O Instituto Butantan entregou à Anvisa, nesta segunda-feira (16), a última parte da documentação necessária para o registro da sua vacina contra a dengue, a Butantan-DV. Se aprovada, ela será a primeira vacina do mundo em dose única contra a doença, mas não estará disponível imediatamente.
Após a aprovação da Anvisa, o próximo passo será a definição do preço pela Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED). Em seguida, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) vai avaliar a inclusão da vacina no sistema público de saúde.
O diretor do Butantan, Esper Kallás, destacou o impacto da vacina. “É um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional. Isso mostra mostra que vale a pena investir na pesquisa feita no Brasil e no desenvolvimento interno de imunobiológicos”, disse.
Os testes clínicos da Butantan-DV foram concluídos em junho deste ano, com resultados que mostram 79,6% de eficácia para prevenir a dengue sintomática e 89% contra casos graves. Além disso, segundo o Butantan, a vacina mostrou segurança e eficácia prolongadas por até cinco anos.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário