Jogando na noite desta quarta-feira (9), no Gran Parque Central, o Bahia enfrentou o Nacional-URU, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Em campo, o Tricolor Baiano levou a melhor e venceu a partida por 1 a 0, com gol marcado por Erick Pulga aos 19 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Esquadrão fica situado momentaneamente na 1ª colocação do Grupo F, com 4 pontos conquistados em dois jogos. Já o tricolor uruguaio ostenta a lanterna do grupo, com duas derrotas em duas partidas disputadas nesta edição de Libertadores.
Como próximo adversário, o Bahia terá pela frente o Mirassol, no próximo domingo (13), às 16h, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Nacional terá pela frente o Danubio, também no domingo (13), às 17h30, pelo Campeonato Uruguaio, também no Gran Parque Central.
O JOGO
Após início bastante estudado, Bahia consegue a primeira finalização aos treze minutos. Jean Lucas ganha da marcação no corpo, ajeita a bola e chuta para o gol, mas há desvio em Coates e a bola sai em escanteio para o Tricolor.
Escolheu errado, Lucho!
No minuto 32, Lucho inicia um contra-ataque pelo centro e avança em velocidade, superando a marcação. Cauly aparecia livre pela direita, mas Lucho não percebe sua movimentação e acaba desarmado.
UHHHHH!
Aos 36 minutos, Lucho sofre falta na intermediária. Na cobrança, o próprio camisa 9 manda uma bomba, e ela passa à esquerda do gol de Meíja. Quase o primeiro do Tricolor Baiano!
POR POUCO, CAULY!
Aos 43, Cauly recebe pelo meio, aplica um belo drible e sai na cara do goleiro. No entanto, perde o controle da bola, e Mejía se antecipa com precisão para fazer a defesa. Foi quase!

Em primeiro tempo movimentado, equipes erram no último terço e não saem do zero. | Foto: Letícia Martins / EC Bahia.
SEGUNDO TEMPO
Aos três minutos da segunda etapa, Bahia recupera a bola no ataque e Jean Lucas recebe boa bola em profundidade. O volante domina, entra na área e bate forte para o gol, mas ela passa à direita de Mejía.
UHHHH
No minuto sete, Ancheta cobra lateral rápido e acha Millán na entrada da área, que domina e chuta firme, num sem pulo, mas ela vai para fora, com perigo para o gol de Ronaldo.
Ronaldo segura firme
Aos nove, Eduardo Vargas limpa a marcação e arrisca de longe, mas Ronaldo defende em dois tempos.
GOLAAAAAAAAAAAAAAÇO DO BAHIA!
Gol do Bahia aos 19 minutos do segundo tempo! Erick Pulga marca! Willian José faz o pivô com qualidade e toca para Cauly, que tenta acionar Jean Lucas. A bola desvia no meio do caminho, mas o camisa 6 deixa passar inteligentemente. Erick Pulga chega finalizando com precisão, de chapa, no canto. A bola ainda toca na trave antes de balançar a rede, sem chance para o goleiro. Nacional 0x1 Bahia, em Montevidéu.
ESPALMA RONALDO!
Rodríguez recebe boa bola de Ancheta dentro da área, aos 23 minutos, domina e chuta forte no alto, mas Ronaldo se estica e faz uma grande defesa para o Tricolor.
Desarme providencial de David Duarte!
Aos 36 minutos, Herazo recebe dentro da área e se prepara para finalizar, mas David Duarte chega no momento certo e faz o corte preciso.
Mais uma intervenção precisa do zagueiro do Bahia
Após cruzamento de Rodríguez, Herazo sobe alto, mas David Duarte sobe mais alto que ele e corta em escanteio aos 38 minutos!
Jogo paralisado
Aos 42 minutos da segunda etapa o jogo é interrompido após torcedores do Nacional arremessarem uma garrafa de vidro cortada perto do goleiro Ronaldo.

Foto: Letícia Martins / EC Bahia.
FICHA TÉCNICA
Nacional 0x1 Bahia
Copa Libertadores, 2ª rodada
Local: Gran Parque Central, no Uruguai
Data: 09/04/2025;
Horário: 19h;
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Gabriel Chade (ARG) e Facundo Rodriguez (ARG);
Quarto árbitro: Luis Lobo (ARG)
VAR: Silvio Trucco (ARG)
Transmissão: ESPN e Disney Plus
Cartões: Jean Lucas, Erick [Bahia]; Rodríguez [Nacional].
Gols: Erick Pulga [Bahia]
Bahia: Ronaldo; Arias, Kanu, David Duarte e Luciano Juba; Erick, Jean Lucas (Nestor), Everton Ribeiro (Caio Alexandre) e Cauly (Kayky); Erick Pulga (Ademir) e Lucho Rodríguez (Lucho Rodríguez). Técnico: Rogério Ceni.
Nacional: Mejia; Acheta, Calione, Coates e Millan; Boggio (Yonnatan Rodríguez), Oliva e Otero (Recoba); Vargas (Nico López), Baez (Villalba) e Herazo. Técnico: Pablo Peirano.
Do Portal Bahia Notícias/Por Bia Jesus/Foto: Letícia Martins / EC Bahia