O Campeonato Brasileiro deu adeus à sua 68ª edição da história e 21ª dos pontos corridos ao final do último domingo (8). Em uma reta final com pendências a serem resolvidas, a tabela enfim foi definida com o campeão, vagas nas competições continentais e rebaixados para a Série B de 2025. Ao todo, seis jogos foram primordiais para definir as últimas movimentações da competição.
Na briga pelo título, o Botafogo confirmou o favoritismo e foi o grande campeão do Brasileirão 2024. O Alvinegro bateu o São Paulo por 2 a 1 no Nilton Santos, frustrando as chances do Palmeiras, que precisava de uma vitória e de uma derrota do Glorioso para ser campeão.
Já na disputa pela última vaga na Libertadores de 2025, o Cruzeiro até venceu o Juventude por 1 a 0 no Alfredo Jaconi, mas viu o Bahia, que precisava apenas de um triunfo simples, cumprir a sua missão ao bater o Atlético-GO por 2 a 0 na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Com o resultado, o Esquadrão retorna à competição continental após 35 anos.
A emoção maior ficou por conta da briga contra o rebaixamento. O Bragantino, que tinha maior probabilidade de queda e ocupava a 17ª colocação, goleou o Criciúma por 5 a 1 no Nabi Abi Chedid e se livrou de vez da degola. O Fluminense foi outro que também se livrou ao vencer o postulante a título Palmeiras por 1 a 0 no Allianz. Por último, no duelo que iria definir o último rebaixado para a Série B de 2025, o Atlético-MG bateu o Athletico-PR por 1 a 0 e garantiu a permanência na Série A. Com isso, o Furacão volta para a Segundona pela quarta vez na história em pleno ano de centenário.
Vale lembrar que os rebaixados Athletico-PR, Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá deram lugar a Santos, Mirassol, Sport e Ceará, que já garantiram o acesso para o Brasileirão 2025.
- Botafogo
- Palmeiras
- Flamengo
- Fortaleza
- Internacional
- São Paulo
- Corinthians
- Bahia
- Cruzeiro
- Vasco
- Vitória
- Atlético-MG
- Fluminense
- Grêmio
- Juventude
- RB Bragantino
- Athletico-PR
- Criciúma
- Atlético-GO
- Cuiabá
Do Portal Bahia Notícias/Por Thiago Tolentino/Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias | Vitor Silva/Botafogo | Reprodução/X
Nenhum comentário:
Postar um comentário