Prefeitura de Serrinha IPTU

Prefeitura de Serrinha IPTU

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 11 de março de 2023

Time feminino do Bahia faz chover gols e aplica 10 a 0 no Ceará

O Bahia venceu a primeira no Campeonato Brasileiro e foi em grande estilo. Dentro de Pituaçu na noite deste sábado (11), as Mulheres de Aço aplicaram 10 a 0 no Ceará em jogo válido pela terceira rodada da competição. Nathane e Ary marcaram três vezes cada uma, Fabi Ramos fez dois, enquanto Juliana e Jordana fizeram os outros.

 

Substituto de Igor Morena, suspenso, Manoel Alex comandou a equipe da seguinte forma: Maike; Dan (Mila Santos), Thayná, Tchula e Sorriso; Jordana (Yenny Acuna), Fabi Ramos (Taba) e Vilma (Flavia Pissaia); Ellen, Juliana (Ary) e Nathane.

 

As tricolores, que somam os seus primeiros três pontos, voltam a jogar na próxima sexta-feira (17), às 20h, contra o Palmeiras no Allianz Parque.

 

Mulheres de Aço aproveitaram fragilidade do Ceará para aplicar uma sonora goleada | Foto: Divulgação / EC Bahia

Do Portal Bahia Notícias/Por Ulisses Gama/Foto: Divulgação / EC Bahia

Casos suspeitos de Malária são notificados em cidade da Bahia

Mosquito Anopheles é o transmissor do protozoário causador da malária | Foto: Getty Images

Dois casos suspeitos de malária foram notificados pela Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), no norte da Bahia. Na sexta (10), o órgão confirmou que os dois pacientes são considerados “importados de outras localidades”, o que significa que a infecção não ocorreu no município, e sim, em regiões endêmicas.

A Sesau informou que o primeiro caso é o de um paciente que foi infectado em dezembro de 2022 no continente africano. Ele tinha realizado o tratamento na África, mas, ao retornar, apresentou sinais e sintomas da doença.

O segundo caso é de um paciente da região da Amazônia que, ao apresentar sintomas, buscou uma unidade de saúde e teve teste rápido com resultado positivo. Ele já iniciou o tratamento.

A Vigilância Epidemiológica acompanha o caso.

O que é a malária

A malária é causada por protozoários que infectam a fêmea do mosquito Anopheles darlingi. O mosquito vetor costuma picar no fim da tarde, durante todo o período noturno e ao amanhecer.

Existem cinco tipos diferentes da doença, de acordo com as espécies do protozoário Plasmodium: falciparum, vivax, ovale, malariae e knowlesi.

“O vivax e o falciparum são os mais comuns. Este último representa somente 15% dos casos no Brasil, mas é predominante na África e consideravelmente mais perigoso, oferecendo risco aumentado de complicações cerebrais, renais, pulmonares e também de morte. É por isso que a gente não vê tanta gente morrendo aqui. Mas à medida que o paciente fica doente mais tempo, pode desenvolver anemia grave em ambos os tipos”, explica o infectologista Marcus Lacerda, especialista em Saúde Pública pela Fiocruz-Amazonas e pesquisador da malária.

Do Portal NS/Fonte: g1 Bahia

Após chegar a 240 quilos, cearense perde 80 quilos com exercícios e mudança na alimentação

Kayron Albuquerque explica que começou com uma leve caminhada e depois com muito sacrifício passou para as corridas | Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

O trabalhador Kayron Albuquerque, de 34 anos, comemora nesta mês a perda 80 quilos desde que eliminou o sedentarismo de sua vida. Com atividade física e reeducação alimentar, o cearense de Cedro, a 393 km de Fortaleza, venceu as dificuldades e passou dos 240 quilos em 2021 aos 160 quilos.

Kayron explica que decidiu iniciar uma vida mais saudável e perder peso quando ele tentou fazer um exame e não conseguiu porque não existia um aparelho para comportar o seu corpo.

“Precisei de um exame de tomografia; dentro da nossa região não tinha um aparelho compatível. Então eu tinha que ir para Fortaleza para localizar uma máquina para eu caber dentro. A partir de então, resolvi perder peso”, afirmou.

Ele também ouviu que sofria de obesidade mórbida. Nesse nível de excesso de peso, segundo o Ministério da Saúde, a pessoa pode contrair doenças fatais, como “as do coração, diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doença do fígado e diversos tipos de câncer (como o de cólon, de reto e de mama), problemas renais, asma, agravamento da covid, dores nas articulações, entre outras, reduzindo a qualidade e a expectativa de vida”.

Após rotina de atividades intensas, Kayron perdeu 80 quilos | Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

A amiga de trabalho Leila Araújo afirmou que o Kayron, que trabalha em um posto de combustível, comia muita besteira e não ligava para a saúde. “Ele era meio… na verdade, ele era muito sedentário e comia muita bobeirinha”, lembra.

Sem cirurgias e com muitas atividades

Kayron Albuquerque evitou cirurgias, em vez disso, ele optou pelas atividades físicas e comida mais saudável; começou com uma leve caminhada e depois passou para as corridas. A princípio, ele sentia dores musculares e muito cansaço. Atualmente ele chega a percorrer cinco quilômetros em uma corrida.

“Hoje eu treino de manhã, faço musculação; e à noite, aeróbica, duas vezes ao dia para aumentar o [capacidade de processamento do] metabolismo”, detalha Kayron. Os exercícios aeróbicos são de baixa intensidade devido ao peso, conforme explica o personal trainer, Arthur Leonardo.

Kayron levava vida sedentária e tinha péssimos hábitos alimentares, mas mudou a rotina | Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Quem o ajudou a superar as dificuldades foi o amigo e maratonista Luan Medeiros. “Era uma dificuldade imensa para ele caminhar já que eram 240 quilos. A gente utilizava uma praça lá no centro da cidade e ele só conseguia dar duas voltas e ficava cansado com dor lombar. Aí fizemos uma preparação e ele começou a correr, começou a gostar e academia e não parou mais.”

Kayron Albuquerque se diz orgulhoso da rotina que mantém para tentar perder mais peso. “Hoje eu treino pela manhã faço musculação e a noite eu faço aeróbica e venho duas vezes ao dia para aumentar o metabolismo e tudo.”

Do Portal NS/Fonte: g1 Ceará

Representante de Serrinha, time do Sertanejo estreia neste domingo na Copa Intervale 2023

A equipe do Sertanejo, que é comandada pelo treinador Cristiano Oliveira, irá estrear neste domingo, 12, na Copa Intervale, competição estadual que reúne seleções de vários municípios baianos.


O Sertanejo terá seu primeiro desafio neste domingo. A partir das 15:00 o time de Serrinha irá receber na Arena Marianão a seleção de Conceição da Feira.


A outra seleção do grupo é Santo Amaro, que será o segundo adversário do Sertanejo na competição. O confronto será fora de casa, dia 26.

Confira os jogos do Sertanejo na primeira fase:


12/03 - Sertanejo x Conceição da Feira

26/03 - Santo Amaro x Sertanejo

02/04 - Sertanejo x Santo Amaro

09/04 - Conceição da Feira x Sertanejo.
História
O Sertanejo Desportivo Social (SDS), que só fazia o trabalho de base, pelo seu destaque nas competições foi convidado em 2019 para participar da Copa Intervale de 2020, porém com a pandemia da covid-19 o campeonato foi suspenso e só retornou em 2022.
O Sertanejo não fez uma campanha brilhante ano passado, mas com o elenco que montou neste ano 2023 tem tudo para ter melhor desempenho nesta competição e o apoio do torcedor serrinhense será de grande importância para esta estreia neste domingo, às 15h, na Arena Mariano Santana.
Do Portal Info Serrinha e Cival Anjos


Neste domingo acontece o 3º Cicloturismo do povoado Tamburi em Serrinha

Foto: Divulgação / Tamburi Bike


O Cicloturismo não é uma competição e sim uma modalidade voltada ao lazer. É a melhor opção para quem gosta de descobrir novos lugares, conhecer pessoas e apreciar belas paisagens.

Com um total de 30 quilômetro de trilha e 3 (três) Pontos de Hidratação (PH), o 3° Cicloturismo do povoado Tamburi em Serrinha, vai acontecer no próximo domingo, 12 de março, com concentração na quadra esportiva da comunidade. O café da manhã está marcado para às 7h e saída para a trilha às 8:30 horas.

Após o percurso, a animação ficará por conta das cantoras Princesinha do Piseiro, Thai Senna e Bruna Pinto (shows ao vivo a partir das 13h).

Foto: Divulgação / Tamburi Bike

História

O Cicloturismo do povoado Tamburi, teve início no ano de 2017 e aconteceu "por uma brincadeira", segundo Jocarla Cordeiro, uma das organizadoras do evento, amantes do pedal se reuniram para um encontro, e daí tiveram a ideia do ciclo, que hoje já é considerado um dos mais importantes da Bahia. 

O evento foi cancelado por conta da pandemia do Coronavírus, mas retornou com força total em 2022, levando para o Tamburi milhares de ciclistas de várias regiões do estado da Bahia. E este ano com certeza não será diferente!

"Ano passado eu fui e foi uma maravilha, mesmo com muita lama. Neste domingo estarei lá cedo. Vou e volto no giro com os amigos para me divertir e também prestigiar Jocarla, Maricarla e todas as pessoas da comunidade", disse o radialista e blogueiro ciclista Cival Anjos.

Organizadores: 

Jocarla Cordeiro 

Maricarla Cordeiro 

Paulo Cordeiro 

Patrícia Oliveira 

Celssiane Coroa 

Anderson Oliveira 

E comunidade em geral.

Apoio: Prefeitura Municipal de Serrinha

Do Portal Ailton Pimentel

Bahia perde para o Itabuna e sai em desvantagem na semifinal do Baianão

O Bahia largou mal na semifinal do Campeonato Baiano. Dentro do Antônio Elias Ribeiro, em Camacã, o Esquadrão de Aço perdeu para o Itabuna por 1 a 0 na tarde deste sábado (11), pela primeira partida da fase. O único gol foi marcado por Jan Pieter.

 

Para seguir adiante e voltar a decidir o estadual, o Tricolor vai precisar vencer o Dragão por dois gols de diferença no próximo sábado (18), na Arena Fonte Nova. Antes, na próxima terça (14), o desafio será novamente fora de casa, contra o Fluminense-PI, pela Copa do Nordeste.

 

O JOGO

 

Os primeiros minutos do jogo entre as duas equipes foi dde muita correria, mas sem nenhuma chance clara de gol para os dois lados. Com dois minutos, Jacaré cruzou firme e Lucimário afastou. Aos nove, Marcos Victor cortou o lance na defesa do Bahia após cabeceio de Cesinha para o meio da área.

 

A primeira chance clara só foi aparecer aos 29 minutos. No lance, Acevedo roubou bola, chutou com desvio e ela sobrou no pé de Biel, que finalizou para grande defesa do goleiro Thiago Passos. Aos 40, Biel recebeu lançamento, cortou para o pé esquerdo e tocou para o meio da área, mas Jacaré não conseguiu completar para a rede.

 

Segundo tempo

 

O início da primeira etapa foi marcado por pressão do Itabuna. Aos dois minutos, depois de erro de Matheus Bahia, Alex Sandre saiu na cara do gol e foi derrubado por Gabriel Xavier. A equipe do interior pediu pênalti, mas o juiz não marcou. Três minutos depois, Hitalo recebeu passe de Deivinho, Hitalo completou e Marcos Felipe conseguiu evitar o gol do Dragão.

 

Com 20 minutos, o Bahia quase abriu o marcador. Após cobrança de escanteio, Ricardo Goulart tocou de letra, Gabriel Xavier finalizou em cima de Thiago Passos, que afastou a bola com um tapa na sequência. Cinco minutos depois, Biel dominou a bola na grande área e finalizou para grande defesa do arqueiro do Dragão.

 

Jan Pieter abre o marcador

 

O Dragão do Sul saiu na frente do placar no Antônio Elias Ribeiro. Aos 29 minutos, cruzamento na área e o zagueiro Jan Pieter subiu no segundo andar para desviar de cabeça e balançar a rede.

 

Com 36 minutos, o Bahia criou a primeira chance após levar o gol. Jacaré cruzou na área, Everaldo cabeceou e o goleiro defendeu sem problemas. O Itabuna respondeu na sequência com um contra-ataque rápido. Na jogada, Cesinha tocou rasteiro para Alex Sandre, que finalizou pra fora. 

 

Aos 42, Biel fez grande jogada invividual, cruzou e a bola acabou desviando na defesa. Aos 51, pouco antes do apito final, Diego Rosa bateu falta para mais uma boa defesa do goleiro Thiago Passos.
 

 

FICHA TÉCNICA
Itabuna x Bahia
Campeonato Baiano - Semifinal - 1º jogo
Local: Antônio Elias Ribeiro, em Camacã
Data: 11/03/2023 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Diego Pombo Lopez 
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Edevan de Oliveira Pereira
Quarto árbitro: Moisés Ferreira Simão

Cartões amarelos: Jan Pieter, Cesinha, Cacique (Itabuna) / Gabriel Xavier, Rezende (Bahia)

 

Itabuna: Thiago Passos; Deivinho, Jan Pieter, Lucimário e Elivelton; Hebert, João Neto (Cacique) e Matheus Chaves (Joadson); Alex Sandre, Hitalo (Flavinho) e Cesinha. Técnico: Sérgio Araújo.

 

Bahia: Marcos Felipe; Cicinho, Marcos Victor, Gabriel Xavier e Matheus Bahia (Chávez); Rezende, Acevedo e Daniel (Cauly); Jacaré, Biel e Ricardo Goulart. Técnico: Renato Paiva.


Do Portal Bahia Notícias/Por Ulisses Gama/Foto: Divulgação / EC Bahia

sexta-feira, 10 de março de 2023

Record TV Itapoan investiga se doações por pix em programa foram desviadas por funcionários

Um método muito comum no jornalismo televisivo soteropolitano, o pedido de auxílio através do PIX em casos de pessoas que passam por dificuldades financeiras está na mira da Record TV Itapoan. A suspeita é que funcionários da casa teriam ficado com parte de doações feitas pelos telespectadores. 

 

De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, uma investigação interna na emissora já foi instituída. O caso teria sido descoberto após uma das pessoas que fez a doação a uma criança doente entrar em contato com a emissora para saber qual foi o desfecho do auxílio. A partir daí, a procura por informações foi responsável por levantar as suspeitas.

 

Logo após a descoberta do fato, uma operação foi montada na Rede Record. Diversas reuniões entre a alta cúpula da emissora foram realizadas, chegando a ao menos dois nomes que são suspeitos. 

 

Em nota enviada ao Bahia Notícias pelo diretor de jornalismo da emissora, Gustavo Orlandi, a RecordTV Itapoan informou apenas que "recebeu as denúncias, apura os fatos e tomará todas as medidas legais cabíveis para o caso”.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução / RecordTV


Amazônia e cerrado têm desmatamento recorde em fevereiro

O desmatamento na Amazônia e no cerrado teve um salto em fevereiro e bateu o recorde para o mês, segundo dados do Deter, sistema do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que reúne informações para o combate ao desmate quase em tempo real.
 

No acumulado para todo o mês de fevereiro, a área com alertas foi de 321,9 km² na Amazônia. O índice representa um crescimento de 62% em relação ao ano passado (198,6 km²), que era, até então, o mais alto da série histórica iniciada em 2015.
 

No cerrado a situação foi ainda pior, com números que chegaram a 557,8 km² e alta de 97% em relação a 2020, que tinha o recorde anterior, de 282,8 km².
 

Somando os dois biomas, a área destruída chega a quase 880 km², equivalente a mais da metade da cidade de São Paulo (1.521 km²).
 

O início do ano é chuvoso tanto na Amazônia quanto no cerrado, o que dificulta a derrubada da vegetação e leva a números mais baixos de perda de vegetação, na comparação com outras épocas. Assim, as altas taxas apontam para uma lacuna no combate ao desmatamento.
 

Em nota técnica publicada após a divulgação dos números, o MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) afirmou que, junto de órgãos de fiscalização como Ibama, ICMBio e Serviço Florestal Brasileiro, tomará medidas para "responsabilizar e embargar remotamente desmatamentos que não possuírem autorização válida, dentre outras medidas administrativas, que poderão inclusive bloquear o acesso dos imóveis com desmatamento ilegal a crédito e à cadeia de compradores do agronegócio".
 

O texto também aponta que a soma de janeiro e fevereiro (489 km2) em 2023 é menor do que a registrada no ano passado, quando chegou a 629 km2.
 

A socioambientalista Natalie Unterstell, presidente do Instituto Talanoa, voltado à regulação e a riscos climáticos, ressalta que o Deter é um alerta precoce, mas não é o dado fechado do desmatamento (os números oficiais são de outro sistema do Inpe, o Prodes, e são divulgados duas vezes ao ano).
 

Ainda assim, ela pondera que análises feitas pela organização apontam para uma lentidão nestes quase 70 dias do novo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), incluindo na nomeação de profissionais para ocuparem cargos importantes.
 

"Sim, houve uma mudança de discurso e isso é importante, mas o governo está se estruturando vagarosamente em termos de política. A gente detectou poucas ações no sentido de construir ou reconstruir políticas públicas."
 

Ela diz, no entanto, que foram encontradas medidas positivas no combate ao garimpo ilegal e, com a nomeação do novo presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Rodrigo Agostinho, existem indicativos de que podem acontecer grandes ações de fiscalização em breve.
 

"Esse [índice do] Deter altíssimo tem a ver com o governo ainda não ter entrado em cena no chão demonstrando força. E é quando isso acontecer que o desmatador que está lá na ponta vai perceber o risco real de estar praticando essas atividades", afirma.
 

O Deter mapeia e emite alertas de desmate com o objetivo de orientar ações do Ibama e outros órgãos de fiscalização. As informações são colhidas por satélite e o sistema detecta apenas alterações na cobertura florestal maiores do que 25 hectares. Devido à cobertura de nuvens -maior em períodos chuvosos-, nem todas as cicatrizes de desmate são identificadas.
 

Em nota, o MMA disse que a concentração de nuvens na região amazônica pode ter feito com que os índices de fevereiro incluam desmate de períodos anteriores, além de alterações florestais que poderiam eventualmente ter "autorizações de supressão emitidas por secretarias estaduais de Meio Ambiente" -ou seja, seriam áreas de desmatamento legal.
 

Pela forma como é elaborado e prevendo esse tipo de variação, o dado do Deter é usado para analisar tendências, que são consolidadas a cada três meses. Ou seja, os números que darão um diagnóstico mais sólido sobre o começo deste ano devem sair apenas ao final do primeiro trimestre.
 

Claudio Almeida, coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas do Inpe, explica que o ideal é observar os resultados do Deter levando em consideração períodos mais longos. "Esse dado obviamente atende à necessidade de saber onde está o desmatamento, mas essa comparação mês a mês não é a mais adequada."
 

Isso não quer dizer, porém, que o recorde registrado no mês passado não mereça atenção, afirma Almeida. "O dado de fevereiro muito mais alto indica uma preocupação com o período. Existe um movimento de desmatamento que continua existindo naquela região e numa intensidade que é significativa."
 

Os recordes de fevereiro vêm após registros de queda nos dois biomas no mês anterior: na Amazônia de 61% e no cerrado de 10%.
 

Parte deste resultado, contudo, pode ser atribuído à quantidade de nuvens, que tem potencial de ter atrapalhado o registro de áreas desmatadas. A cobertura em janeiro era de 33% na floresta amazônica e caiu para 20% em fevereiro. No cerrado, a taxa foi de 39% para 29%.
 

Rômulo Batista, porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil, diz que o cenário é complexo e que analisar apenas o percentual de cobertura de nuvens pode não resultar em uma resposta objetiva.
 

"Se, por exemplo, no mês de janeiro as áreas da fronteira da destruição estavam mais encobertas, você não tem a capacidade de detecção, porque os satélites não veem pela nuvem. E, se em fevereiro você teve uma janela em que teve menos cobertura nessas áreas, a gente pode ver esse aumento."
 

Os estados mais desmatados da Amazônia foram Mato Grosso (161,8 km²), responsável por metade da área devastada no bioma, Pará (46,4 km²) e Amazonas (46,3 km²), seguido por Roraima (31,1 km²), onde fica a maior parte da Terra Indígena Yanomami.
 

Bahia (268,2 km²), Tocantins (67,5 km²), Piauí (63,2 km²), e Maranhão (51,6 km²) tiveram os piores números no cerrado. A região, conhecida como Matopiba, é a principal fronteira do desmatamento no bioma.
 

Yuri Salmona, diretor executivo do Instituto Cerrados, aponta que o desmatamento precisa ser analisado como uma linha de tendência, que era de forte alta no cerrado nos últimos quatro anos. "Tem todo um ambiente institucional e um contexto econômico que favorecem a manutenção da tendência de crescimento e desmontar isso leva um certo tempo", diz ele.
 

"Hoje em dia o cerrado é quase 50% desmatado, uma área quase do tamanho do Chile. Desse total, mais de 90% é para uso da agropecuária", explica, acrescentando que a vegetação é removida principalmente para dar lugar a pastagens, para produção de carne e leite, e para a soja.
 

Salmona aponta, ainda, que a concentração da destruição na área do Matopiba acontece justamente porque é nessa região que existe a maior porção preservada do bioma, enquanto no resto do país a maior parte do cerrado já foi desmatado. É também ali que estão muitas espécies endêmicas e formações de ecossistemas e habitats que não existem em outros lugares.
 

O MMA, o Ibama e o Ministério da Justiça e Segurança Pública foram procurados para detalhar seus planos para controlar o desmatamento, mas não responderam até a publicação desta reportagem.
 

No último dia 27, quando se reuniu com o enviado especial do governo dos EUA para o clima, John Kerry, a ministra Marina Silva falou da prévia dos dados do Deter de fevereiro, que já apontavam o recorde no desmate. Ela afirmou que existe uma "ação criminosa" em atuação e que o governo estaria se preparando "para fazer o enfrentamento".
 

"Estão desmatando mesmo no período chuvoso. É uma espécie de revanche às ações que já estão sendo tomadas na ponta. E vamos seguir trabalhando, este é nosso objetivo. Não somos como o governo anterior, os dados são transparentes", afirmou a ministra.


Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Reprodução / Op VERDE BRASIL