Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostrou que a crise financeira e a falta de recursos foram apontadas pelos prefeitos como os maiores desafios nos últimos quatro anos. O levantamento revelou que 71,2% dos gestores municipais, ou 3.186 prefeitos e prefeitas, enfrentaram esse problema. Foram ouvidos 4.473 municípios, representando 80,33% do total no Brasil.
Embora 80,9% dos gestores afirmem que irão encerrar o mandato com as contas em dia, 22,5% dos prefeitos admitiram que deixarão restos a pagar para a próxima gestão. A CNM explica que esse dado reflete a pressão da crise fiscal enfrentada pelas prefeituras, que além de lidarem com a falta de recursos, ainda enfrentam instabilidade política e econômica – uma preocupação mencionada por 53,1% dos gestores.
O estudo também revelou que, mesmo diante das dificuldades financeiras, os prefeitos estão se esforçando para garantir o pagamento do 13º salário até o dia 20 de dezembro. Apenas 1,3% das prefeituras informaram que terão atraso no depósito do benefício.
A CNM estima que o impacto do pagamento do 13º salário nos municípios pode alcançar R$ 29,75 bilhões, o que deve aquecer a economia local no final do ano.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário