Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 20 de julho de 2024

Jogos deste domingo fecham a primeira rodada do Campeonato Sessentão de Serrinha

Na manhã deste domingo (21) tem mais dois jogos pelo segundo Campeonato Sessentão Society de Serrinha na Arena Orlandão, no Povoado Alto da Bandeira para fechamento da primeira rodada da competição.

Às 8h tem as estreias de Grêmio x Cruzeiro e às 9h será a vez de Botafogo/Ba x Ypiranga. As arbitragens serão de Juranilton e Hélio Santos.

O grupo A está liderado pela Portuguesa que venceu a Catuense por 3x1 e o grupo B tem o Sport como líder após o triunfo de 1x0 sobre o Internacional. Após os jogos deste domingo os grupos poderão ter novos líderes.

Até o momento a artilharia do campeonato está embolada. Todos os goleadores estão com 1 gols marcado. Jorge de Germano, Chita e Edinho, da Portuguesa, Paulinho da Catuense e Toni Silva do Sport.

Como será que vai estar a pontaria dos artilheiros na rodada deste domingo? Desejar sucesso para todos e que tenhamos bons jogos na Arena Orlandão.


           
Por Cival Anjos/Fotos: Rodada de abertura

Apagão afetou cerca de 8,5 milhões de máquinas, estima Microsoft

A Microsoft informou neste sábado (20) que cerca de 8,5 milhões de máquinas com sistema operacional Windows foram afetadas pela pane global da última sexta (19), segundo estimativa feita em parceria com a Amazon e o Google. Trata-se de menos de 1% do total dos dispositivos Windows do mundo, de acordo com a big tech.
 

O apagão foi causado por uma falha no antivírus da empresa de cibersegurança CrowdStrike, que presta serviços para a Microsoft.
 

Segundo a companhia, a atualização de seu software Falcon Sensor disparou um erro lógico em todos os dispositivos equipados com o Windows 7.11 ou versões superiores. A falha desencadeou simultaneamente a espiral de "tela azul da morte" --sinal de apagão no sistema-- que afetou sobretudo os países desenvolvidos.
 

A Microsoft afirma, em seu blog, que se reuniu com a CrowdStrike e com os outros dois principais provedores de nuvem americanos --Google Cloud Computing (GCP) e Amazon Web Services (AWS)-- para desenvolver uma solução escalável para a pane.
 

Até então, especialistas ouvidos pela Folha afirmam que a restauração para a versão anterior da plataforma Falcon teria de ser feita manualmente, ligando o Windows em modo de segurança e deletando os arquivos responsáveis pelo erro de processamento.
 

Para acessar o modo de segurança, é preciso ligar e desligar o computador três vezes em sequência, para então poder acessar as opções avançadas e restaurar o sistema. A Microsoft disse que o processo poderia demandar até 15 reinicializações de sistema, de acordo com a imprensa internacional.
 

Por isso, o restabelecimento total da normalidade dos sistemas de segurança pode levar dias ou até semanas, de acordo com profissionais de tecnologia.
 

Embora apenas uma pequena fração dos computadores do mundo tenha sido atingida, o apagão generalizado afetou também plataformas de nuvem, que atendem outras milhares de empresas, e outros pontos críticos da infraestrutura global, que têm grande impacto sobre a população.
 

A plataforma Falcon oferecida pela CrowdStrike era um produto de ponta, que buscava enfrentar ameaças cibernéticas descobertas no mesmo dia em que foram criadas --no jargão, chama-se esses novos riscos de "zero day". Isso era feito com inteligência artificial, vasculhando continuamente os sistemas em busca de brechas.
 

Esse serviço na fronteira da tecnologia, de acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Internet, Jesaias Arruda, "chegava a custar dez vezes mais do que um antivírus convencional."
 

O alto preço do sistema restringe o acesso ao serviço do Falcon no Brasil e em outros países da América Latina. A presença da CrowdStrike é mais forte em empresas com operações grandes demais para ter seu serviço interrompido por um sequestro de sistema --os chamados ransomware.
 

Assim, a carteira de clientes da CrowdStrike incluía bancos, sistemas de grandes hospitais, empresas de aviação e, no exterior, emissoras de televisão. Eram cerca de 29 mil empresas, segundo o balanço da empresa.
 

No Brasil, as vítimas mais notórias da pane foram alguns bancos, como Bradesco, Neon e Next, a companhia aérea Azul, o Hospital das Clínicas de São Paulo e distribuidoras de energia. Todos são exemplos de atividades da chamada infraestrutura crítica.
 

Trata-se do principal alvo de cibercriminosos, porque crises cibernéticas nessas empresas geram alto impacto para o consumidor. Assim, os sequestradores de dados conseguem altos resgates rapidamente --mesmo que esse pagamento seja desaconselhável, de acordo com a pesquisadora de segurança informática da ESET Martina López.
 

No exterior, contudo, o impacto teve outra dimensão. Dos mais de 110 mil voos comerciais programados para a sexta, cerca de 5.000 foram cancelados em todo o mundo, de acordo com a empresa de análise do setor aéreo Cirium.
 

Nos Estados Unidos, as três principais companhias aéreas --American Airlines, Delta Airlines e United Airlines-- tiveram seus serviços interrompidos pelo apagão global. Com isso, aeroportos em todo o país ficaram lotados, durante a sexta.
 

A cena se repetiu em outros países da Europa, da Ásia e da Oceania. Na China, não houve impacto em função do bloqueio a plataformas americanas, o que inclui a CrowdStrike.
 

A ampla adoção do Falcon estaria relacionada com a principal estratégia para prevenção de cibercrimes: fechar brechas de segurança antes do sinistro, para aumentar o dispêndio de tempo e dinheiro de cibercriminosos com pesquisa, inviabilizando os ataques.


Do Portal Bahia Notícias/Por Pedro S. Teixeira | Folhapress/Foto: Reprodução


Bahia tem mais de 11 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições municipais de outubro

Na Bahia, o eleitorado apto para comparecer às urnas nas eleições municipais de 2024 é de 11.283.507, conforme dados divulgados esta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o Portal de Estatísticas do TSE, o número representa um aumento de 390.187 (3,5%) eleitores, em comparação às eleições de 2020, quando haviam sido registrados 10.893.320 eleitores. 

 

A Bahia permanece como o quarto maior colégio eleitoral do país, com 11,2 milhões de eleitores. Liderando o ranking está São Paulo, com 34.403.609 eleitores, seguido por Minas Gerais, com 16.469.155 eleitores e Rio de Janeiro, com 13.033.929 eleitores. 

 

A nível regional, Salvador ocupa o 1º lugar como o maior colégio eleitoral do estado, com 1.969.757 eleitores, seguido por Feira de Santana (426.887), Vitória da Conquista (257.784) e Camaçari (205.865). Por causa do número de eleitores aptos, essas quatro cidades estão habilitadas para realizar segundo turno. Para conferir o número de eleitores aptos nas demais cidades da Bahia, clique aqui. 

 

De acordo com o presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo da Matta, os números refletem os esforços da Justiça Eleitoral para atender e bem servir os cidadãos baianos, habilitando-os ao exercício do voto, seja através do atendimento virtual, presencial ou ações itinerantes empreendidas pelo projeto “TRE-BA em Todo Lugar” e, igualmente, o desejo dos eleitores de escolherem os seus representantes, nas 417 cidades da Bahia, no dia 6 de outubro.  

 

“O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia segue trabalhando com afinco para realizar eleições transparentes, céleres e seguras, a fim de possibilitar que os eleitores e eleitoras exerçam o direito de votar. A partir deste balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral e seguindo o Calendário Eleitoral, teremos condições de seguir com novas etapas do processo eleitoral,  a citar a geração de mídias com os nomes dos eleitores e eleitoras, além de candidatos e candidatas que irão disputar as eleições deste ano”, disse o presidente. 

 

PERFIL

Das 11,2 milhões de pessoas aptas a votar na Bahia, 52,43% é do sexo feminino (5.915.845),  enquanto 47,57 % (5.367.598) é gênero masculino. O portal de estatísticas também divulgou o número de pessoas que vão utilizar nome social nessas eleições: 2.706.

 

De acordo com o perfil do eleitorado, 727.601 pessoas (6,45%) se declararam pardas, 283.567 (2,51%) pretas e 188.993 (1,68%) brancas. Nas eleições municipais, 15.363 eleitores (0,14%) se identificaram como quilombolas e 6.740 (0,06%) como indígenas.

 

JOVENS 

O voto é facultativo para os jovens de 16 e 17 anos. Em 2024, 193.327 jovens nesta faixa etária poderão comparecer às urnas, o que representa um aumento de 52% em relação ao total registrado nas eleições municipais de 2020, quando essa faixa etária somava 126.612 eleitores. 

 

A Justiça Eleitoral ressalta que os eleitores que têm 15 anos e realizaram o alistamento eleitoral, ou seja, a primeira via do título, só poderão votar se completarem 16 anos até o dia da eleição, 6 de outubro. 

 

NOME SOCIAL 

Nas eleições municipais de 2024, 2.706 pessoas solicitaram à Justiça Eleitoral o uso do nome social. Em relação a 2020, o número aumentou: naquela ocasião, apenas 600 pessoas haviam solicitado o nome social no título de eleitor. De acordo com os dados do TSE, 2.999 eleitores transgênero estão aptos a votar na Bahia na eleição de 2024.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Antonio Augusto / TSE


Trump conversa com Zelenski por telefone e promete acabar com a Guerra da Ucrânia

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (19) que conversou por telefone com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, e prometeu acabar com a guerra por meio de negociações entre Kiev e Moscou.
 

O republicano costuma atacar seu adversário, Joe Biden, dizendo que o russo Vladimir Putin nunca teria invadido a Ucrânia se ele, Trump, fosse presidente. O empresário fez uma publicação na rede social Truth afirmando que a conversa com Zelenski foi "muito boa" e prometeu, se eleito, acabar com a guerra antes mesmo de tomar posse em janeiro de 2025.
 

Zelenski também se pronunciou sobre a ligação, agradecendo mais uma vez pelo auxílio militar americano desde o início da guerra, mas sem mencionar negociações para encerrar o conflito. Republicanos alinhados à Trump no Congresso americano são contra o apoio de Washington a Kiev e foram responsáveis, por meio de obstruções no Legislativo, por um atraso de meses na entrega de novas armas e munições ao país invadido.
 

O presidente ucraniano disse que deu os parabéns a Trump por ter sido nomeado oficialmente candidato pelo Partido Republicano e condenou o atentado contra o ex-presidente no último sábado (13). "Desejei a ele força e segurança no futuro, e mencionei o apoio bipartidário do governo americano à nossa liberdade e independência", concluiu Zelenski.
 

Na sua publicação, Trump disse que, como presidente, ele vai "trazer paz ao mundo e acabar com a guerra que já custou tantas vidas". "Os dois lados vão poder sentar, conversar e negociar um acordo que vai pôr fim à violência e construir um caminho em direção à prosperidade", prosseguiu.
 

O candidato republicano não deixou claro que propostas pretende apresentar para encerrar o conflito. Entretanto, em uma entrevista à agência de notícias Reuters em 2023, disse que a Ucrânia pode ter que ceder território para chegar a um acordo de paz.
 

A possibilidade é rejeitada veementemente por Kiev, que dizem ainda não ser possível negociar com a Rússia enquanto tropas de Moscou estiverem em solo ucraniano.


Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Reprodução / Redes Sociais

Bahia garante triunfo nas semis contra o Sport e se classifica para final inédita do Brasileirão A2 Feminino

Garantindo vaga inédita na final do Brasileirão A2 Feminino, o Bahia conquistou a vitória sobre o Sport no jogo de volta, por 2 a 0, no Estádio Roberto Santos, na última sexta-feira (19), às 21h. Os gols da partida foram marcados por Raíssa aos 39 minutos do primeiro tempo e Letícia Nunes aos 90, fechando o placar da segunda etapa.

 

Sob o comando da treinadora Lindsay Camila, as Tricolores entraram em campo com a seguinte escalação: Yane; Dan, Aila, Tchula e Ary; Angela, Treyci, Vilma e Ellen; Raissa e Juliana. A atacante Kamile Loirão desfalcou a equipe se recuperando de uma contusão.

 

Com a classificação garantida, as Mulheres de Aço aguardam o resultado do jogo entre Juventude e Amazônia para conhecerem seu oponente na grande final da competição. A data das partidas de ida e volta ainda não foi definida.


Do Portal Bahia Notícias/Por Thiago Tolentino/Foto: Leticia Martins / EC Bahia

Bahia inicia etapas burocráticas para contratação de Lucho Rodríguez; entenda


Ao que tudo indica, Lucho Rodríguez está cada vez mais próximo de se tornar o novo reforço do Bahia. Na noite da última sexta-feira (19), o nome do jogador apareceu no BID em uma foto vazada nas redes sociais. No entanto, o registro divulgado se refere ao cadastro do uruguaio no sistema da CBF, onde os clubes adicionam seus jogadores. A informação foi confirmada pelo Bahia Notícias.

 

 

É importante salientar que, apesar do registro, o atacante não deve aparecer no BID neste fim de semana, tampouco estrear pelo Esquadrão no duelo contra o Corinthians. Isso se deve ao fato de que o Boletim Informativo Diário da CBF não funciona aos sábados e domingos. A expectativa é de que a atualização ocorra na segunda-feira (22).

 

O ATRASO NO ANÚNCIO

O contrato de Lucho com o Bahia já está registrado na CBF e está próximo de ser publicado. No entanto, algumas cláusulas ainda estão sendo revisadas e outros documentos precisam ser regularizados. Esses impasses são os que estão atrasando o anúncio oficial da contratação do atleta. O jogador de 21 anos também já passou por exames complementares.


Do Portal Bahia Notícias/Por Ulisses Gama / Thiago Tolentino/Foto: Reprodução / Instagram / @lucho_rodriguezz24


Prefeitura anuncia plano de investimentos para ampliação da rede cicloviária de Salvador

A Prefeitura de Salvador anunciou, nesta sexta-feira (19), um plano de ampliação da rede cicloviária da capital baiana. A meta prevista é chegar a 2034 com 700 km de malha cicloviária, o que representa mais que o dobro da infraestrutura disponível na cidade atualmente, que é de 300 km. O município deve investir mais de R$100 milhões na realização do plano, executado com o apoio do governo britânico no UK Pact. 

 

Elaborado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o plano traça 12 objetivos, entre eles o incentivo ao uso da bicicleta como um modal de transporte diário, substituindo carros e motos, e como complementando o transporte coletivo. A proposta também visa integrar a bicicleta aos diversos subsistemas de transporte público e melhorar a infraestrutura cicloviária disponível.

 

“Esse plano não é simplesmente uma previsão de aumento de rede cicloviária, mas um diagnóstico preciso da infraestrutura atual, mostrando onde deve ser aprimorado e ampliado. Temos políticas para fomentar o uso da bicicleta, como educação, conectividade e integração multimodal”, explicou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.

 

O gestor define que a ideia é reforçar o compromisso da capital baiana em ser cada vez mais sustentável, segura e inclusiva, consolidando alternativas de transporte zero emissões de gás carbônico. 

 

“Salvador é uma cidade em que 38% da população se desloca a pé, e melhorar os sistemas de cobertura permitirá mais deslocamentos de bicicleta. Pretendemos, com esse plano, chegar a 25 quilômetros de ciclovias por 100 mil habitantes em uma década, atingindo níveis de cidades cicláveis da Europa”, acrescentou o gestor.

 

A Sembo informou ainda que o documento foi elaborado com base em extensas consultas públicas, análises técnicas e melhores práticas internacionais.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil


Grêmio x Vitória: veja prováveis escalações, horário e onde assistir

Com a derrota por 3 a 1 para o Fortaleza, na última quarta-feira (17), o Vitória encostou de vez na zona de rebaixamento da Série A e agora enfrenta o Grêmio, neste domingo (21), na 16ª colocação, com os mesmos 15 pontos do Corinthians, 17° lugar e primeiro time do Z4. 

 

A equipe rubro-negra vem de apenas uma vitória (contra o Criciúma, no Barradão) nas últimas cinco rodadas. O Tricolor gaúcho, adversário deste domingo, pela 18ª rodada - a penúltima do 1° turno - tem quatro pontos a menos que o Leão e está no 18° lugar, porém com dois jogos a menos.

 

Para a partida em Caxias do Sul, no Estádio Centenário, já que a Arena do Grêmio ainda está indisponível após a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul, o técnico Thiago Carpini conta com um grande retorno: o meia Matheusinho está recuperado da virose que o tirou do jogo contra o Fortaleza e vai para o jogo.

 

Por outro lado, Carpini não terá o volante Luan Santos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo e que sofreu uma lesão na coxa. Afastados, os volantes Dudu e Rodrigo Andrade não jogam mais pelo Vitória nesta temporada. Rodrigo, que não terá o seu contrato renvado no fim do ano já foi negociado para o Mirassol. Em relação a Dudu, que tem contrato até o fim de 2027, a diretoria rubro-negra avalia a possibilidade de negociá-lo até o fim da janela de transferências. 

 

Contra o Fortaleza, Léo Naldi foi o escolhido para ocupar a vaga de Luan Santos. Há ainda a possibilidade de Ricardo Ryller assumir a posição e realizar a sua estreia com a camisa do Leão. Desta forma, o Vitória pode entrar em campo nesta domingo com Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Bruno Uvini, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Léo Naldi (Ricardo Ryller), Willian Oliveira e Matheusinho; Osvaldo, Everaldo e Alerrandro

 

Após enfrentar o Grêmio, o Rubro-Negro volta para Salvador para encarar o Flamengo, na próxima quarta-feira (27), às 20h, no Barradão, pela 19ª rodada da Série A, a última do 1° turno 

 

 



GRÊMIO 

 

Na 18ª colocação da Série A, o Grêmio não vence há quatro rodadas e vem de derrota por 1 a 0 para o São Paulo, no Morumbi, na última quarta-feira (17).

 

O time do técnico Renato Gaúcho tem dois jogos a menos na competição e soma 11 pontos em 15 partidas. Até agora, o Tricolor venceu três, empatou duas e perdeu dez. Como mandante, são oito jogos com três vitórias, um empate e quatro derrotas.

 

Para o duelo diante do Vitória, o Grêmio não terá à disposição o atacante Nathan Fernandes, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O zagueiro Jemerson e o volante Edenílsom estão entregues ao Departamento Médico e são dúvidas. O reforço fica por conta do zagueiro Kannemann, que volta após cumprir suspensão.

 

FICHA TÉCNICA

 

Grêmio x Vitória

Campeonato Brasileiro - 18ª rodada

Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul

Data: 21/7/2024

Horário: 11h

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)

Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Lucas Costa Modesto (DF)

VAR: Marcio Henrique de Gois

Transmissão: Premiere

 

Grêmio: Marchesín; João Pedro, Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Villasanti e Pepê (Edenilson); Soteldo, Galdino e Pavon. Técnico: Renato Gaúcho. 

 

Vitória: Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Bruno Uvini, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Léo Naldi (Ricardo Ryller), Willian Oliveira e Matheusinho; Osvaldo, Everaldo e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.


Do Portal Bahia Notícias/Por Hugo Araújo/Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Morre Thommy Schiavo, ator que levou um beijo gay a 'Pantanal', aos 39 anos

Morreu neste sábado (20), aos 39 anos, o ator Thommy Schiavo, que interpretou o peão Zoinho no remake de "Pantanal". A informação foi confirmada pelo ator Leandro Lima, que contracenou com Schiavo na novela da TV Globo. A causa da morte não foi divulgada.
 

"Ainda estou atônito, tentando digerir tudo isso", escreveu Lima em seu Instagram. "Ele me deu o bordão de um dos meus personagens mais queridos. Caramba! Que tristeza", comentou o ator Alexandre Nero na publicação.
 

Em "Pantanal", Zoinho era o par romântico de Zaquieu, vivido por Silvero Pereira. Os atores se beijaram no último capítulo da novela, durante uma festa na fazenda.
 

Em entrevista ao programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, Schiavo chegou a contar que cresceu frequentando a fazenda da família, em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, onde andava a cavalo e tinha provas de laço.
 

"Também sempre gostei de arte e tinha o sonho de ser ator. Vim para o Rio de Janeiro em 2004 para fazer faculdade de artes cênicas", contou ele.
 

O ator fez seu primeiro papel na televisão em 2006, no especial "Por Toda Minha Vida", na TV Globo. Entre documentário e ficção, a produção narrava a carreira de músicos brasileiros, e Schiavo interpretou o sertanejo Leandro.
 

Depois, participou das novelas "Paraíso", "Escrito nas Estrelas", "Cordel Encantado", "Gabriela", "A Teia", "Império", "Além do Tempo" e "Espelho da Vida".
 

Nas gravações de "Pantanal", Schiavo conheceu a maquiadora Angra Monaliza, com quem se casou e teve uma filha, agora com um ano de idade. O ator estava escalado para viver um policial em "Guerreiros do Sol", novela que será lançada em 2025 na Globoplay.


Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Reprodução / TV Globo

Amigos fazem pacto no Paraná e dão nome um do outro aos filhos: ‘Quando se encontram os quatro dá uma confusão’

Pais e filhos nomeados em homenagem a amizade | Foto: Arquivo Pessoal

Um pacto selado ainda nos anos 80 consolidou a amizade e o destino de Wagner de Alencar Fonseca e Luiz Carlos dos Santos Rosa, moradores de Almirante Tamandaré e Curitiba respectivamente.

Aos 16 anos de idade, os dois colegas de escola combinaram que dariam o nome um do outro para os próprios filhos.

Segundo Luiz, eles não tinham uma alternativa de nomes para caso nascessem meninas, mas o destino seguiu os planos dos amigos e alguns anos depois nasceram Wagner Luís, filho de Luiz, e Luís Wagner, filho de Wagner.

“Quando se encontram o quatro juntos dá uma confusão danada, porque tem o Luiz, tem o Wagner, tem o Wagner Luís, e o Luís Wagner”, brinca Wagner.

Luiz, que se tornou pai primeiro, disse que em nenhum momento hesitou em colocar em prática o combinado.

Além disso, os amigos contam que não houve rejeição das esposas na hora da escolha do nome das crianças, que hoje têm 35 e 36 anos.

Apesar das brincadeiras, para eles, o negócio é coisa séria, porque significa o reconhecimento da amizade e uma memória viva do elo entre os dois, que começou há quase 50 anos.

“Essa história sempre nos remete a lembranças e é isso que é o bacana. Só que é uma coisa bem séria, né? Você colocar o nome de alguém no seu filho, você tem essa responsabilidade, de criar esse vínculo”, reforça Wagner.

Inimigos viraram amigos

Pais e filhos nomeados em homenagem a amizade | Foto: Arquivo Pessoal

Luiz relembra que a história de amizade dos dois começou com uma pequena inimizade. Enquanto ele era o bagunceiro da turma, Wagner era o reservado.

O cenário só mudou depois que uma professora de matemática percebeu que os dois tinham algo em comum: o intelecto.

“Uma professora descobriu que nós tínhamos algo igual: gostávamos de estudar. Nós não tínhamos nota baixa em quase nenhuma matéria”, conta Luiz.

E a ideia de batizar o próprio filho em referência ao amigo não se reduz a homenagem por si só. Ambos afirmam que é como se fizessem parte de uma mesma família.

“Quando eu apresentei dentro da minha casa, o pessoal da minha família pegou um carinho muito grande por ele, e eu acredito que da parte da família dele também por mim”, conta Luiz.

Qual o segredo para uma longa amizade?

Os dois amigos compartilham alguns segredos para a manutenção de uma amizade tão duradoura, já que têm mais de 40 anos de experiência no assunto.

Para eles, o principal aspecto é o diálogo.

“O amigo resolve, amigo tem conversa, tem paciência, tem empatia, tem amor, zela e cuida do outro, tem interesse em saber se tudo está bem com o amigo. Amigo é um irmão que escolhemos viver juntos, confiar e construir histórias, as quais jamais serão abaladas pelo tempo ou qualquer ‘ruído de comunicação’, pois amigo ‘tira a limpo’ e preserva a amizade”, opina Wagner.

Do Portal NS

Motociclista morre após acidente com cavalo na BA411 próximo a Faz. Lajedo em Barrocas

Local do acidente que vitimou Telma Marques. Foto Reprodução
Na madrugada deste sábado (20), a barroquense Telma Marques, de 39 anos, conhecida carinhosamente como Telminha, perdeu a vida após colidir sua motocicleta Honda Pop 110 contra um cavalo na BA-411, nas proximidades da Fazenda Lajedo em Barrocas. O trágico acidente ocorreu por volta das 3 horas da manhã.

Segundo informações preliminares, Telma estava acompanhada de uma amiga no momento do acidente. A amiga foi socorrida pela equipe do SAMU e conduzida para o Hospital Municipal, segundo o Vereador Eclécio, ela não sofreu ferimentos graves. Já a condutora não resistiu ao impacto e morreu no local. Relatos indicam que três animais estavam na pista no momento do acidente. A motociclista não conseguir se livrar de um desses animais e houve a colisão.

Populares registraram animais que estavam soltos na pista próximos ao local do acidente . Foto Reprodução

As circunstâncias exatas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes. A população barroquense está abalada com a perda de Telminha, uma pessoa bastante popular e querida na cidade. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentam sua partida precoce e prestam suas homenagens.

A presença de animais tanto nas rodovias de acesso ao município de Barrocas, como nas ruas da cidade, vem sendo denunciada constantemente pela população sem que as autoridades tomem providências. Na sexta-feira (19) o assunto foi abordado durante o Programa de Rubenilson Nogueira na Rádio Nossa Voz. 

O sepultamento de Telma Marques acontecerá na tarde deste sábado às 17 horas no Cemitério Municipal de Barrocas. 

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Serrinha se prepara para as Convenções Partidárias: saiba quem está na disputa pela Prefeitura

Faltando pouco mais de dois meses para as eleições 2024, os grupos políticos em Serrinha seguem se movimentando e anunciando as pré-chapas que poderão estar na disputa pela Prefeitura Municipal.


A partir deste sábado, 20, até o dia 05 de Agosto podem ser realizadas as convenções partidárias, ato que irá anunciar de maneira oficial as chapas e os candidatos que terão os registros de candidaturas registrados no TSE para estarem nas disputas pelos Poderes Executivo e Legislativo.


Em Serrinha, cinco nomes se colocam até o momento como pré-candidatos para a Prefeitura, e praticamente todos pretendem realizar as convenções para estarem oficialmente na disputa.


Confira quem está na pré-disputa eleitoral:


- Cyro Novais;

- Dr. Ferreirinha;

- Viviany Andrade;

- Jorge Roque;

- Elydir Vitória.


As eleições municipais serão realizadas no dia 06 de Outubro. Por ter 63.726 eleitores, Serrinha não tem disputa de 2º turno.
Do Portal Info Serrinha