A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (10) a Operação Roots, com o objetivo de desmontar um esquema internacional de tráfico de drogas. Segundo a PF, dois mandados de prisão e nove de busca e apreensão foram cumpridos, além do bloqueio de bens e ativos financeiros nas cidades de Conceição de Coité, na região sisaleira da Bahia, Navegantes, em Santa Catarina, e Buri, em São Paulo.
A PF explicou que a investigação começou em dezembro de 2022, quando mais de 70 kg de DMT, além de mescalina e maconha, foram apreendidos no Chile. A droga, que deveria ser extrato de mimosa acácia, na verdade era de mimosa hostilis, uma planta que contém DMT, substância alucinógena usada em rituais religiosos, especialmente por povos indígenas da América do Sul. A PF revelou que o objetivo era burlar a fiscalização chilena, já que a planta é controlada pelas autoridades do país.
De acordo com a PF, os suspeitos são membros da mesma família e enviavam drogas para países como Bulgária, Canadá e Argentina, utilizando tanto navios quanto os Correios para transportar as substâncias.
O nome da operação, “Roots”, foi escolhido pela PF como uma referência às raízes da planta mimosa hostilis. A PF informou ainda que as investigações seguem, e outros envolvidos estão sendo procurados para acabar de vez com o esquema.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário