Odonto Luz

Odonto Luz

Prefeitura de Serrinha

Prefeitura de Serrinha

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Professores da UFBA iniciam greve a partir da próxima segunda

Professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), decidiram em assembleia que aconteceu no fim da tarde desta quinta (25), o início de uma greve, que será deflagrada na próxima segunda (29). 

 

A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pelo Apub Sindicato. “Os professores deflagraram a aprovação da greve, a reitoria vai ser oficiada hoje, temos um prazo de 72h para começar, então oficialmente ela começa na segunda-feira”, afirmou a assessoria de comunicação.

 

Ainda segundo informações, a deflagração da greve foi a única solução encontrada neste momento para que as negociações com o governo evoluíssem. “O motivo foi a negociação com o governo que não avançou e os professores entenderam que a única estratégia de negociar hoje, seria deflagrar esta greve”, concluiu. 

 

A categoria reivindica reajuste salarial, reestruturação das carreiras do Magistério Superior e EBTT, e recomposição orçamentária das universidades e institutos federais.

 

No total foram 210 votos a favor da deflagração da greve, 129 votos para iniciar um estado de greve e quatro abstenções.


Do Portal Bahia Notícias/Por Sérgio Di Salles


Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

O cantor Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira (26), aos 51 anos, em decorrência de um câncer. Mais cedo, o artista havia apresentado uma piora no quadro de saúde e seguiu internado na UTI do Hospital Unimed-Rio, no Rio de Janeiro, em estado gravíssimo. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

 

O músico havia descoberto um câncer inguinal em outubro de 2022 e após três meses anunciou que estava curado. Entretanto, em maio de 2023, ele recebeu o diagnóstico da doença, desta vez, nos testículos e estava em fase de tratamento.

 

“Nosso guerreiro lutou bravamente, mas infelizmente foi vencido pelo câncer, mas será sempre lembrado por toda família, amigos e sua imensa legião de fäs, por sua genialidade, força e pelo amor aos palcos e ao MOLEJO. Sua presença e alegria era uma luz que iluminava a vida de todos ao seu redor, e sua falta será profundamente”, dizia o comunicado nas redes sociais.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução / Instagram


Depoimento de Musk será usado para pedir impeachment de Moraes

O depoimento de Elon Musk à Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados será usado, pela oposição, para tentar arregimentar votos para o impeachment de Alexandre de Moraes. Parlamentares críticos do ministro admitem, hoje, não ter os 54 votos necessários no Senado para aprovar um pedido de afastamento. Mas acreditam que o fator Musk vai alterar o cenário.


De acordo com a coluna de Paulo Cappelli do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a oposição prevê que novas decisões sigilosas do magistrado do STF serão tornadas públicas até a oitiva do empresário, mas que o material divulgado no caso conhecido como “Twitter files” já é forte o suficiente para turbinar uma campanha pelo afastamento do magistrado.


Segundo o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo), Moraes teria cometido duas irregularidades no exercício da função, de acordo com os documentos vazados.


“O ‘afastamento de garantias individuais’ foi um argumento usado por Alexandre de Moraes em decisões que miraram críticos dele e opositores do governo. Se é uma garantia individual, não pode ser afastada com a frequência que tem sido afastada pelo ministro. Está configurada, também, a prática de censura ao suspender as contas de agentes políticos nas redes sociais”, opinou Van Hattem.


O afastamento de garantias individuais foi citado por Moraes, por exemplo, ao bloquear a conta da filha do blogueiro Oswaldo Eustáquio. Ao ordenar o bloqueio na conta bancária de M., que tem 15 anos, Moraes disse ter “afastado, excepcionalmente, garantias individuais” para que não fossem usadas “como verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas”.


Na ocasião, o ministro assinalou que os valores na conta da adolescente estavam sendo usados pelo pai, que é considerado foragido pelo STF. A jovem, por sua vez, afirma que o bloqueio atrapalha seus gastos com necessidades básicas. Em suas decisões, Moraes costuma afirmar que medidas mais duras, como prisões preventivas e operações de busca e apreensão, são necessárias para a manutenção do Estado Democrático de Direito.


A atuação de Alexandre tem sido respaldada pelo presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso, que já manifestou publicamente apoio ao magistrado. O depoimento de Elon Musk deverá ocorrer por videoconferência, em data ainda a ser definida.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil


Chinesa apresenta carro voador que, de fato, se parece com um carro

Chamados de carros voadores, os eVtols (aeronaves de decolagem e pouso na vertical) são uma aposta para o futuro da mobilidade. Entretanto, os veículos já apresentados se parecem mais com os helicópteros. A Xpeng quer mudar isso.
 

O modelo exibido pela montadora chinesa no Salão de Pequim é, de fato, um automóvel que pode voar. Há pneus, bancos e volante, embora mais parecido com um manche de avião.
 

É um experimento conceitual, sem quadro de instrumentos ou sistema de tração. Ainda assim, mostra que há um caminho para se driblar as limitações desse tipo de veículo.
 

Por exemplo, o veículo da Xpeng poderia se deslocar por via terrestre para complementar uma viagem ou acessar um ponto de recarga.
 

Em 2022, a empresa chinesa realizou o primeiro voo com um protótipo, que era basicamente um carro convencional com um drone gigante no teto. O veículo exibido em Pequim é mais evoluído, já que os rotores elétricos são retráteis.
 

O desafio é fazer um eVtol que pesa mais de duas toneladas atingir grandes distâncias. O problema da autonomia só deve ser resolvido com a chegada das baterias de estado sólido, previstas para a próxima década.
 

O jornalista viajou a convite da GWM do Brasil.


Do Portal Bahia Notícias/Por Eduardo Sodré | Folhapress/Foto: Divulgação / XPeng eVTOL

Mulher é submetida a cirurgia cesariana sem estar grávida no RN; caso é investigado

Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal (Arquivo) — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Uma mulher passou por uma cesariana no Hospital Santa Catarina, em Natal (RN), no dia 18 de abril, sem estar grávida. A paciente foi encaminhada ao hospital pelo município de Guamaré com indicação de cesariana, e apresentou cartão de pré-natal e laudos de ultrassonografia que comprovavam a suposta gestação. No entanto, durante a cirurgia, os médicos não encontraram nenhum bebê. Após o procedimento, a equipe teve acesso a um exame recente que estava com a família da paciente, indicando que não havia gestação. As informações são da  Inter TV Cabugi e g1 RN.

A Direção do Hospital Santa Catarina informou que está apurando o caso com as equipes envolvidas, e também com a unidade de origem, que deu assistência pré-natal e encaminhou a paciente.

A perita médica Rosana Rebelo, que presta serviço à Justiça do Rio Grande do Norte, reforçou a necessidade de exames pré-operatórios para todas as gestantes, especialmente antes de cesáreas. “É superimportante as pacientes serem examinadas antes de sofrerem um procedimento cirúrgico, principalmente procedimento de cesárea. É indispensável que se faça uma ausculta fetal para ver se está tudo bem com a criança e iniciar o procedimento”, alertou. “Nesse caso, talvez ela estivesse com uma gravidez psicológica, ou teve uma gravidez, perdeu e não sabia que perdeu, e continuou achando que estava grávida, e ai foi encaminhada, continuou o pré-natal. Mas o ideal é de que ela fosse examinada”, afirmou a profissional.

Do Portal NS

Polícia Militar apreende cerca de meio quilo de cocaína e prende dois suspeitos em Serrinha

Foto: Divulgação/PM

Equipes da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º Batalhão da Polícia Militar apreenderam drogas e prenderam dois homens, de 33 e 18 anos, na noite de quinta-feira (25), no bairro Vista Alegre, em Serrinha, na região sisaleira da Bahia. 

A PM informou que, durante patrulhamento ostensivo, os policiais avistaram um homem com uma sacola se aproximando de um veículo e entregando o material ao condutor. 

Diante da atitude suspeita, os militares realizaram a abordagem e revista no veículo, encontrando uma balança de precisão, dois tabletes e uma porção de cocaína, totalizando cerca de meio quilo do entorpecente. 

A dupla foi encaminhada, juntamente com o material apreendido, para a Delegacia de Polícia Civil.

Notícias de Santaluz

Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona rural de Queimadas

Vítima foi socorrida pelo Samu e levada para o hospital de Queimadas; Imagem ilustrativa | Foto: Notícias de Santaluz

Um homem identificado como Gildeon da Silva Araújo, conhecido como ‘Gil de Pedrolândia’, ficou gravemente ferido após cair de uma motocicleta na tarde desta sexta-feira (26), em Queimadas, na região sisaleira da Bahia. O acidente aconteceu na estrada que dá acesso ao povoado Lajes, na zona rural do município. Não há detalhes sobre as circunstâncias da queda.

De acordo com informações da Guarda Civil Municipal (GCM), a vítima foi socorrida por uma equipe do Samu e levada para o hospital da cidade, onde foi submetida a exames de raio-x que comprovaram fratura na clavícula. Ele também sofreu fraturas expostas em um dos braços.

Após atendimento inicial em Queimadas, Gildeon foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE) no fim da tarde, com quadro clínico estável.

Notícias de Santaluz

Polícia Militar apreende cocaína e moto com sinais de adulteração em Conceição do Coité

Polícia Militar apreende cocaína e moto com sinais de adulteração em Conceição do Coité | Foto: Divulgação/PM

A Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º Batalhão da Polícia Militar apreendeu drogas e uma motocicleta na tarde desta sexta-feira (26) na estrada do Carimbó, em Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia.

De acordo com as informações da PM, os policiais avistaram dois homens em uma motocicleta Honda CG 125 sem placa que fugiram ao notar a viatura. Os suspeitos abandonaram a moto e um saco plástico com a droga e entraram em uma área de mata.

Ao verificar o veículo, os policiais constataram que as numerações do motor e do chassi estavam suprimidas. No saco plástico abandonado pelos suspeitos, foram encontrados 11 pinos de cocaína. A droga e a moto foram apresentadas na delegacia da cidade.

Notícias de Santaluz

Encontros com o governador sinalizam avanço na possível aliança entre PSD e MDB em Santaluz, mas acordo pode sofrer resistência do eleitorado devido à rivalidade histórica

Fotos divulgadas nas redes sociais na quinta-feira (25) mostram Léo Reis, pré-candidato pelo PSD, e Joelcinho, pré-candidato do MDB, ao lado do governador Jerônimo | Fotos: Reprodução

Encontros entre pré-candidatos e líderes do PSD e MDB com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) nesta semana foi percebido como um possível movimento de articulação para a formação de uma chapa conjunta dos dois partidos na disputa pela prefeitura de Santaluz nas eleições deste ano. Fotos divulgadas nas redes sociais na quinta-feira (25) mostram Léo Reis, pré-candidato pelo PSD, e Joelcinho, pré-candidato do MDB, ao lado de Jerônimo, sugerindo progresso nessa possível aliança.

Em uma entrevista recente ao programa IB News, na Rádio Sisal, o ex-prefeito Júnior do Max sinalizou positivamente para a possibilidade de uma união entre o PSD, partido que lidera, e o MDB, liderado pelo ex-prefeito e ex-deputado Joélcio Martins. “Nós estamos aguardando o momento certo para que, com a permissão de Deus, possamos estar juntos”, afirmou (ver mais). Uma fonte do MDB também confirmou que a aliança está sendo considerada como uma das alternativas.

Vista como improvável até recentemente, a aproximação entre PSD e MDB enfrenta o desafio de superar resistências e críticas por parte dos eleitores de ambos os lados, especialmente da ala emedebista, devido à rivalidade — muitas vezes comparada a um Ba-Vi — entre Júnior do Max e Joélcio Martins ao longo das últimas duas décadas.

No entanto, também existem entusiastas em relação à possível aliança. Fontes próximas às duas siglas sugerem que uma composição ampla entre os partidos de oposição ao governo municipal surge como o caminho mais viável para enfrentar o grupo do prefeito Arismário Barbosa Jr. (Avante), que planeja concorrer à reeleição em 2024.

Embora ainda não haja confirmação de nenhum dos lados, a pré-campanha já está em andamento, e os gestos discretos dos dois partidos sugerem que um acordo pode estar se aproximando. Aguardemos os próximos capítulos.

Notícias de Santaluz

Barrocas: Reforma da Igreja da Matriz entra em fase de acabamentos finais

Igreja Matriz passa por reforma desde dezembro de 2023 - Foto: Kauã Sherman
Após cerca de cinco meses, a reforma da Igreja da Matriz está finalmente entrando em sua fase final. As novas torres já foram erguidas e agora passam por ajustes finais até ficar como projetado. Um dos pontos de destaque é a nova fonte que ficará localizada no lado esquerdo da igreja. Atualmente, os trabalhos estão focados nos acabamentos, nos detalhes que darão um toque de beleza ao templo católico.

Em conversa com o Padre Adelson, ele ressaltou o avanço da obra e da previsão para conclusão. "Estamos nos detalhes finais, ainda algumas coisas de mármore virão de cidades vizinha porque aqui não deu este suporte, mais primeiro procuremos aqui em Barrocas. De fora só o que não conseguimos por aqui mesmo. Digamos que hoje estamos com 90% da obra, em breve chegará as cruzes das Torres. As imagem dos santos da área externa estão nos acabamentos finais, assim, a gente pensa que final de maio já teremos nossa igreja pronta", informou o pároco. 

Igreja ficará ainda mais imponente - Foto Kauã Sherman
A reforma que teve início em dezembro do ano passado, segue rigorosamente as diretrizes estabelecidas no projeto apresentado e aprovado pela comunidade católica local. Em novembro de 2023, o vigário revelou detalhes sobre a reforma externa da Igreja Matriz. A obra é conduzida pela empresa Saulo Almeida e Construção Ltda., com investimento de R$ 362.000,00.

Inicialmente, a previsão era de que a obra fosse concluída até o final de abril deste ano. Contudo, segundo o Padre Adelson, esse prazo se estenderá para o final de Maio.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Vigilância Epidemiológica atualiza número de casos de Dengue no município de Barrocas

Imagem Reprodução Instagram
A Vigilância Epidemiológica de Barrocas divulgou nesta sexta-feira (26), um novo boletim epidemiológico atualizando os números de casos de dengue, zika e chikungunya no município. De acordo com o relatório, um total de 341 casos já foram notificados.

Dos casos registrados, 113 foram identificados na sede do município, enquanto 228 foram reportados na Zona Rural. Os números mostram o crescimento da doença em diferentes áreas do município, deixando um alerta para a população se cuidar e realizar as medidas de prevenção.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, e seus sintomas podem variar de febre e dores musculares a complicações mais graves, como hemorragia e choque hemorrágico. Portanto, é crucial que a população esteja ciente dos sintomas e tome medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Perigo! Cavalos soltos na rodovia causam transtorno e preocupação em Barrocas

 

Veículos tem que parar para cavalos cruzarem a via, em trecho duplicado da entrada de Barrocas - Imagem Reprodução Redes Sociais
Na manhã desta sexta-feira (26), no trecho duplicado da BA411, na entrada da cidade de Barrocas, dois cavalos soltos na via obrigaram os motoristas a reduzir a velocidade e parar bruscamente para evitar acidentes.

O momento foi registrado por populares que estavam nas proximidades e rapidamente se espalhou nas redes sociais, especialmente em grupos de WhatsApp. Um motorista relatou ter avistado os mesmos animais pastando livremente na rodovia em outro dia e durante a madrugada.

"Acho que foram esses mesmos aí que estavam de terça para quarta-feira, por volta das 2h da manhã, na primeira ponte do Lajedo", compartilhou um dos membros do grupo de notícias da cidade.

No dia anterior, quinta-feira (25), um homem que se identificou como funcionário da Prefeitura Municipal, responsável por monitorar as vias e recolher animais soltos, em participação na Rádio A Nossa Voz, lamentou a falta de responsabilidade de algumas pessoas que insistem em criar os bichos soltos. Ele destacou que, caso ocorra algum acidente, os envolvidos poderiam procurá-lo para identificar os proprietários dos animais.

"Os responsáveis por esses animais estão sendo irresponsáveis, pois converso com eles com consideração e eles não estão considerando o meu trabalho", lamentou o senhor Antônio, conhecido como Codoro.

@ Nossa Voz da Redação / Por Rubenilson Nogueira

Veja os documentos necessários para atendimento no Cartório Eleitoral em Serrinha

 


Neste sábado tem plantão de atendimento do Cartório Eleitoral em Serrinha das 8h às 14h

 


Neste sábado tem final dos campeonatos masculino e feminino no Cajueiro no Point do Curas

 


quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rede CT faz levantamento de dados sobre recursos oriundos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte; veja

A rede levantou dados sobre os recursos oriundos dessa lei que mostram a necessidade de descentralizar os investimentos. 

Em 2023, a região Sudeste representou quase 73% do investimento da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O Nordeste representou menos de 6%, já Norte e Centro-Oeste representaram mais de 2% cada. 

Apesar da Amazônia Legal representar 14% da população brasileira e ocupar 58% do território nacional, apenas 3,9% dos projetos dessa região estão qualificados para usufruir da lei. O estado de Minas Gerais capta sozinho mais de R$ 120 milhões, a Amazônia capta R$ 34 milhões. 

Além disso, 79% dos inscritos no projeto da Rede CT nunca acessaram a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, sendo que muitos deles já atuam há anos no setor, simbolizando a falta de conhecimento e capacidade das OSCs das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste para acessar esse recurso.

Sábado tem rodada do Serrinhense Master na Arena Marianão


Dizem que panela velha é que faz comida boa, então se preparem pra jogo bom!

O Campeonato Serrinhense Master chegou às semifinais, confira os duelos! 

🗓️ Sábado (27)

⏱️ 16:30h - Sorocaba x Bomba

⏱️ 18:30h - Bahia x Vasco 

🏟️ Arena Marianão

🎟️ Ingresso: R$5,00

As equipes da Sorocaba e do Bahia jogam pelo empate, por conta da campanha na primeira fase.

Vem torcer!

Dia 30 de abril é o prazo final para pagamento do boleto do Garantia Safra


O Garantia Safra é um benefício social que assegura ao agricultor familiar um auxílio financeiro temporário em casos de perda de safra devido a estiagem ou excesso de chuvas.

Até o momento, 1.405 agricultores foram contemplados pelo programa, e desde março, mais de 1.100 estão habilitados a receber o auxílio, totalizando mais de R$ 1,6 milhão em pagamentos. 

Mais de 200 agricultores ainda precisam regularizar pendências no NIS. Não deixe para a última hora! Visite a Secretaria de Agricultura, na Rua Lauro Mota, das 08h às 13h, e regularize sua situação para assegurar seu benefício. 

Juntos, estamos semeando um futuro mais próspero!

De olho nos Jogos Olímpicos de Paris, Marta anuncia data do adeus à Seleção Brasileira

A trajetória da eterna camisa 10 da Seleção Brasileira Feminina está próxima de chegar ao fim. Mirando os Jogos Olímpicos de Paris, Marta anunciou que este será o último ano em que defenderá as cores da amarelinha. 

 

A atacante dona de seis bolas de ouro e atualmente atleta do Orlando Pride, anunciou em entrevista à CNN que deve encerrar o seu ciclo nas Olimpíadas de Paris, realizada entre os meses de julho e agosto de 2024.

 

"Se eu for para a Olimpíada, vou curtir cada momento, porque, independentemente de ir para Olimpíada ou não, este é meu último ano com a seleção. Não tem mais Marta a partir de 2025 na seleção como atleta, não tem", revelou a camisa 10.

 

Apesar da notícia, a atleta se mostrou confiante da sua decisão de deixar a Seleção Canarinho e mostrou otimismo com a nova geração de atletas que vêm surgindo até o momento.

 

"Este é o meu último ano, e eu já posso confirmar aqui. Tem um momento em que a gente tem que entender que chegou a hora. Eu estou muito tranquila com relação a isso, porque eu vejo com muito otimismo esse desenvolvimento que a gente está tendo com relação às atletas jovens", pontuou.

 

"A gente tem uma equipe muito qualificada, com meninas muito talentosas e que, no decorrer dos anos, vocês vão ver que realmente é o que eu estou falando, é um terreno muito fértil. Por esse motivo, eu me sinto muito confortável em dizer: ‘Olha, estou passando pra vocês, vou passar o bastão, e vocês continuem a levar esse legado", concluiu.

 

Históricamente pelo Brasil, Marta tem cinco Olimpíadas no currículo com duas pratas, uma em 2004, em Atenas, e outra em 2008, em Pequim. A Rainha brasileira, como é apelidada, também é bicampeã do Pan-Americano e tricampeã da Copa América. 


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Lívia Villas Boas / CBF


Policial tem corpo devorado por seus cachorros após duas semanas sem ser visto

Um policial teve o corpo devorado pelos próprios cachorros no Distrito Federal. O homem não era visto há pelo menos duas semanas quando amigos ficaram preocupados com o seu “sumiço” e foram procurá-lo.

 

Segundo reportagem do G1, Clédio Vilela Cardoso era policial militar desde 2000, mas no momento se encontrava na reserva. Ele foi encontrado com o corpo devorado no último domingo (21), na fazenda em que vivia no Distrito Federal.

 

De acordo com o delegado, Tibério Martins, a PM ainda investiga a causa da morte, mas não há nenhum indício de que outra pessoa esteve na casa. “Provavelmente, os cachorros o comeram por causa da fome”, disse o delegado.

 

Segundo Martins, Clédio frequentava assiduamente a igreja aos domingos. No entanto, após duas semanas sem ser visto por lá, seus amigos ficaram preocupados e foram visitá-lo. Ao chegarem lá, encontraram apenas a sua ossada, do lado de fora da casa. De acordo com uma vizinha, ela o teria visto pela última vez no dia 8 de abril.

 

Clédio morava sozinho na fazenda, na região de Pirenópolis, e criava alguns cachorros lá. De acordo com Martins, ele acredita que Clédio teve um mal súbito. “Na mesa tinha um caderno onde ele estava anotando algumas coisas e a chave do carro. Provavelmente, ele teve um mal súbito e caiu da cadeira”, explicou.

 

Devido a nenhum item ter sumido, o delegado acredita que não houve a participação de ninguém na morte de Clédio. “Vamos investigar para descartar a participação de um terceiro e, após o luto, vamos conversar com a família e amigos para saber histórico de doenças”.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Divulgação/Polícia Civil


Bahia é um dos três estado com maior número de internações devido a doenças do aparelho digestivo

A Bahia está entre os três estados brasileiros com o maior número em percentual de internações por doenças do aparelho digestivo, segundo dados do Ministério da Saúde. Elas são responsáveis por 40 mortes para cada 100 mil habitantes em território baiano e estão presentes em 40% dos 417 municípios. Já as neoplasias colorretais do estômago e do esôfago estão entre a 3ª e 4ª causa de mortalidade em mulheres e homens no Estado.

 

De acordo com informações da Sociedade de Gastroenterologia no Estado, patologias infecciosas como hepatites virais B e C no cenário epidemiológico incidem na maioria dos 417 municípios baianos. A doença gordurosa do fígado tem aumento progressivo já configurando uma causa de câncer de fígado e das principais indicações de transplante hepático.

 

Segundo o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado em setembro de 2020, as doenças digestivas mataram mais de 156 mil pessoas no Brasil, o que equivale a 11,9% de todos os óbitos ocorridos no ano de 2018. 

 

Os problemas no sistema digestório afetam mais os homens (57,7%). No recorte raça/cor os brancos representam 53% e os pardos 38%. Mais da metade das mortes (55,0%) por essas doenças acometem pessoas com menos de 70 anos de idade. 

 

Em relação ao sexo, segundo o Boletim Epidemiológico, os homens têm maior mortalidade por doenças digestivas, o que possivelmente se associa aos hábitos alimentares e maior consumo de álcool, que, no Brasil, se inicia na adolescência.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Shutterstock


Jornal espanhol repercute possível saída de Rodrygo do Real Madrid

Com a iminente chegada de Mbappé, o atacante Rodrygo passou a ter futuro questionado no Real Madrid diante das diversas opções de Carlo Ancelotti para o setor ofensivo.
 

Nesta quinta-feira (25), o jornal "Sport", da Espanha, repercutiu uma possível saída do brasileiro ao final da temporada. A publicação afirmou que Rodrygo não tem futuro garantido no Real Madrid.
 

Os espanhóis ainda afirmaram que Rodrygo terá a reta decisiva da Champions League para demonstrar seu valor. O atacante vem sendo titular absoluto da equipe merengue.
 

Na próxima temporada, com a chegada de Mbappé , não está garantida a sua continuidade. Rodrygo tem chance para expandir ainda mais sua importância e transformar sua possível saída em um sério dilema dentro do clube e na arquibancada merengue. Talvez ele faça isso através da Liga dos Campeões. trecho do jornal espanhol
 

Na atual temporada, Rodrygo tem 45 jogos, 17 gols marcados e oito assistências. Na Liga dos Campeões, o atacante balançou as redes cinco vezes em dez partidas.


Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Reprodução / iStock

Homem é morto por onça e arrastado por 300 metros no Mato Grosso

Um trabalhador rural morreu após suposto ataque de onça nesta quarta-feira (24). O ataque aconteceu na cidade de Tapurah, no interior do Mato Grosso.

 

De acordo com a Polícia Militar do estado do Mato Grosso (PM-MT), outros trabalhadores perceberam que a vítima estava sumida, e quando foram procurá-lo, encontraram rastros no chão que seguia até a mata.

 

Segundo reportagem do G1, algumas pessoas da vizinhança teriam dito aos policiais que já haviam visto filhotes de onça circulando pela região, que fica a 390 km da capital, Cuiabá.

 

De acordo com a polícia, o homem teria sido arrastado pelo animal por cerca de 300 metros até a beira do Rio Borges, que fica próximo ao local. A vítima apresentava sinais de arranhões profundos e estava sem uma das mãos.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução/PC-MT


TRE-BA realizará plantões para eleitor solicitar 1ª via do título ou resolver pendências no cadastro

Plantões serão nos dias 27 de abril (sábado), 1º de maio (feriado), 4 e 5 de maio (sábado e domingo), sempre das 8h às 14h | Foto: Roberto Jayme/TSE

O prazo para regularizar o título eleitoral termina no dia 8 de maio. Isso inclui tirar a primeira via, regularizar pendências de títulos cancelados, coletar dados biométricos, incluir o nome social e transferir o domicílio eleitoral. Após essa data, o eleitor que estiver em situação irregular não poderá votar nas eleições municipais de 2024, marcadas para 6 de outubro.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informou que, para garantir que todos os eleitores sejam atendidos, os cartórios da capital e do interior do estado funcionarão em regime de plantão nos seguintes dias e horários:

Sábado, 27 de abril: das 8h às 14h;

Quarta-feira, 1º de maio (feriado): das 8h às 14h;

Sábado, 4 de maio: das 8h às 14h;

Domingo, 5 de maio: das 8h às 14h.

Para atendimento, é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto (RG, CNH, carteira profissional etc.) e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone etc.) emitido há, no máximo, três meses.

No processo de alistamento eleitoral (primeiro título), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não poderá ser utilizada isoladamente, devendo ser apresentada documentação complementar. Homens que completam 19 anos de idade no ano em que se alistam devem apresentar o certificado de quitação militar.

Na Bahia, 1,6 milhão de eleitores estão com o título cancelado (excluindo óbitos), segundo o TRE. O título pode ser cancelado em diversos casos, como falecimento, ausência à votação em três eleições consecutivas sem apresentar justificativa ou não comparecimento à revisão do eleitorado no município em que o eleitor vota.

Notícias de Santaluz

Força-tarefa fiscaliza postos de combustíveis em municípios do norte da Bahia

Imagem ilustrativa | Foto: Sefaz

Municípios da região norte da Bahia estão recebendo nesta semana a visita da Operação Posto Legal. A ação, que reúne diversos órgãos de fiscalização, tem como objetivo principal verificar o cumprimento das normas legais e regulamentares relacionadas à venda de combustíveis no estado.

Cada órgão tem sua função específica e são avaliados diversos aspectos, como o bom funcionamento das bombas e dos bicos de combustíveis, a qualidade e a quantidade do produto comercializado, o prazo de validade dos produtos, as informações sobre os produtos comercializados, a regularidade fiscal e cadastral dos estabelecimentos e a defesa dos direitos do consumidor.

Segundo o diretor de Fiscalização do Procon-Ba, Iratan Vilas Boas, os estabelecimentos flagrados com irregularidades são penalizados de acordo com a infração cometida. “Cada órgão tem uma legislação específica. Interdição de equipamentos, do estabelecimento como um todo e multas fazem parte do rol das penalidades passíveis de ser aplicadas”, explica. O chefe adjunto do escritório da Agência Nacional do Petróleo (ANP) em Salvador, Vanjoaldo Lopes, complementa que o órgão tem o poder de interditar os postos caso identifique alguma inconformidade.

O coordenador de Fiscalização de Petróleo e Combustíveis da Sefaz-Ba, Olavo Oliva, disse que a Operação Posto Legal está planejada para todo o ano de 2024, com ações em diferentes regiões do estado. “Estaremos em toda a Bahia”, afirmou.

Notícias de Santaluz

PL anuncia pré-candidatura de Paulo Viana Cunha à prefeitura de Santaluz

Paulo Viana ao lado de João Roma, presidente do PL na Bahia | Foto: Divulgação

O Partido Liberal (PL) de Santaluz oficializará, no dia 11 de maio, a pré-candidatura de Paulo Viana Cunha à prefeitura do município nas eleições deste ano. O evento acontecerá no auditório da Câmara Municipal, a partir das 9h, quando serão anunciados também os nomes dos pré-candidatos a vereador pela sigla.

Paulo Viana Cunha é advogado com especialização em direito público e professor de história da rede pública de ensino do Estado da Bahia. Atualmente, preside a Comissão Nacional de Administração e Fiscalização do Instituto Harpia. Apesar de nunca ter disputado cargos eletivos, possui raízes na política local, sendo tataraneto do Major Benicio Viana, que foi vereador em Queimadas por Santaluz.

Ao assumir a liderança do PL em Santaluz, Paulo Viana se propôs a defender princípios conservadores, como a proteção da família, dos valores cristãos e da liberdade individual. Sua postura política se posiciona em oposição à ideologia de esquerda.

Paulo Viana disse que ao colocar seu nome à disposição da comunidade, busca oferecer uma nova perspectiva na política local, com foco na transparência, na responsabilidade com o dinheiro público e na atenção às necessidades da população.

Notícias de Santaluz