Prefeitura de Serrinha

Prefeitura de Serrinha

Odonto Luz

Odonto Luz

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 14 de dezembro de 2024

Fazendeiro de Barrocas anuncia substituição de quinhentas tarefas de sisal por capim devido a falta de mão de obra

Queimada do sisal já foi iniciada - Imagens reprodução Redes Sociais / Beto de Edilson
O fazendeiro e ex-prefeito de Barrocas, José Edilson Ferreira, conhecido como Edilson da Madeco, anunciou nesta segunda semana de dezembro, através das redes sociais que substituirá 500 tarefas plantadas com sisal por pastagens. A decisão foi justificada pela dificuldade de encontrar trabalhadores para desfibrar o sisal. Segundo Edilson, a área está há seis anos sem corte devido à escassez de mão de obra.

O ex-vereador Beto de Edilson, filho do fazendeiro, confirmou a decisão em conversa com o radialista Rubenilson Nogueira na última quarta-feira (11). "A máquina tá lá trabalhando, empurrando o sisal para fazer as coivaras", afirmou. Beto demonstrou preocupação com o impacto na economia local e revelou que o pai pode tomar decisões semelhantes em outras áreas de sisal. "Tá difícil, e ele pretende queimar o resto de 600 tarefas da roça de cá. Ele disse que, se não arrumar oportunidade, se não tiver quem corte, vai acabando de uma por uma pra fazer pasto."

Fogo consumindo campos de sisal - Imagens Reprodução Beto de Edilson
Beto destacou que o sisal tem apresentado bons preços no mercado atual. "Faltar mão de obra no sisal no preço que tá, na alta que tá... Tá pagando bem. É porque ninguém consegue entender de fato o porquê dessa escassez de mão de obra", comentou.

O proprietário de motor de sisal, conhecido como Zé Cumbu, também relatou dificuldades em encontrar trabalhadores. Ele conversou com a reportagem neste sábado, 14 de dezembro, na feira livre da cidade, onde destacou os desafios enfrentados na lavoura do sisal em Barrocas.

A ausência de mão de obra para o cultivo, mesmo com o mercado aquecido, levanta questionamentos. A reportagem não conseguiu ouvir trabalhadores do setor para obter suas versões, mas, em matérias anteriores, como por exemplo uma da TV Record, foram apontadas condições precárias de trabalho, que podem ser consideradas como possíveis fatores para o desinteresse. Os motores de sisal ainda geram muitos empregos na região.

@ Nossa Voz - Da Redação

Boi cai em canal de drenagem na entrada de Barrocas e morre no local

Boi caiu e morreu pouco tempo depois - Imagem Reprodução
Um boi foi encontrado morto em um canal de drenagem às margens da BA-411, no trecho duplicado de entrada da cidade de Barrocas, próximo à Praça da Juventude. O canal não possui água, exceto em períodos de chuva quando serve para escoar a correnteza. 

Segundo relatos do operário da construção civil Onésio Zeca, o animal caiu no local em circunstâncias desconhecidas e já estava morto na quarta-feira (11). "Passei por lá e vi caída lá dentro", afirmou.

Já uma ouvinte da Rádio A Nossa Voz relatou na quinta-feira (12) que sua mãe viu o animal na vala durante uma caminhada e ouviu um comentário sobre uma possível causa para a morte. "minha mãe estava fazendo caminhada perto do Posto, estava umas vacas soltas e tinha uma morrendo dentro da valeta. Ela disse que tinha um rapaz no lugar e citou que pode ter sido cobra", contou.

Até o momento, não foi possível confirmar a causa da morte nem identificar o dono do animal, que estava solto na via e acabou caindo no canal. A presença de bois vacas e cavalos às margens de rodovias como a BA-411 representa um risco constante, tanto para o trânsito quanto para os próprios animais. 

Segundo um morador da região, o animal morto foi retirado do local na sexta-feira por uma máquina, evitando que a carniça atraísse urubus e causasse mau cheiro.

@ Nossa Voz - Da Redação

Ex-jogador do Manchester City, Mikheil Kavelashvili é eleito presidente da Geórgia


Sem concorrentes, o ex-atacante do Manchester City, Mikheil Kavelashvili, de 53 anos, foi eleito presidente da Geórgia nesta semana em um pleito marcado pela ausência da oposição, que boicotou as eleições e denunciou irregularidades. Candidato do partido de extrema-direita People’s Power, o político venceu com 224 votos, conforme informado pelo presidente da comissão eleitoral, Giorgi Kalandarishvili.

 

Foto: Divulgação

 

A Geórgia enfrenta uma grave crise interna entre políticos pró e contra o Ocidente. Kavelashvili, alinhado com a Rússia, se opõe à adesão do país à União Europeia, defendida pela presidente Salomé Zurabishvili, que classificou as eleições como ilegítimas. O governo, aliado de Kavelashvili, já havia adiado as negociações de entrada no bloco europeu até 2028, aprofundando o racha político no país.

 

Antes de ingressar na política, Kavelashvili construiu uma carreira como jogador de futebol. Atacante entre 1988 e 2006, ele passou pelo Manchester City de 1995 a 1997, antes da era rica do clube inglês. No final da carreira, jogou no Basel, da Suíça, ao lado de Kleber, ex-Corinthians, e Ivan Rakiti?, que posteriormente brilhou no Barcelona. Pela seleção da Geórgia, marcou seis gols em 43 partidas, mas não alcançou grandes conquistas.

 

Após pendurar as chuteiras, Kavelashvili trocou os gramados pela política. Em 2016, foi eleito para o parlamento pelo Sonho Georgiano, partido de centro, antes de migrar para o People’s Power, de extrema-direita.

 

A eleição de Kavelashvili ocorre em um contexto de acusações de fraudes que têm marcado a política da Geórgia. Em outubro, o Sonho Georgiano reivindicou vitória nas eleições legislativas, consideradas fraudulentas pela oposição.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Divulgação/Redes Sociais


Fernanda Torres atraiu atenção de Hollywood, diz The New York Times

As atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro ganharam destaque no jornal The New York Times, o mais influente do mundo, em razão do sucesso de "Ainda Estou Aqui".
 

A reportagem afirma que o filme de Walter Salles se tornou um tesouro nacional, levando milhões de brasileiros às salas de cinema, e que a indicação do longa a melhor filme internacional no Oscar é amplamente esperada. Além disso, afirma que Fernanda Torres está atraindo a atenção de Hollywood, o que pode ajudar na indicação ao Oscar de melhor atriz.
 

A expectativa aumentou depois que ela foi indicada ao Globo de Ouro, na semana passada. Torres afirma que apenas a indicação já seria uma vitória. "Seria uma história incrível seguir minha mãe", disse a atriz em entrevista ao jornal americano. "Agora, ganhar considero impossível."
 

Uma eventual indicação aconteceria 25 anos após Fernanda Montenegro, mãe da atriz, ter concorrido ao Oscar por seu papel no filme "Central do Brasil", também dirigido por Walter Salles. "Foi muito simbólico para o Brasil", disse Torres sobre a indicação. "Foi muito bonito."
 

Montenegro, porém, perdeu para Gwyneth Paltrow, derrota considerada injusta pelos brasileiros.
 

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, "Ainda Estou Aqui" acompanha a história de Eunice Paiva, papel de Torres, mulher que lutou pelo reconhecimento da morte de seu marido, Rubens Paiva, durante o período da ditadura militar.
 

Montenegro também participa de "Ainda Estou Aqui", dando vida à versão mais velha de Eunice. "É um momento muito especial", disse ela ao The New York Times.


Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Divulgação

Policial aposentado encontra músicas inéditas de Michael Jackson em depósito na Califórnia

Um policial rodoviário aposentado encontrou gravações inéditas e fitas cassete com arquivos musicais de Michael Jackson num depósito na Califórnia. As informações são do site Hollywood Reporter.
 

Segundo a publicação, foi na cidade de Van Nuys que o ex-agente Gregg Musgrove achou as relíquias. O depósito pertenceu ao produtor musical Bryan Loren, que também trabalhou com artistas como Whitney Houston e Sting.
 

As gravações são datadas de antes do lançamento do álbum "Dangerous", em 1991. Por conta de os direitos autorais das gravações pertencerem ao espólio do artista, não é possível divulgar o conteúdo das canções de forma pública.
 

Em algumas das fitas encontradas, é possível ouvir discussões de Jackson com Bryan Loren sobre o processo criativo das letras.
 

Em uma música de nome "Don't Believe It", o Rei do Pop faz referência aos rumores sobre supostos abusos sexuais contra menores.


Do Portal Bahia Notícias/Por Leonardo Volpato | Folhapress/Foto: Reprodução / G1

Mudanças climáticas põem em risco futuro de evento esportivos

No lema olímpico "mais rápido, mais alto, mais forte" cabe um acréscimo: mais quente.
 

Nos Jogos Olímpicos deste ano, em Paris, com termômetros acima dos 35°C, o jogador de vôlei de praia Youssef Krou passou mal e precisou de atendimento médico. Outros se refrescavam com gelo no pescoço. Tênis, futebol e hóquei sobre grama tiveram pausas de hidratação.
 

Na edição anterior do megaevento esportivo, em Tóquio, em 2021, com dificuldades de respirar, o tenista Daniil Medvedev interrompeu uma partida duas vezes e disse ao juiz: "Posso terminar o jogo, mas posso morrer". Com insolação, a tenista Paula Badosa deixou a quadra em uma cadeira de rodas.
 

Não são incidentes isolados. Nos últimos anos, as mudanças climáticas criaram mais um rival para os atletas: o calor extremo. E elas estão colocando em risco o futuro de eventos esportivos.
 

O aquecimento global afeta os Jogos Olímpicos de Inverno há décadas. Pequim-2022 não teria sido possível sem neve produzida artificialmente. Na Itália, sede da próxima edição, 90% dos resorts de esqui precisam de neve artificial.
 

Neste mês, a etapa da Copa do Mundo de esqui que seria realizada no Canadá foi cancelada por falta de neve. O mesmo ocorreu em outras competições. Segundo o COI (Comitê Olímpico Internacional), até a metade do século, só 10 a 12 países conseguirão sediar Olimpíadas de Inverno.
 

"Precisamos criar um novo modelo, sustentável, para a população que vive nas montanhas e para os Jogos de Inverno", afirmou o presidente da França, Emmanuel Macron, depois da confirmação dos Alpes franceses como sede em 2030. Na região, 40% das estações de esqui usam neve artificial.
 

Em um planeta que não para de se aquecer, o esporte tenta sobreviver e garantir a segurança dos atletas.
 

Depois de temperaturas acima dos 40°C no GP do Qatar no ano passado, no qual pilotos sofreram desidratação e insolação, a Fórmula 1 anunciou um sistema de resfriamento do "cockpit" em caso de calor extremo, que pode entrar em vigor na próxima temporada.
 

Um estudo publicado pela revista científica Nature alertou a Fifa (Federação Internacional de Futebol) de que em pelo menos 10 dos 16 estádios da Copa do Mundo de 2026 jogadores correm riscos por causa do calor. Com temperaturas que podem chegar a 50°C, pesquisadores sugeriram ajustes nos horários das partidas.
 

Outro estudo, publicado na Nature Climate Change, mostrou que, se a temperatura do planeta subir 2°C acima dos níveis pré-industriais -isso pode ocorrer nas próximas décadas- cerca de 1.200 estações de esqui na Europa, 53%, estarão em risco sem uso de neve artificial. Se a elevação for de 4°C, 98% serão afetadas.
 

Produzir neve artificial usa água e eletricidade e contribui para as mudanças climáticas. Hugues François, um dos autores do estudo, explica que, enquanto isso corresponde de 2% a 4% da pegada de carbono dos resorts, entre 50% e 80% são ligados ao transporte para essas regiões, por meios como avião e carro.
 

"Viagens e estadias são as principais fontes de emissões de gases de efeito estufa", disse François à Folha. "Quanto mais as mudanças climáticas se agravam, mais precisamos produzir neve. E as viagens dos turistas pioram as mudanças climáticas por meio de suas emissões de gases do efeito estufa. Um ciclo sem fim."
 

Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa para Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da França, François defende uma mudança no modelo de turismo.
 

"A capacidade de esquiar até o final do século depende de nossas ações hoje para limitar o aquecimento global, da redução de viagens. Quando o mundo estiver 4°C mais quente, provavelmente estaremos mais preocupados com nossa capacidade de alimentar o planeta do que com nos divertir nas montanhas", afirmou.
 

O COI vem identificando locais com infraestrutura e clima adequados para receber futuros Jogos de Inverno. Não está descartado um grupo fixo de anfitriões, em um revezamento de sedes na Europa, na América do Norte e na Ásia.
 

"O aumento das temperaturas fará da neve uma miragem em muitos resorts de esqui, sem garantia de ter matéria-prima, neve natural, ou temperaturas para produzir neve artificial nos dias previstos para os Jogos. Isso se aplica aos Alpes, mas não só", disse à Folha Nicola Pech, vice-presidente da ONG Mountain Wilderness Italia.
 

"É preciso rever os Jogos Olímpicos de Inverno, recuperando seu espírito original de sobriedade e com competições apenas onde existam condições para garantir sua realização sem desvirtuar o território natural", acrescentou.
 

Se 2024 marca o centenário da primeira edição dos Jogos de Inverno, realizada em Chamonix, em 1924, apenas com ação climática este e outros eventos esportivos existirão por mais cem anos e além.


Do Portal Bahia Notícias/Por Marina Izidro | Folhapress/Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil


Tony Salles lança primeiro álbum da carreira solo

O cantor Tony Salles iniciou uma nova fase em sua carreira, na última sexta-feira (14), com o lançamento de seu primeiro álbum solo, intitulado "A Minha História". O projeto resgata grandes sucessos de sua trajetória nos grupos Cafuné, É o Tchan, Raghatoni e Parangolé, além de apresentar novas faixas.

 

O álbum reúne hits consagrados, como 'Fissura', 'Remador', 'Pra Quebrar', 'Tomada' e 'Open Bar'. Entre as novidades, destacam-se a faixa autoral 'Vetinha', que conta com a participação especial de Henry Freitas e a inédita 'Aposta', a principal aposta do verão do artista.

 

Com "A Minha História", Tony Salles celebra sua sólida trajetória na música, reafirmando sua versatilidade e talento como artista. O lançamento é mais um marco em sua carreira de sucesso e um presente para os fãs que acompanharam sua evolução ao longo dos anos.

 

PRIMEIRO SHOW
Neste domingo (15), o cantor apresenta o primeiro show da turnê 'A Minha História' em Salvador, gratuito, na Praça da Revolução, em Periperi. O evento está programado para começar às 15h, no bairro onde Tony Salles nasceu e foi criado.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Divulgação


Criança cai de bicicleta e fica com roda presa no crânio em MG

Um menino de 9 anos caiu de bicicleta e ficou com uma das rodas presa no crânio em Uberaba, no Triângulo Mineiro. 

Imagens de câmeras de segurança registraram o acidente. A criança está pedalando no meio da rua quando se desequilibra. Ela cai no chão e a roda da bicicleta atinge a cabeça.
 

Parafuso da roda entrou cerca de 1,8 cm no crânio do menino, segundo o Corpo de Bombeiros. O acidente aconteceu na quinta-feira (12), no bairro Nossa Senhora da Abadia.
 

Criança precisou passar por cirurgia. Ele foi socorrido a uma UPA e depois transferido para o HC-UFTM (Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro), em Uberaba.
 

Bombeiros precisaram usar ferramenta para desmontar a roda de bicicleta. Depois, a equipe médica do HC fez uma tomografia e o parafuso foi retirado por cirurgia.
 

Menino se recupera bem, informou o hospital. Ele continua internado para administração de antibiótico. "Não há risco de sequelas neurológicas".


Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Reprodução / Redes Sociais


Homem é preso por tráfico de drogas na URBIS I, em Serrinha

Na noite de sexta-feira (13), por volta das 23h50, uma operação policial resultou na prisão de um homem de 24 anos acusado de tráfico de drogas no bairro URBIS I, em Serrinha, Bahia.

Durante patrulhamento tático realizado pelo 1º Pelotão CETO, as guarnições identificaram dois indivíduos em atitude suspeita na frente de uma residência. Ao perceberem a aproximação das viaturas, ambos tentaram fugir. Um dos homens tentou se esconder dentro da casa, mas não conseguiu.

Na tentativa de escapar, o acusado dispensou uma sacola plástica, que continha materiais ilícitos posteriormente apreendidos pelos policiais. Com ele, foram encontrados:

  • 03 pacotes com 45 dichavadores;
  • 20 embalagens de papel seda;
  • 200 gramas de uma substância análoga à cocaína;
  • 02 trouxinhas de maconha;
  • 01 caderno com anotações;
  • 02 balanças de precisão;
  • 01 máquina de cartão.

O suspeito e os itens apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Serrinha, onde as medidas legais estão sendo adotadas. A operação reafirma o compromisso da polícia em combater o tráfico de drogas e garantir a segurança da população.

Do Portal Ailton Pimentel/Foto: ASCOM do 16º BPM


Ocorreu nesta sexta-feira (13), o 2° Corridão da CETO (Companhia de Emprego Tático) do 16° BPM/Serrinha

Idealizado pelo Comando do 16° Batalhão e executado sob a liderança do Cap PM Carvalho Bispo, o Corridão já se tornou tradição na cidade de Serrinha e tem o intuito de avivar os princípios que norteiam a corporação, como: hierarquia, disciplina, camaradagem, urbanidade e vibração.

A tropa, entoando canções militares, desfilou pelas principais ruas da cidade e finalizou na sede do Batalhão, na Cidade Nova, onde foi servido um café da manhã para os policiais militares.



Do Portal Ailton Pimentel/Fonte e fotos: Ascom do 16º BPM


Moradores de Serrinha e Valente são premiados na campanha Nota Premiada Bahia

Uma moradora de Serrinha, de prenome Vanessa, foi uma das premiadas com o valor de R$ 10 mil na Nota Premiada Bahia. O sorteio foi realizado na última quinta-feira, 12, e contemplou 91 pessoas.


Da região do sisal também teve vencedor na cidade de Valente. O ganhador tem o prenome Álvaro.


O prêmio máximo, no valor de R$ 100 mil, saiu para uma mulher de Salvador. Já os 90 prêmios de R$ 10 mil saíram para moradores de Salvador, Eunápolis, Mucuri, Lauro de Freitas, Conceição de Maria, Feira de Santana, entre outros.


A Campanha visa estimular nos cidadãos o hábito de exigir a emissão e conferir as notas fiscais eletrônicas (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica – NFC-e e Nota Fiscal Eletrônica – NF-e) com a inclusão do seu CPF, nas compras efetuadas no mercado baiano. Como estímulo à participação, promove a distribuição de prêmios em dinheiro, através de sorteios periódicos.



Do Portal Info Serrinha


STF valida trabalho intermitente, modelo com contratação sem horário fixo e pagamento proporcional

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por maioria, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) concluíram que o chamado contrato de trabalho intermitente é constitucional.

Criado a partir da reforma trabalhista de 2017, este contrato é uma modalidade de vínculo em que os períodos em que os trabalhadores prestam os serviços (horas, dias, meses) não são contínuos.

Na prática, as jornadas de trabalho se alternam com os de inatividade, sem uma frequência definida previamente, como no caso do contrato de trabalho regular. É usado em setores da economia que têm demanda de trabalhadores variável ao longo dos meses, por exemplo.

Quem atua neste modelo de jornada é remunerado por hora de trabalho, que não pode ser menor do que o valor horário do salário mínimo. O contrato deve ser celebrado por escrito, e o empregador convoca com antecedência o empregado quando é necessária sua atuação.

Prevaleceu o voto do ministro Nunes Marques, que abriu divergência em relação ao relator e considerou que as regras são compatíveis com a Constituição.

Seguiram esta linha os ministros Alexandre de Moraes, André Mendonça, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli.

O ministro Cristiano Zanin também votou pela constitucionalidade do contrato intermitente, mas propôs que ele seja considerado rescindido se, dentro do prazo de um ano, o empregado não for chamado pelo empregador para exercer atividades.

O ministro Luiz Fux votou no sentido de que as regras desta nova modalidade de contratação precisam ser detalhadas pelo Congresso Nacional. Uma delas é a definição de um piso mínimo para o cálculo do valor da hora trabalhada a ser paga nessa modalidade.

Para Fux, não é adequado usar como parâmetro o piso do salário mínimo nesta situação. O ministro concluiu que é necessário conceder um prazo de 18 meses para que o Poder Legislativo elabore um detalhamento.

O voto do relator, ministro Edson Fachin, foi no sentido de invalidar a nova modalidade de contrato. Acompanharam esta posição as ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia.

Os processos foram apresentados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), por federações de trabalhadores de postos de combustível e de operadores de telemarketing.

As entidades sindicais sustentaram que a criação de regimes flexíveis de trabalho violam princípios constitucionais, como o da dignidade humana e do valor social do trabalho.

Do Portal NS/Por TV Globo


Polícia Federal prende Braga Netto, general e ex-ministro de Bolsonaro

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Polícia Federal prendeu neste sábado (14) o general Walter Souza Braga Netto, alvo do inquérito que apura uma tentativa de golpe de estado. A PF também fez buscas na casa dele. Ele foi preso no Rio, em Copacabana, será entregue ao Comando Militar do Leste e ficará sob custódia do Exército. As informações são da jornalista Andréia Sadi, apresentadora do Estúdio i, na GloboNews.

Braga Netto é general da reserva do Exército, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa do governo Bolsonaro e candidato a vice-presidente na chapa com Jair Bolsonaro que perdeu a eleição de 2022.

Em novembro, a Polícia Federal indiciou Braga Netto, Bolsonaro e outros nomes do governo passado por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. No dia 8 de janeiro de 2023, apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram prédios do Congresso, do Judiciário e do Executivo em Brasília.

Ao pedir a prisão preventiva de Braga Netto neste sábado, a PF argumentou a liberdade de Braga Netto representa um risco à ordem pública devido à possibilidade de voltar a cometer ações ilícitas.

A Polícia Federal diz que Braga Netto:

Teve participação relevante nos atos criminosos;

Coordenou ações ilícitas executadas por militares com formação em Forças Especiais (“kids pretos”);

Entregou dinheiro em uma sacola de vinho para financiar as operações;

Tentou obter dados sigilosos do acordo de colaboração de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;

Tentou controlar as informações fornecidas e alinhar versões entre os investigados;

Teve ação efetiva na coordenação das ações clandestinas para tentar prender e executar o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

O blog da Andréia Sadi apurou que, segundo as investigações, Braga Netto atuou diretamente para financiar ações ilícitas, inclusive dando dinheiro em uma sacola de vinho para os golpistas.

Desde o início da investigação do golpe, a Polícia Federal se depara com o debate sobre se havia elementos suficientes para prender ou não Braga Netto.

Investigadores repetiam que não havia dúvidas da centralidade de Braga Netto na trama golpista- mas que não podem errar nunca e, principalmente, numa investigação de repercussão como a que apura uma tentativa de golpe de Estado sob comando de Jair Bolsonaro.

Ao longo da apuração, a PF concluiu que Braga Netto era o arquiteto do golpe – que era a principal autoridade por trás do planejamento do golpe- e quem dava respaldo e credibilidade entre os oficiais e comandantes.

Era, nas palavras de um investigador, “a cabeça, o mentor do golpe- mas sob comando de Bolsonaro”.

E tudo sob comando de Jair Bolsonaro. Para a PF, Bolsonaro seria o principal beneficiado, mas a cabeça pensante em relação à operacionalização do golpe, juntos às Forças Armadas, seria Braga Netto.

E essas informações os investigadores acreditam terem alcançado com o avanço da apuração- inclusive, com informações da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Com o material em mãos, a PF decidiu agora que tinha elementos suficientes para prender Braga Netto, como fez neste sábado.

Poderia ter feito antes, mas havia a preocupação de que a data não coincidisse com o 13 de dezembro, data do AI-5, o mais duro dos decretos militares para não soar como provocação a militares.

E Braga Netto também estava em viagem em Alagoas com a família, segundo fontes informaram ao blog. E a polícia não queria expô-lo ao constrangimento de familiares, além de precisar realizar busca e apreensão em sua casa- o que só pode ser feito de dia e ele voltaria à noite.

Foi na casa de Braga Netto, por exemplo, que a PF diz que no dia 12 de novembro de 2022 houve uma reunião “para apresentarem o planejamento das ações clandestinas com o objetivo de dar suporte às medidas necessárias para tentar impedir a posse do governo eleito e restringir o exercício do Poder judiciário.”

E que “após a aprovação do documento, iniciaram-se as ações clandestinas para implementação do planejamento operacional, além de condutas voltadas a orientar e financiar as manifestações que pregavam um Golpe Militar para manter o então Presidente da República JAIR BOLSONARO no poder, evidenciando a arregimentação de militares com formação em forças especial para atuarem no cenário de interesse (manifestações)”.

Gabinete golpista

A PF também aponta que Braga Netto e Augusto Heleno seriam os integrantes de um gabinete de crise pós golpe, sendo Braga Netto o coordenador geral.

E investigadores apontam também, no relatório concluído, que o grupo de Braga Netto teria atuado para obter acesso irregular à delação de Mauro Cid.

Jogo de empurra

A prisão de Braga Netto é motivo de preocupação para o núcleo central de Bolsonaro- que, nas últimas semanas, adotou estratégia de dizer que, se houvesse um golpe, ele não seria beneficiado e sim os militares.

A estratégia foi revelada no Estudio I, na GloboNews, pelo advogado Paulo da Cunha Bueno, que defende Bolsonaro. A fala de Bueno caiu como uma bomba entre militares, que acreditam que indiciados que fazem parte do Exército possam aderir a uma delação premiada- complicando ainda mais a difícil vida de Bolsonaro no inquérito golpista.

Do Portal NS