A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) recebeu nesta semana 65 mil doses de vacina contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. Este lote é do imunizante Serum, produzido na Índia, que já é utilizado em países como Estados Unidos e no Reino Unido e agora será distribuído pela primeira vez no Brasil.
A vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está em sua versão mais atualizada, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre as vantagens do Serum em relação a outros imunizantes estão o maior prazo de validade e protocolos mais simples para transporte e conservação, conforme detalhou a Sesab.
No Brasil, a vacina será aplicada em pessoas a partir dos 12 anos. Para as crianças abaixo dessa faixa etária, estarão disponíveis as vacinas multidose da Moderna ou Pfizer.
O Governo Federal adquiriu o imunizante indiano por meio de um leilão de 69 milhões de doses, garantindo um estoque que atenderá o país pelos próximos dois anos. O Ministério da Saúde fará a distribuição conforme a demanda, e a previsão é de que 5 milhões de doses sejam entregues até o fim deste ano, segundo a Sesab.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário