Quarenta e nove prefeituras da Bahia estão com dificuldades para fechar as contas em 2024. O dado vem de um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que ouviu mais de 4.400 cidades no país. O estado só perde para Minas Gerais, com 110 municípios em situação parecida, e São Paulo, com 101.
A CNM perguntou aos prefeitos quais foram os maiores desafios nos últimos quatro anos, e a resposta foi quase unânime: 71% citaram a crise financeira e a falta de recursos como o principal problema. Além disso, 52% apontaram a instabilidade política e econômica como um complicador.
Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o levantamento reflete o impacto do aumento de responsabilidades dos municípios sem recursos proporcionais. Ele defende que medidas como a aprovação da PEC da Sustentabilidade Fiscal e uma Reforma Tributária focada em descentralização são essenciais para fortalecer as administrações locais e garantir autonomia financeira aos municípios. “É necessário e urgente debatermos e levarmos adiante medidas estruturantes para os Municípios”, afirma.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário