Prefeitura de Serrinha IPTU

Prefeitura de Serrinha IPTU

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 30 de julho de 2022

Primeiro Cicloturismo de Pé de Serra acontece neste domingo dia 31 de julho


Sessenta e dois grupos de diferentes cidades e estados já confirmaram participação neste evento de ciclismo que está sendo aguardado com muita expectativa. O percurso em Pé de Serra será de 30 KM e promete muita diversão e emoção.

1- UCRJ- Riachao 

2- Anguera Bike

3- Meninas do pedal Top Girls - Serrinha

4- Pedalmiudinho.com - Alagoinhas 

5- Fios de Ouro (São Domingos)

6- Pedal & Trilha - Queimadas 

7- Águias do Sertão 

8- Lama na Catraca

9- TSA / Santaluz

10- ZÉ DO PEDAL 

11- BONFIM CICLISMO (Bomfim) 

12- Safira Bike - Ipirá 

13- Tsb Trabuco (Riachão)

14- Aqui Pedala Trabuco (Riachão)

15- Pedal pega bebo Trabuco (Riachão)

16- Reis e rainha (Riachão)

17- Loucos por bike Trabuco (Riachão)

18- Aqui pedala - Candeal 

19- Candbike (Candeal)

20- Tamburi Bike (Serrinha )

21- Pedal do Mickey (Serrinha)

22- Tartaruguinha Bike Service 

23- PEDALEIROS Jacuipenses (Riachão)

24- PEDAL  PÉ DE CANA (FEIRA DE SANTANA)

25- Pedaleiros do 90 (Nova Fátima )

26- Pedal VIP de Feira de Santana 

27- R.P pedal solitário - Valente 

28- Pedal das brutas - Capim Grosso 

29- LDR - Várzea da Roça 

30-  ArtBike (Coité)

31-  PDS (Coité)

32 - Ciclo Vida (Acajutiba)

33- Bike Girls (Acajutiba)

34- Bike Mania - Ponto Novo 

35- Amigas do Pedal (Ipirá)

36- Amigos do Pedal (Ipirá)

37- Denis e Nara (C. Grosso)

38- Itaticity (Itatiaia)

39- Turma da pedalada (Santa Inês)

40- Pedal colibris (SSA/BA)

41- Pedaleiros do Juá (Coité)

42- Feras no pedal (Vera Cruz)

43- Girolento (Ichu)

44- Tukas Bike  (Tucano) 

45- Irará Bike (Irará)

46-  Trilheiros do Sertão(FSA)

47- Amigos de Bike(FSA)

48- Pra quem pedala (Santa Bárbara)

49- Aventureiros do pedal de (Gavião)

50- Trilheiros de (Pintadas)

51- Fire Bike (FSA)

52- Carecas bike (FSA)

53- TOTALBIKESS- ARACAJU-SERGIPE 

54- PINGA BIKE (FSA)

55- Pedal da lunga (Lauro de Freitas)

56- Pedal Alternativo (FSA)

57- GRUPO PEDAL  DA SERRA - SERRINHA

58- Feras Bike (Nova Soure-Ba)

59- LEÕES DE JUDÁ (FSA)

60 - MILABIKE - MILAGRES -Ba

61- LONGÃO BIKE CLUB - SERRINHA 

62- Pedal da Amizade - Serrinha

Secretaria de Saúde de Coité monitora caso suspeito de Varíola do Macaco

Após o surgimento de boatos de que Conceição do Coité teria registrado o primeiro caso de Varíola do Macaco, a Secretaria de Saúde do Município publicou uma nota de esclarecimento em rede social na tarde deste sábado, 30, informando que está acompanhando, através de sua equipe de Vigilância Epidemiológica (VIEP), em parceria com a Rede de Atenção Básica e de Assistência Hospitalar o caso de uma jovem de 16 anos, que apresentou, na última terça-feira, 26, quadro de febre e erupção cutânea de início súbito.

De acordo com a nota, “apesar de ser considerado como caso suspeito, segundo os critérios do Ministério da Saúde, o mesmo não reúne os critérios epidemiológicos para ser considerado um caso provável. Por isso, outros diagnósticos diferencias estão também sendo considerados”.

Veja a nota na íntegra

Do Portal Calila Notícias


Bahia de Feira bate o Costa Rica-MS e avança de fase na Série D

O Bahia de Feira voltou a campo na tarde deste sábado precisando de um triunfo para avançar às oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. Depois de empatar a primeira partida fora de casa, o time feirense não decepcionou e bateu o Costa Rica-MS por 2 a 1 na Arena Cajueiro.

Os gols foram marcados pelo atacante Zé Oliveira, ambos aos 27 e 37 minutos do primeiro tempo.

 Nas oitavas de final, o Bahia de Feira vai enfrentar o São Bernardo, que venceu o Azuriz por 2 a 0 na tarde deste sábado no Estádio Primeiro de Maio, após empate em 1 a 1 no jogo de ida, disputado no Estádio Os Pioneiros.

Do Portal Galáticos Online


Rua no centro de Serrinha se torna "banheiro a céu aberto", denuncia comerciante


Um comerciante entrou em contato com o Info Serrinha para denunciar e pedir soluções para a atual situação da 1ª Travessa Agenor de Freitas, conhecida como "Beco do Urubu", que fica ao lado de um supermercado no centro de Serrinha.

Segundo o comerciante, a rua já é um "depósito de resíduos orgânicos" produzidos e despejados pelos comerciantes locais, agora a situação ficou ainda pior pois também se tornou um "banheiro a céu aberto", deixando a Travessa com muito fedor e sujeira.

O comerciante fez a denúncia e aguarda por uma solução por parte da gestão pública.
Do Portal Info Serrinha

Irã amputa dedos de homem condenado por roubo, diz ONG

Manifestação em Haia, na Holanda, pede condenação do Irã por violações de direitos humanos, em 12 de outubro de 2019 | Foto: Sem Van Der Wal/ANP/AFP

Um homem condenado por roubo teve os dedos amputados por uma guilhotina no Irã, disse nesta sexta-feira (29) a Anistia Internacional, que classificou o ato como um “castigo indescritivelmente cruel”.

Pouya Torabi, de 30 anos, foi levado com urgência a um hospital após lhe cortarem os dedos em 27 de julho, na presença de vários funcionários e um médico da penitenciária de Evin, em Teerã, segundo a ONG.

Em 31 de maio, autoridades iranianas amputaram também os dedos de outro condenado, Sayed Barat Hosseini, sem anestesia, segundo a Anistia.

“A amputação é uma tortura aplicada judicialmente e, por tanto, um crime sob o direito internacional. Todos os que participaram da ordem e da execução destes castigos corporais devem ser processados”, afirmou Diana Eltahawy, diretora adjunta da Anistia para o Oriente Médio e o norte da África.

As penas por amputação no Irã implicam no corte de quatro dedos da mão direita, segundo o Código Penal iraniano.

O Centro Abdorrahman Boroumand afirma que as autoridades iranianas já amputaram os dedos de pelo menos 131 homens desde janeiro do ano 2000.

Do Portal NS/Fonte: France Presse

‘Posso pensar em renunciar, mas não agora’, diz papa Francisco

Papa falou com jornalistas no avião papal na volta de uma viagem ao Canadá | Foto: Divisão de produção e fotografia/Divulgação via REUTERS

O papa Francisco afirmou que pode chegar o momento em que ele precise avaliar a possibilidade de renúncia à chefia da Igreja Católica – e que o faria caso sua saúde o impeça de servir o cargo do modo necessário. Mas não é algo em que pense no momento, disse ele.

“A porta (à renúncia) está aberta – é uma opção normal. Mas até hoje eu não bati nessa porta. Não senti a necessidade de pensar nessa possibilidade. O que não quer dizer que daqui a dois dias eu não possa começar a pensar a respeito”, afirmou.

Os comentários foram feitos ao final de uma viagem ao Canadá, na qual pediu desculpas a indígenas pelo papel da Igreja em antigas escolas cuja função era assimilar povos originários e destruir suas culturas e idiomas nativos.

Foi uma viagem de programação extensa e cansativa.

Francisco, de 85 anos, reforçou que pretende seguir com suas funções – e disse que será guiado por Deus no que diz respeito à renúncia, na eventualidade de ela acontecer.

“Não é uma catástrofe mudar de papa, não é um tabu”, ele disse a jornalistas, sentado em uma cadeira de rodas, no avião papal, voltando do Canadá a Roma.

Em meses recentes, Francisco sofreu com um problema no joelho que impactou sua mobilidade. Ele passou boa parte da turnê no Canadá na cadeira de rodas.

Mas ele havia reforçado que não tem problemas de saúde mais sérios, embora reconheça as limitações impostas pela idade.

“Esta viagem foi intensa”, disse ele aos jornalistas. “Não acho que eu consiga continuar a viajar com o mesmo ritmo que antes, na minha idade, com as limitações deste joelho. Ou me poupo um pouco para continuar a servir a Igreja, ou preciso começar a considerar a possibilidade de sair.”

O papa – cujo antecessor, Bento 16, renunciou em 2013 – afirmou ainda que pretende visitar a Ucrânia, mas antes vai se aconselhar com seus médicos.

Em sua visita ao Canadá, o foco foi o pedido de desculpas aos povos nativos.

O papa se mostrou mais engajado quando interagiu com a população local – em particular sobreviventes de abusos de escolas católicas.

Mas houve momentos em que, durante os momentos mais formais da viagem, como encontros políticos, seu cansaço ficou mais evidente.

Na conversa com os jornalistas durante a viagem de volta, ele se animou ao criticar os chamados “tradicionalistas” dentro da Igreja Católica – que, por sinal, seriam os que mais celebrariam uma troca de papa.

“Uma Igreja que não evolui é uma Igreja que volta para trás”, disse Francisco. “Muitas pessoas se consideram tradicionalistas, mas não, elas apenas voltam para trás. Isso é um pecado.”

“Tradição é a fé viva nos mortos, mas sua atitude é a fé morta dos vivos. É importante entender o papel de uma tradição – um músico dizia que a tradição é a garantia de futuro, não é uma peça de museu.”

Do Portal NS/Fonte: BBC

Conta de luz segue sem cobrança adicional em agosto, decide Aneel

Foto: Freepik

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu na sexta-feira (29) que a conta de luz continuará sem cobrança adicional em agosto.

Segue vigente então a bandeira tarifária da cor verde, que não acrescenta custos aos consumidores com base no gasto mensal de energia elétrica.

A expectativa da Aneel é que a bandeira verde – em vigor desde 16 de abril – continue acionada até o final do ano devido à recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo da geração de energia. No final de todo mês, a agência decide a cor da bandeira para o mês seguinte.

Quando o custo da produção de energia aumenta, por exemplo, por conta do acionamento de usinas térmicas (mais poluentes e mais caras), a Aneel pode acionar as bandeiras amarela, vermelha patamar 1 ou 2 — que representam custo extra ao consumidor.

Do Portal NS/Fonte:TV Globo

Mototaxista é executado com requintes de crueldade em Pé de Serra

Na manhã deste sábado (30), um homem identificado pelo pré nome Reinaldo, foi executado com vários disparos de arma de fogo, na região do Povoado Lagoa do Varão no município de Pé de Serra, na Bacia do Jacuípe.

Segundo informações, o rosto da vítima ficou totalmente desfigurado, o que configura o crime como requintes de crueldade.

Segundo o Blog do Ril de Beto, a vítima atuou como mototaxista na cidade de Capim Grosso pelo período de aproximadamente cinco anos, retornando há mais de um ano para a região de Pé de Serra, onde residia com familiares.

Ainda não se tem informações sobre a autoria, e o que motivou o homicídio.

CN | Blog do Ril De Beto



Pausa na carreira: Simone & Simaria cancelam shows e aumentam rumores de separação

 

Pausa na carreira: Simone & Simaria cancelam shows e aumentam rumores de separação
Foto: Divulgação

A dupla Simone & Simaria devem fazer uma pausa na carreira, conforme noticiado pela coluna Leo Dias, do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias. Segundo o colunista, o cantor Leonardo será o substituto da dupla na Expô Araçatuba 2022. O show do sertanejo está marcado para 7 de setembro. Ele foi chamado para substituir as cantoras que decidiram dar uma pausa na carreira, conforme informado pelo CEO da Viva + Entretenimento, Guilherme Moron.

 

Procurada pela coluna, a assessoria de imprensa das coleguinhas revelou não ter ciência desta pausa nos shows da dupla sertaneja até o momento. Até então, os shows estavam sendo conduzidos por Simone, após problemas de saúde de Simaria. Outros, foram cancelados. Mas o de setembro, estava mantido na agenda da artista. 

 

De acordo com a reportagem, as suspeitas sobre um fim da dupla se intensificam cada dia mais, desde que Simaria anunciou que se afastaria dos palcos para cuidar de sua saúde. Desde então, mudanças em ambos os perfis das cantoras levantaram comentários sobre as irmãs seguirem carreiras solo.


Do Portal Bahia Notícias

Everton marca pela 1ª vez no Bahia e ganha elogio de Enderson: 'Movimento bacana'

Everton marca pela 1ª vez no Bahia e ganha elogio de Enderson: 'Movimento bacana'
Foto: Enaldo Pinto / Ag. Haack / Bahia Notícias

A noite da última sexta-feira (29) será inesquecível para o jovem atacante Everton, revelado na base do Bahia. Ele entrou no segundo tempo do jogo contra o Náutico e marcou o terceiro gol tricolor na partida. Essa foi a primeira vez que o atleta de 20 anos balançou a rede desde que estreou no profissional.

 

A atuação do jogador foi destacada pelo técnico Enverson Moreira, que valorizou a movimentação do jogador e ressaltou a importância do clube trabalhar com atletas da base.

 

"Precisamos enaltecer o gol do Everton, menino que estava no sub-20, fez um movimento bacana, recebendo passe de Jacaré.  É importante que o Bahia seja um clube formador, com jogadores que vão ganhando maturidade e jogo. Valorizo e gosto de ver essa garotada buscando o seu espaço", disse.

 

Durante a partida, Enderson Moreira promoveu a estreia do meia Patrick Verhon, de 17 anos. O treinador explicou a entrada dele e pediu paciência para que ele possa se desenvolver.

 

"Eu já tinha solicitado a presença dele durante a semana, é um menino que está no clube desde os 14. O que fez ele ganhar a oportunidade é o que ele tem feito no sub-20. É um menino inteligente, mas temos que ter calma. Foi uma experiência. O receio dele é uma coisa normal e ele tem que vencer isso. Entrou com o placar em vantagem, mas os poucos minutos teve qualidade, lucidez, com perspectivas boas para o futuro do Bahia", relatou.

 

Durante o triunfo do Esquadrão sobre o alvirrubro, seis jogadores formados no tricolor estiveram presentes: André, Ignácio, Matheus Bahia, Miqueias, Everton e Patrick Verhon.


Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Concurso para delegado na Bahia tem prova marcada para 21 de agosto; saiba mais

Concurso para delegado na Bahia tem prova marcada para 21 de agosto; saiba mais
Foto: Divulgação / Polícia Civil

As provas para o concurso de delegado da Polícia Civil da Bahia estão definidas. Vão ocorrer no dia 21 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (30). As provas serão objetivas e discursivas e ocorrerão em Salvador. Ao todo, são 150 vagas disponíveis conforme edital Edital SAEB Nº 02/2022.

 

No dia da prova, pela manhã, as provas objetivas acontecerão a partir das 8h, com portões fechados às 7h45. No período da tarde, as provas discursivas terão início às 14h, com portões fechados às 13h45. Os candidatos deverão comparecer com 60 minutos de antecedência, pelo menos, munidos de documento de identificação com foto, cartão de convocação e comprovante de vacinação, conforme edital, além de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

 

Antes dessa última mudança, as avaliações estavam programadas para o último dia 24, juntamente com as provas para escrivão e investigador do referido concurso, estas últimas já realizadas. Ao todo são mil vagas - 150 para escrivão e 700 para investigador, além das 150 para delegado.

 

O novo cronograma estará disponível no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), bem como no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), no www.ibfc.org.br.

 

A secretaria da administração do estado alerta que não fará as provas, e por conseguinte, ser eliminado, o candidato que não apresentar documento de identificação original como foto e comprovante de vacinação. A recomendação é que os candidatos usem máscaras de proteção no local de realização das provas.


Do Portal Bahia Notícias

Novo estudo contesta teoria de que o tiranossauro possuía três espécies

Novo estudo contesta teoria de que o tiranossauro possuía três espécies
Foto: Reprodução / Acessa.com

A guerra dos tiranossauros continua. Alguns meses depois que uma equipe de pesquisadores americanos propôs que o Tyrannosaurus rex, mais famoso dinossauro de todos os tempos, na verdade corresponderia a três espécies diferentes, outros paleontólogos decidiram publicar uma contestação detalhada dessa hipótese.
 

Segundo eles, a ideia pode até ser interessante no papel, mas os argumentos usados para defendê-la não fazem muito sentido.
 

O novo estudo, assinado por uma equipe dos EUA e sob coordenação de Thomas Carr, do Carthage College, acaba de sair na revista especializada Evolutionary Biology, a mesma que abrigou a pesquisa original sobre o suposto trio de tiranossauros.
 

Os defensores da ideia, como o pesquisador independente Gregory Paul, afirmam enxergar uma variabilidade considerável nos níveis de robustez e na dentição dos fósseis dos superpredadores, a qual seria suficiente para propor que estaríamos diante de três espécies, e não apenas uma. Além disso, os bichos teriam vivido em épocas ligeiramente diferentes no fim da Era dos Dinossauros. De acordo com Paul e companhia, o correto seria considerar a seguinte divisão:
 

1 - Uma espécie mais antiga e robusta, o T. imperator, que tinha dois incisiformes (dentes equivalentes aos incisivos dos mamíferos como nós);
 

2 - Duas espécies mais recentes cuja dentição incluía apenas um incisiforme. A mais robusta seria o T. rex propriamente dito, enquanto a mais grácil (ou seja, de ossos mais delgados), receberia o nome de T. regina.
 

Os nomes científicos vêm das palavras em latim para "imperador", "rei" e "rainha", respectivamente. Quando o trabalho foi publicado, em março de 2022, Paul disse ao jornal Folha de S.Paulo que a diferença entre as espécies poderia estar ligada, por exemplo, a nichos ecológicos ligeiramente diferentes.
 

Embora todos fossem predadores de grande porte, os animais mais robustos teriam se especializado na caça ao poderoso Triceratops, o herbívoro que lembrava um rinoceronte anabolizado. Já o T. regina poderia caçar edmontossauros, comedores de plantas com bico de pato e sem os armamentos do Triceratops.
 

Já no momento da publicação do primeiro estudo, porém, muita gente duvidou da ideia, e a nova pesquisa detalha o porquê desse ceticismo. E a lista de motivos é grande, a começar por um fato apontado por paleontólogos como o brasileiro Rafael Delcourt, da USP de Ribeirão Preto (que não esteve ligado a nenhum dos estudos): a comparação se centrou basicamente na robustez do fêmur (o osso da coxa) e na dentição, o que seria pouca coisa para determinar diferenças entre espécies.
 

Carr e seus colegas também apontam que a diferença temporal entre os exemplares não está definida com clareza, já que a estratigrafia (basicamente a sucessão de camadas de rocha nos sítios paleontológicos) dos locais com fósseis de T. rex não tem estimativas precisas de datas.
 

O golpe mais grave contra a ideia das três espécies, no entanto, talvez tenha a ver com a proposta de que existiram formas "robustas" e "gráceis" de tiranossauros. Essa separação foi feita a partir de um índice que basicamente dividia o comprimento do fêmur de cada fóssil pelo diâmetro do osso (vendo, então, quais tiranossauros tinham fêmures mais "gordinhos").
 

No novo estudo, os pesquisadores fizeram essas mesmas contas com 112 espécies de aves modernas (que, no fundo, não passam de dinossauros carnívoros, aparentados aos tiranossauros) e quatro dinos carnívoros. Resultado: a variação na "robustez" dos tiranossauros está na média das aves de uma mesma espécie hoje em dia. Não faria sentido, portanto, separar os exemplares em espécies diferentes.
 

Por fim, Carr e companhia apontam que nem mesmo os critérios usados pelo estudo original seriam suficientes para classificar a maioria dos espécimes analisados como pertencentes a alguma das supostas três espécies. Com esse nível de incerteza, a classificação deixaria de ser útil, argumentam.
 

Para eles, é mais provável que a variabilidade dos espécimes de T. rex se deva a diferenças individuais, ligadas à idade ou à alimentação, ou mesmo a alguma forma de dimorfismo sexual (variação entre machos e fêmeas).
 

É improvável que o debate termine agora, no entanto. Gregory Paul já anunciou que vai publicar um novo estudo usando as ornamentações e calombos no crânio dos espécimes como argumento em favor da hipótese das três espécies.


Do Portal Bahia Notícias/por Reinaldo José Lopes | Folhapress

Brasil gasta R$ 1,4 bilhão em hospitalizações por insuficiência cardíaca

Brasil gasta R$ 1,4 bilhão em hospitalizações por insuficiência cardíaca
Foto: Divulgação

O Brasil gastou R$ 1,4 bilhão em hospitalizações por insuficiência cardíaca, com morte de 77.290 pessoas, no período de 2018 a 2021. Os dados fazem parte do estudo Dimensionando os impactos da insuficiência cardíaca no ambiente ocupacional brasileiro, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e pelo Serviço Social da Indústria (Firjan Sesi).

 

O estudou coletou dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), entre 2018 e 2021, enquanto os indicadores previdenciários da ocorrência da enfermidade sobre o trabalhador e a população brasileira se basearam em 35,9 milhões de entradas no sistema de dados da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), entre 2008 e 2021. O impacto da insuficiência cardíaca na atividade laboral foi levantado por especialistas do Centro de Inovação Sesi em Saúde Ocupacional, da Firjan Sesi.

 

Segundo o pesquisador Leon Nascimento, do Centro de Inovação Sesi em Saúde Ocupacional, é difícil mensurar os impactos de uma doença observando apenas os aspectos clínicos. “Quando a gente coloca em consideração os aspectos financeiros, consegue ter uma dimensão melhor do quanto essa doença está impactando a sociedade como um todo. Porque esse impacto é não só sobre o que se está dispendendo financeiramente por conta de uma doença que é crônica e tratável, dentro do contexto socioeconômico possível, mas também a gente está tirando pessoas do ambiente de trabalho que poderiam estar contribuindo com suas famílias e comunidades e, por conta da doença, estão se afastando”.

 

Foram percebidas iniciativas boas para a agregação dessas pessoas e acompanhamento a longo prazo, mas há uma dificuldade grande para a interiorização de acesso aos serviços de saúde especializados. Segundo o estudo, a maioria dos cardiologistas está instalado nas capitais e estados do eixo Sul/Sudeste, enquanto as regiões Norte, Nordeste e, inclusive, o Centro-Oeste ficam menos assistidas, disse Nascimento.

 

Há, segundo ele, uma sobrecarga dos profissionais especializados nessas regiões, o que afeta os indicadores de mortalidade, internações e custo das internações. “No fim das contas, impacta não só a pessoa que está sobre o leito, mas o sistema de saúde, que poderia estar atendendo outras demandas, e também os familiares, as empresas onde os doentes trabalham e a região onde elas vivem”.

 

Somente com benefícios temporários (auxílios doença) pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a perda da produtividade chega a R$ 2,4 bilhões por ano. Somando-se os valores dos benefícios temporários e os diferentes custos com uma nova contratação ou sobrecarga de outro profissional da equipe, o custo dos afastamentos pode chegar até R$ 6 bilhões por ano. “A gente pegou o PIB nacional per capita (por indivíduo) e dividiu pelo número de dias por ano. O valor do PIB per capita diário foi multiplicado pelo tempo de afastamento para cada beneficiário ou pessoa afastada por conta da insuficiência cardíaca”, explicou o pesquisador.

 

A soma total desses valores pode chegar a R$ 6 bilhões por ano. No período de 2018 a 2021, as perdas podem alcançar até R$ 25 bilhões. Somente as internações acumulam perdas de R$ 1,4 bilhão por ano, porque são recorrentes, longas e complexas, afirmou Nascimento destacando que foram utilizados valores das tabelas do Sistema Único de Saúde (SUS), que não representam os valores de mercado, porque não consideram a inflação do período analisado.

 

A insuficiência cardíaca é uma doença crônica e progressiva. Se identificada nos estágios iniciais, há tratamento no SUS e o paciente pode ter qualidade de vida, o que não ocorre quando a doença é diagnosticada em estágio avançado. O impacto da insuficiência cardíaca é consideravelmente maior no sistema de seguridade social do que outras doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. 

 

Segundo o levantamento, no intervalo de 12 anos (de 2008 a 2021), a insuficiência cardíaca provocou, em média, 152 dias de afastamento das atividades produtivas, enquanto a hipertensão e o diabetes ocasionaram um período bem menor, de 12 dias e 9 dias, respectivamente.

 

A insuficiência cardíaca atinge mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Ela se caracteriza por uma progressiva perda da capacidade do coração de bombear sangue. Se não for tratada, pode levar à incapacidade a longo prazo, além de comorbidades, altas taxas de internações e redução global da expectativa de vida.


Do Portal Bahia Notícias

'Temos tudo para ganhar a eleição porque temos um candidato preparado', diz Wagner

'Temos tudo para ganhar a eleição porque temos um candidato preparado', diz Wagner
Foto: Adriel Francisco / Divulgação

O senador Jaques Wagner (PT) afirmou neste sábado (30) na convenção que oficializou a chapa governista, encabeçada por Jerônimo Rodrigues, como candidato a governador da Bahia, Geraldo Júnior com vice e Otto Alencar para o Senado, que o time de Lula na Bahia possui todas as condições de vencer a disputa eleitoral no estado neste ano. “Nós vamos ganhar a eleição, temos tudo para ganhar a eleição porque temos um candidato preparado e temos mais do que tudo, temos vocês, a militância e todos os partidos que saíram dos quatro cantos da Bahia”.

 

Wagner destacou ainda que a experiência do candidato do PT como gestor lhe habilitar a fazer um grande trabalho para melhorar a vida do povo baiano. “Jerônimo trabalhou no governo federal e foi durante oito anos secretário de Rui Costa. Jerônimo, talvez nem todo mundo saiba, foi quem que coordenou os dois programas de governo de Rui, 2014 e 2018. Jerônimo é a cara de um baiano como nós todos aqui, é um cara de família simples que com seu esforço chegou até ser professor da universidade. É um pregador da paz, da família, do progresso e do emprego. Foi isso que Luiz Inácio Lula da Silva ensinou a nós todos que estamos aqui”.

 

Na convenção, o senador falou ainda que assim com ele e Rui, que também não eram conhecidos quando se candidataram e venceram as eleições no primeiro turno, Jerônimo também será eleito. “Mais uma vez vamos repetir a história. Eu, em 2006, não era conhecido, Rui em 2014 não era conhecido, Jerônimo 2022 ainda não é conhecido, mas a gente precisa construir uma história na Bahia de alguém que é uma surpresa, é uma surpresa que se consolida como um grande governador”.

 

Wagner reafirmou também que a campanha de Jerônimo conta ainda com duas alavancas para fazer dele o próximo governador. “Primeiro o governador Rui Costa, que é o governador mais bem avaliado do Brasil, é o governador que segundo a imprensa nacional, é o que mais cumpriu compromissos de campanha. Ele é o pilar da campanha de Jerônimo, e outro pilar vocês sabem quem é quem? Quem é o outro pilar da campanha de Jerônimo? É Lula”.


Do Portal Bahia Notícias

Neto questiona governos do PT: 'Que estado esse pessoal deixa para nós depois de 16 anos?'

Neto questiona governos do PT: 'Que estado esse pessoal deixa para nós depois de 16 anos?'
Foto: Divulgação

O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) pediu neste sábado (30) a reflexão dos baianos sobre os problemas crônicos deixados no Estado após 16 anos de governos seguidos do PT. Segundo ele, em visita a Ibititá, está claro que os baianos não aguentam mais os mesmos problemas na saúde, educação, segurança pública e desemprego, e querem mudança.

 

"O que eu tenho pedido aos baianos é que façam uma reflexão usando o coração, avaliem qual é a situação da Bahia do presente. Que estado esse pessoal que está aí nos governando deixa para nós depois de 16 anos? O que tenho pedido aos baianos é que avaliem se já não foi tempo o suficiente, se já não foi tempo bastante para eles mostrarem do que são capazes e do que não são", discursou em Ibititá, na mocrorregioão de Irecê.

 

Segundo Neto, mesmo após 16 anos no poder, o governo petista não conseguiu resolver problemas graves para os baianos: "O pior de tudo é que, quando a gente olha para as questões mais essenciais para a vida do nosso povo, enxergamos muitos problemas. É a insegurança, com essa violência que não para de crescer, é a educação da Bahia com a pior nota no IDEB de todo o país", disse.

 

"É a saúde, trazendo dificuldade para o povo do interior, que precisa logo de um internamento hospitalar e não consegue. É a falta de emprego, é a falta de compromisso com o homem do campo, a falta de atenção ao produtor rural. O que a gente viu por 16 anos foi muita conversa, muito discurso, muita promessa, muita propaganda. O que a gente não viu nesse tempo todo foi trabalho concreto, a gente não viu a vida das pessoas mudarem de verdade", acrescentou.

 

ALIANÇA

ACM Neto e Cacá Leão (PP), pré-candidato ao Senado, foram recebidos em Ibititá por lideranças locais como o ex-prefeito Dr. Chiquinho e Afonso Mendonça (PSDB), candidato a prefeito em 2020. Eles fizeram uma caminhada ao lado de centenas de pessoas pelas ruas da cidade e depois participaram de um ato político ao lado de pré-candidatos a deputado estadual e federal.

 

Em seu discurso, Neto reforçou que não possui padrinhos políticos e que, diferentemente dos adversários, fala muito mais de si e do seu projeto. "É para mudar de verdade a vida dos baianos que estou nessa caminhada e é por acreditar que os baianos decidiram, de uma vez por todas, que querem a mudança, querem o novo, querem a renovação", disse.

 

"Vamos enfrentando todos os obstáculos até outubro deste ano, tendo a maior e mais importante aliança que um político pode ter, que é o apoio do seu povo. Quem me sustenta nessa caminhada é o povo da Bahia. Graças à vontade e ao amor pelo nosso estado é que eu não tenho dúvida: outubro está logo ali, faltam pouco mais de 60 dias, e os baianos conscientes vão estar ao nosso lado para construir uma grande vitória nas eleições deste ano", completou Neto.


Do Portal Bahia Notícias

Com maioria feminina na chapa, Roma garante combater violência às mulheres

Com maioria feminina na chapa, Roma garante combater violência às mulheres
Foto: Divulgação

O pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), garantiu que, se eleito, fará um combate intenso à violência contra a mulher na Bahia. Segundo dados da Rede de Observatórios da Segurança, a cada dois dias uma pessoa do sexo feminino é vítima de violência no estado.

 

“A prova de nosso respeito e compromisso na defesa das mulheres são as minhas duas parceiras nesta caminhada, as candidatas Dra. Raíssa ao Senado, e minha vice Leonídia Umbelina. As mulheres são maioria em nossa chapa, onde têm voz ativa e vão estar firmes comigo nesta luta!”, afirmou Roma durante a Convenção Estadual do PMB, em Feira de Santana, na manhã deste sábado (30).

 

No evento que oficializou a entrada do PMB na chapa majoritária “A Bahia de Mãos Dadas com o Brasil, liderada pelo PL, Roma destacou que, no governo do presidente Jair Bolsonaro, foi quando houve a sanção do maior número de leis em defesa das mulheres. “Seguiremos esse exemplo. E vamos vencer as eleições para acabar com esses vergonhosos índices, implantando uma rede eficiente de proteção e apoio às mulheres”.


Do Portal Bahia Notícias

Formosa do Rio Preto: Homem morre eletrocutado durante instalação de antena de TV a cabo

Formosa do Rio Preto: Homem morre eletrocutado durante instalação de antena de TV a cabo
Foto: Reprodução / Portal do Cerrado

Um choque elétrico matou um homem de 57 anos em Formosa do Rio Preto, pouco depois do meio-dia de sexta-feira (29). No momento do acidente, ele estava sobre o telhado de um ponto comercial localizado às margens da BR-135, na área urbana, instalando uma antena de TV por assinatura.

 

Segundo informações iniciais do site Portal do Cerrado, ele passava um cabo guia em aço por uma canaleta e é provável que tenha encontrado um fio energizado e desencapado. Com o choque ele caiu sobre o telhado, onde também havia uma canaleta de zinco.

 

O SAMU foi acionado e técnicos tiveram que quebrar parte do telhado para a retirada dele. Os socorristas já encontraram o corpo sem atividade cardíaca, diagnosticada também por ECG no local. Abalada, a esposa esteve no local, mas foi encaminhada para o Hospital Municipal Drº Altino Lemos Santiago, junto com uma filha do casal.

 

A vítima identificada como Wilmar Ferreira dos Santos, era funcionário público municipal, trabalhava como motorista no hospital de Formosa do Rio Preto, e fazia diversos trabalhos extras. Vários colegas dele foram ao local do acidente, lamentando a morte.

 

O corpo será transferido para o IML Instituto Médico Legal na cidade de Barreiras. Ele deixa esposa, irmãos, filhos e netos. No início da noite, a prefeitura lamentou a morte dele em uma nota. Segundo informou, ele fazia parte do quadro efetivo e trabalhou por mais de 20 anos.


Do Portal Bahia Notícias

Samba de Quina, a banda serrinhense que vem ganhando espaço no meio musical baiano

Foto: Divulgação


A banda Samba de Quina da cidade de Serrinha, completando 4 anos de carreira vem a cada ano ganhando seu espaço, e agora é uma enorme representação para o município realizando seu primeiro show na capital da Bahia no evento CABULA FEST no próximo dia 31/08.

A banda que tem a sua frente o vocalista Kal Andrade, vem a cada dia conquistando mais espaço no cenário musical agregando público de diferente idades. 

Neste sábado (30), a banda tocará em um evento privado. 

Clique aqui e siga a Samba de Quina no Instagram.

Foto: Divulgação

Do Portal Ailton Pimentel

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Goleira baiana filha de mãe coiteense é convocada para Copa do Mundo feminina Sub-20 na Costa Rica

A jovem goleira filha de coiteense fez parte da seleção campeã do Sul-Americano em abril deste ano
O técnico Jonas Urias anunciou, ontem (27), as 21 atletas convocadas que irão representar a Seleção Feminina de Futebol Sub-20 na Copa do Mundo Sub-20 FIFA na Costa Rica 2022. A equipe brasileira irá em busca do título inédito e na primeira fase enfrentará as seleções da Costa Rica, Austrália e Espanha. 

Imagem Reprodução Calila Notícias
Entre as 21 convocadas está a goleira Yanne Camille, natural de Salvador, mas que segundo o Calla Notícias tem raízes em Conceição do Coité, terra natal de sua mãe Fátima Fonseca. 

Yanne começou no Vitória e depois transferida para a Ferroviária de Araraquara-SP onde conquistou a Libertadores, foi convocada para a seleção brasileira Sub-20 que conquistou este ano o titulo Sul-Americano e agora vai compor o elenco em busca do mundial.

O primeiro adversário do Brasil no Mundial será a Espanha no dia 10 de agosto, no Estádio Nacional de San José. Na segunda rodada, a Canarinho encara a Austrália no dia 13, no Estádio Morera Soto, em Alajuela. No último compromisso, a Seleção jogará diante da Costa Rica, no dia 16, novamente no Estádio Nacional de San Jose. O torneio acontecerá entre os dias 10 a 28 de agosto nas cidades de San José e Alajuela.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman com informações do Calila Notícias