Com responsabilidade e compromisso, seguimos cuidando dos animais e contribuindo para o bem-estar de toda a nossa cidade.
Da Ascom PMS
Com responsabilidade e compromisso, seguimos cuidando dos animais e contribuindo para o bem-estar de toda a nossa cidade.
Da Ascom PMS
Heurelho Gomes; Maicon, Luisão, Alex e Adriano; Paulo Almeida, Diego Ribas, Kaká e Júlio Baptista; Nilmar e Robinho. Esses foram os onze jogadores que entraram em campo pela Seleção Brasileira na semifinal da Copa Ouro de 2003, contra os Estados Unidos. O torneio, disputado no México, serviu como preparação para os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. O confronto marcou a classificação do Brasil e também um registro histórico: foi a última vez que um jogador de um clube baiano vestiu a camisa verde e amarela.
Esse jogador foi Nádson Rodrigues, o "Nadgol", então atacante do Vitória. Natural de Serrinha e revelado pelo clube em 2001, Nádson viveu uma temporada inesquecível em 2003, quando marcou 30 gols e chamou a atenção do técnico Ricardo Gomes.
"É uma história que ninguém vai apagar. Isso é muito importante na carreira de qualquer jogador, é algo que a gente leva para a vida toda. Sempre que tem convocação, meu nome vai estar lá. A minha foi em 2003, um ano espetacular. Eu estava subindo para o profissional, vindo da base, e fui artilheiro em todas as competições”, relembrou Nádson em entrevista ao Bahia Notícias.
"Saí do Vitória campeão baiano de juniores, depois campeão do Nordeste e campeão baiano profissional. Consegui a artilharia da Copa do Brasil em uma edição, virei o maior artilheiro do Vitória e ainda estava brigando pela artilharia do Campeonato Brasileiro. Em seis meses fiz 30 gols. Isso é para poucos, ainda mais com 18 anos. Foi um ano memorável. Veio a convocação para a Seleção Brasileira, que considero o teto de qualquer atleta, principalmente para mim, que estava começando a carreira", completou.
O atacante voltou a jogar na semifinal contra os Estados Unidos, quando o Brasil venceu por 2 a 1 de virada. Nádson entrou aos 81 minutos, substituindo Nilmar, e participou do lance que resultou no pênalti convertido por Diego Ribas na prorrogação. Kaká havia empatado o jogo no tempo normal.
Na final, novamente contra o México, Nádson não entrou em campo, e o Brasil perdeu por 1 a 0 na prorrogação, encerrando seu ciclo pela Seleção Canarinho.
"Não é só o jogador que é convocado. Quando alguém vai para a Seleção, vai o elenco todo, vai a tia da cozinha que cuida de você, o staff inteiro que te ajuda no dia a dia. É um conjunto que faz você evoluir e conquistar esse espaço", destacou.
"Na Seleção é tudo diferente: o ambiente, os treinamentos... é o topo do topo. Você está do lado de jogadores que antes só via no videogame. De repente, está dividindo o campo com eles. É surreal", contou.

Foto: Divulgação
Em 2003, Nádson teve atuações marcantes pelo Vitória. Em um clássico Ba-Vi, válido pela fase classificatória do Campeonato Baiano, entrou aos 78 minutos e marcou três gols para virar o jogo. Contra o Palmeiras, no Palestra Itália, balançou a rede quatro vezes na histórica goleada por 7 a 2, pela Copa de Brasil, nas oitavas de final. Ao longo do ano, marcou 45 gols, ajudou financeiramente o clube com sua venda para o Suwon Bluewing, e consolidou-se como ídolo do Vitória.
Mesmo não ficando com a Bola de Prata — entregue a Luís Fabiano pelo regulamento —, Nádson entrou na seleta lista de atletas nordestinos convocados para a Seleção Brasileira, junto a Leomar, Dudu Cearense, Douglas Santos, Diego Souza e, mais recentemente, Jean Lucas.
“Para minha cidade, Serrinha, tem um peso ainda maior. Um serrinhense ter sido convocado é motivo de muito orgulho. Poucos atletas nordestinos tiveram essa chance em mais de um século de Seleção. É muito difícil chegar lá. Por isso, a gente tem que valorizar, compartilhar essa história e se orgulhar. Graças a Deus está marcado, e sempre que a gente relembra é bom demais”, finalizou.
TABU DE JEAN LUCAS
"É importante demais. Ele vem trabalhando muito, jogando muito bem. É um volante com força fora do comum. Hoje, poucos no futebol brasileiro fazem o que ele faz: marca, defende e chega na área toda hora. Então, é merecido. Fico feliz pelo Bahia estar fornecendo um atleta à Seleção. Isso representa muito para o Nordeste. Espero que ele tenha a oportunidade, entre em campo e represente nosso povo. Jean Lucas vai voltar muito melhor dessa experiência, vai aprender com os melhores. E quando você joga com os melhores, só pode evoluir", avaliou.
Jean Lucas se apresenta à Granja Comary, em Teresópolis, no dia 1º de setembro, para iniciar a preparação dos jogos contra Chile (4) e Bolívia (9), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Além do volante, outro nome tricolor já aparece no radar da Seleção: Luciano Juba. O lateral vem se destacando em 2025 com gols e assistências importantes. Após a vitória sobre o Fluminense, na ida das quartas de final da Copa do Brasil, Rogério Ceni reforçou a expectativa por uma futura convocação.
“Menino fantástico, com talento, passe, construção. Talvez o jogador que mais cresceu desde nossa chegada, quando ele jogava aberto. Jean Lucas também, alguns se adaptaram. Jean joga sempre uma casa acima em relação ao que era no Santos. Juba tem feito essa função com maestria, ora por dentro, ultrapassagem, ataque ao espaço. Foi muito inteligente hoje. Escutem o que eu estou falando: fatalmente teremos um segundo jogador convocado para a seleção brasileira neste ano”, projetou o treinador.

Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
Do Portal Bahia Notícias/Por Thiago Tolentino/Foto: Divulgação
O escritor, cartunista, tradutor e músico brasileiro, Luis Fernando Verissimo, de 88 anos, teve a morte confirmada neste sábado (30), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada por familiares de Veríssimo.
O veterano estava internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento há cerca de três semanas com princípio de pneumonia.
O escritor, diagnosticado com Parkinson, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2021 e, desde então, enfrentava problemas cardíacos.
Uma das últimas entrevistas dada pela esposa do escritor, Lúcia Verissimo, ela revelou que ele não conseguia mais escrever e lia de forma lenta. Verissimo também não tocava mais saxofone, instrumento que sempre foi familiarizado desde os 16 anos pela paixão que tinha pelo jazz.
Ícone da literatura brasileira, Luís Fernando, filho do também escritor Érico Verissimo, ele se tornou um dos nomes mais populares da literatura contemporânea, conhecido por sua obra cheia de humor, ironia e um olhar perspicaz sobre o cotidiano.
O escritor deu início a carreira através do jornalismo, trabalhando em jornais como a Zero Hora, de Porto Alegre, e o Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, e através das colunas de jornal que seus personagens e crônicas ganharam vida e conquistaram o público. Entre os livros de Verissimo estão "O Analista de Bagé", "Comédias da Vida Privada" e "As Cobras", best-sellers que misturam crítica social com um humor sutil.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: TV Globo
Na tarde desta sexta-feira (29), por volta das 17h, uma operação realizada por guarnições da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º BPM resultou na apreensão de uma grande quantidade de drogas no bairro Vaquejada, em Serrinha, no interior da Bahia.
As equipes receberam uma denúncia sobre uma carga de entorpecentes que estaria sendo preparada para distribuição durante a festa da vaquejada, prevista para ocorrer na próxima semana. De posse das informações, os policiais se deslocaram até o local indicado e abordaram um casal. Durante a revista, foi encontrado com o homem, de 22 anos, uma porção de material análogo à maconha.
Ao ser questionado, o suspeito confessou que havia mais drogas guardadas e, de forma voluntária, entregou o restante do material à guarnição. Ele foi conduzido à Delegacia Territorial de Serrinha, onde o caso foi registrado.
120 gramas de cocaína
01 papelote de cocaína
23 porções de maconha
378 comprimidos de MDMA (ecstasy) na cor azul
360 comprimidos de MDMA na cor rosa
02 balanças de precisão
01 aparelho celular iPhone
O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que apura se há outros envolvidos na distribuição dos entorpecentes durante o evento festivo.
Do Portal Ailton Pimentel/Foto: Divulgação/PM
Como Binha de São Caetano sempre diz: “O Bahia é maior que Barcelona, Bayern de Munique e Real Madrid”. Embora alguns possam discordar da opinião de um dos mais ilustres torcedores do Esquadrão, é fato que, em 2025, o Tricolor baiano venceu mais jogos do que esses gigantes europeus. Na verdade, empatado com o Palmeiras, ambos com 32 triunfos, o Bahia é a terceira equipe que mais venceu no ano, atrás apenas de PSG (36) e Flamengo (35).
Sem tirar o mérito da grande temporada que o Esquadrão vem fazendo — campeão Baiano, finalista da Copa do Nordeste, 4º colocado no Brasileirão e muito próximo de conquistar classificação às semifinais da Copa do Brasil —, o fato de ter disputado tantas competições e avançado em quase todas ajuda o time a figurar entre os que mais venceram em 2025. Não à toa, com 58 partidas disputadas, é a que mais jogou entre as dez mais vitoriosas no ano.
Até por isso, é também a equipe com a segunda menor taxa de vitórias da lista, com 55,2% de aproveitamento. Somente o Fluminense, com 27 vitórias em 55 jogos (49%), apresenta desempenho inferior nesse quesito. No outro extremo, está o PSG, atual campeão da Champions League e de todos os torneios domésticos na França, com 36 vitórias em 45 jogos, alcançando 80% de aproveitamento.
O Esquadrão terá a chance de aumentar ainda mais o número de triunfos neste domingo (31), quando enfrenta o Mirassol, a partir das 18h30, no estádio Campos Maia, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Do Portal Calila Notícias/Por: Pedro Carreiro | Correio

Delegacia Territorial de Santaluz, onde o caso foi registrado | Foto: Divulgação/SSP
Um idoso de 78 anos foi agredido em um bar na manhã de sexta-feira (29), em Santaluz. Segundo a Polícia Militar, a vítima também foi ameaçada verbalmente pelo autor, um homem de 25 anos.
De acordo com a PM, o caso aconteceu na rua Rio Branco, no centro da cidade. Os policiais foram acionados e, ao chegarem ao local, encontraram o suspeito, que confessou a agressão. O idoso foi encaminhado ao hospital, onde uma lesão foi confirmada pela equipe médica.
A PM informou ainda que, durante a ação, um canivete foi apreendido. O suspeito foi levado para a Delegacia Territorial de Santaluz, onde o caso foi registrado por meio de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ele foi ouvido e liberado em seguida.
Notícias de Santaluz

Imagem ilustrativa | Foto: Thuane Maria/GOVBA
Um homem foi morto a tiros na madrugada deste sábado (30) na zona rural de Araci, região sisaleira da Bahia. A vítima foi identificada como Cristiano Santos dos Anjos, de 41 anos.
De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 4h, na praça do povoado Rufino. Moradores relataram ter ouvido disparos, mas não conseguiram identificar o autor dos tiros. Cristiano, que residia no povoado Lagoa Nova, foi encontrado morto no local.
A Polícia Militar isolou a área e acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realizar a perícia e encaminhar o corpo para necropsia. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Notícias de Santaluz
O Dia do Evangélico será comemorado em grande estilo, com apresentação de @sarahfariasoficial
Terça-feira (23) - a partir das 17h
Praça Luiz Nogueira
O evento, promovido pela Prefeitura de Serrinha, em parceria com a Associação de Ministros Evangélicos de Serrinha (AMES), promete ser um momento marcante de confraternização e fé.
Da Ascom PMS
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) convocou mais 162 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para provimento da função de professor da Educação Profissional, do Edital SEC/SUDEPE nº 03/2025, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). A relação dos novos docentes, convocados por ordem de classificação, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (29).
As vagas estão distribuídas entre diferentes Territórios de Identidade do estado, com o objetivo de fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica. Na primeira convocação, realizada em julho, 427 candidatos já haviam sido chamados. A segunda chamada garante o preenchimento das vagas remanescentes, promovendo a continuidade das atividades educacionais e o atendimento integral das unidades escolares. Todos os candidatos convocados seguirão a ordem de classificação definida no resultado final homologado em junho.
Os novos candidatos devem enviar os documentos digitalizados exigidos pelo edital, no período de 1/09/2025 a 12/09/2025, para o correio eletrônico ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br, para análise preliminar a ser realizada pela Coordenação de Provimento e Movimentação. Os aprovados para o Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26) deverão comparecer na sede da Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h.
Já os selecionados para cidades do interior do Estado deverão entregar a documentação (original e fotocópia), no mesmo período, nas sedes dos NTEs para os quais foram aprovados, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. O candidato que não atender à presente convocação na forma e no prazo determinados, seja qual for o motivo alegado, perderá o direito ao ingresso na referida função temporária.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Imagem Ilustrativa. Amanda Chung / Divulgação SEC
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) divulgou, no último dia 27 de agosto, o edital para o processo seletivo de estudantes que desejam ingressar, em 2026, nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. No Campus Serrinha, estão sendo ofertadas 160 vagas distribuídas entre os cursos de Administração (40 vagas), Alimentos (40 vagas) e Agroecologia (80 vagas).
As vagas são destinadas a estudantes que estejam cursando ou que já tenham concluído o 9º ano do Ensino Fundamental. A seleção será feita com base nas notas do 8º ano do candidato, conforme previsto no edital.
Com duração de três anos, os cursos são ofertados em turno integral (manhã e tarde) e totalmente gratuitos, garantindo ensino de qualidade aliado à formação técnica profissional.
As inscrições estarão abertas de 1º de setembro a 12 de outubro e podem ser realizadas online, por meio do site ingresso.ifbaiano.edu.br, ou presencialmente no campus.
O IF Baiano Campus Serrinha está localizado na Estrada Vicinal de Aparecida, bairro Aparecida, s/n, saída para Feira de Santana, nas proximidades do Assaí Atacadista.
Durante rondas realizadas pelo 1º Pelotão da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), por volta das 14h30 de quinta-feira (28), uma espingarda foi apreendida no povoado de Guanabara, zona rural de Serrinha.
Segundo informações da polícia, uma pessoa não identificada fugiu ao perceber a aproximação da viatura, abandonando a arma no local. O suspeito não foi localizado.
A espingarda foi recolhida e apresentada na Delegacia de Polícia Civil de Serrinha, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A Polícia Militar segue em diligência para tentar identificar o indivíduo que estava de posse da arma.
Do Portal Ailton Pimentel/Foto: Divulgação/PM
A população brasileira alcançou o contingente de 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho de 2025. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e representa crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior.
O Território do Sisal apresenta uma dinâmica populacional desigual, segundo levantamento do Calila Notícias com base nos dados do Censo 2022 e nas estimativas populacionais de 2025, divulgadas pelo IBGE nesta quinta-feira (28). O CN fez um comparativo não seguido o apresentando pelo IBGE que foi de um ano, e sim de 3 anos conforme tabela abaixo. O comparativo de um ano o destaque na região fica para Nordestina que ao lado de Luiz Eduardo conseguiu superar 1% de aumento populacional.
A região composta por 20 municípios, o comparativo entre os números de 2022 e as estimativas de 2025 mostra que 10 municípios aumentaram a população, enquanto outros 10 tiveram queda populacional, refletindo a migração interna e o crescimento urbano concentrado em polos regionais.

O levantamento evidencia que os municípios maiores, como Serrinha, Conceição do Coité, Tucano, Araci e Monte Santo, continuam a registrar crescimento populacional, enquanto cidades menores, em geral, sofrem redução na população, refletindo migração para centros urbanos e mudanças econômicas regionais.
Segundo os dados do IBGE, a população do Território do Sisal continua concentrada em poucos polos, mostrando que metade das cidades enfrenta queda populacional, cenário semelhante ao verificado em grande parte do Brasil.
Do Portal Calila Noitícias