, 1504, 1505, 1506, 1553, 2501, 2503, 2504, 2505, 2506, 2553, 5501, 5502, 5504, 5505, 5551, 5933, 6501, 6502, 6504, 6505, 6551 e 6933.
 

O QUE ACONTECE SE O MEI NÃO CUMPRIR AS NOVAS REGRAS?

As especialistas dizem que, em casos de erros na emissão das notas, é necessário observar a rejeição 481, que exige a utilização do código correto na emissão de notas fiscais eletrônicas. Essa validação é opcional, assim, depende de cada estado adotar ou não essa verificação. Em São Paulo, a rejeição já foi implementada.
 

"Ainda que o seu estado não tenha implementado esta rejeição, não implica que o contribuinte não tenha que optar pelo CRT correto." Caso ele adote o código incorreto: ou ele terá a rejeição na emissão do documento, se o estado optar pela validação, ou ficará sujeito a penalidade futura, que dependerá de cada unidade federativa, afirmam.
 

QUE ELEMENTOS DEVEM SER DETALHADOS NAS EMISSÕES DE NOTA FISCAL?
Para garantir que as emissões estejam em conformidade com as regras que passarão a ser exigidas em 2025, o MEI deverá observar as seguintes informações em suas notas fiscais:
 

- Dados do emitente (informações básicas com a inclusão do CRT 4)
 

- Dados do destinatário
 

- Descrição dos produtos ou serviços
 

- Impostos
 

- CFOP, que contou com atualizações
 

- Valor total da nota
 

- Chave de acesso
 

- Data de emissão


Do Portal Bahia Notícias/Por Júlia Galvão | Folhapress/Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil