Prefeitura de Serrinha São João

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 8 de junho de 2024

Campeonato de Novos tem rodada neste domingo na Arena Orlandão


Na manhã deste domingo (9) tem mais uma rodada do Campeonato de Novos na Arena Orlandão, no Povoado Alto da Bandeira, em Serrinha.

Esta competição está muito disputada e com uma presença gigante do público que vai prestigiar todos os jogos.

Os atletas vem mostrando muito talento e grande qualidade técnica e as torcidas tem vibrado a cada lance.

Assim que esta competição terminar começa o Segundo Campeonato Sessentão, provavelmente, dia 14 de julho.

Por Cival Anjos

Ciclista serrinhense vai disputar o campeonato Pan-americano neste domingo dia 9 de junho em Minas Gerais; prova começa às 10h

O ciclista serrinhense, Edmilson Ribeiro, 60 anos, está no estado de Minas Gerais para participar do Campeonato Pan-americano de ciclismo Mountain Bike (MTB) e vale toda a nossa torcida por este guerreiro que luta contra todas as dificuldades para representar o município de Serrinha.

A prova vai ser na cidade de Goianá em Minas Gerais, município de aproximadamente 4 mil habitantes, mas que tem uma paisagem lindíssima e por este e outros motivos foi a escolhida para sediar a competição.

Este município fica a uma distância de, aproximadamente, 1500 quilômetros de Serrinha e a prova acontece neste domingo, dia 9 de junho, a partir das 10 da manhã. Vamos está divulgando em primeira mão, a classificação do nosso atleta na tarde deste domingo.

Esta competição envolve os ciclistas da América Latina, dentre eles: argentinos, paraguaios, brasileiros, uruguaios, chilenos e outros. 

"É uma prova difícil, como todas, especialmente esta e meu objetivo é ficar entre os 15", disse o ciclista serrinhense Edmilson Ribeiro. Ainda segundo ele, ranqueando entre os 15 já ajuda muito para participar do Campeonato Mundial, que é outro sonho em participar.

Este mesmo ciclista foi pela primeira vez disputar o Campeonato Brasileiro este ano com o pensamento de chegar entre os 10 primeiros colocados, porém chegou na segunda colocação na competição que foi realizada no estado de Sergipe.

Para esta prova ele quer chegar entre os 15, mas pelo que conhecemos do potencial dele, se tudo ocorrer bem, pode ter uma excelente colocação no Pan-americano.

Sucesso Guerreiro! É o que deseja o Portal Cival Anjos e todos os ciclistas de Serrinha e toda a região!

Por Cival Anjos

Israel anuncia resgate de quatro reféns vivos em Gaza

As forças de Israel resgataram quatro reféns vivos de dois locais diferentes durante operação na área central da Faixa de Gaza de Nuseirat no sábado (8), disseram os militares.
 

Os quatro reféns, três homens e uma mulher, haviam sido sequestrados por combatentes do grupo terrorista Hamas em um festival de música no sul de Israel em 7 de outubro, data de início da guerra que completa oito meses neste sábado.
 

Segundo os militares israelenses, os quatro resgatados foram levados ao hospital para exames médicos e estavam com boa saúde.
 

Eles foram identificados como Noa Argamani, 25, Almog Meir Jan, 21, Andrey Kozlov, 27, e Shlomi Ziv, 40.
 

O canal de notícias israelense 12 transmitiu imagens de Argamani reunida com seu pai, sorrindo e o abraçando.
 

Vídeos do sequestro de Argamani circularam logo após ela ser arrastada para Gaza por homens armados em 7 de outubro, em uma motocicleta após o ataque mortal. Sua mãe, que tem câncer em estágio 4, apelou ao Hamas para que libertasse sua filha como um último desejo.
 

Enquanto isso, os ataques continuam. O Exército israelense disse em comunicado raro no sábado que está mirando na infraestrutura militante na área de Nuseirat, enquanto o Ministério da Saúde na região relatou dezenas de feridos.
 

É incomum o Exército israelense emitir declarações sobre operações em andamento.


Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Reprodução / Twitter

Lulu Santos passa mal e é internado às pressas e cancela shows

O cantor Lulu Santos foi internado às pressas no Rio de Janeiro após passar mal em sua casa na sexta-feira (7). 


De acordo com a nota enviada à imprensa, o artista deu entrada na Clínica São Vicente, na capital fluminense, e ficará sob observação pelas próximas 48 horas. O texto ainda afirma que o quadro de saúde de Lulu Santos é estável.


O artista era uma das atrações do festival João Rock, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, neste sábado (8), e precisou cancelar a apresentação.


Além da participação no João Rock, para a qual a banda do cantor chegou a realizar a passagem de som, o show que ele faria no festival Salve o Sul neste domingo (9) também foi cancelado.


Do Portal Bahia Notícias


Motociclistas fazem manifestação pedindo melhorias nas estradas da Bahia

Cerca de 100 motociclistas de Salvador, Região Metropolitana e de Feira de Santana fizeram uma manifestação na BR 324 reivindicando melhorias nas estradas da Bahia na manhã deste sábado (8). O grupo se concentrou no condomínio Aquarius, no bairro da Pituba, e, de lá, seguiu pela BR-324, até o restaurante Maria Antônia.


“Não estamos aqui com finalidades políticas . De um lado tem o poder concedente e do outro a concessionária, mas no centro estamos nós usuários, sofrendo acidentes diariamente e muitos causados pelas péssimas condições de tráfego “, afirmou Davidson Botelho, um dos organizadores do movimento.

 
Os organizadores convidaram o deputado estadual  Eduardo Sales (PP), um dos críticos do sistema atual e também a direção da Via Bahia que não compareceu. “Todas as tentativas de acordo foram parar na justiça, a Via Bahia não tem interesse em resolver”, afirmou Sales em seu discurso para os motociclistas.


A organização informou que outros movimentos irão acontecer como cavalgadas, passeios ciclísticos e até tratores.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Divulgação


Sou bolsonarista, vou continuar sendo bolsonarista, diz Tarcísio

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse neste sábado (8) que é bolsonarista e que não vê problema em ser de uma corrente política sob atenção da Polícia Federal -atenção essa que, segundo ele, não é compreensível.
 

Em evento do grupo empresarial Esfera, sentado quase ao lado do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) -o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União, estava entre eles, Tarcísio foi provocado pelo jornalista William Waack, que mediava a conversa, a dizer se era bolsonarista.
 

A pergunta fazia referência a um editorial publicado pelo jornal Estadão neste sábado.
 

"A primeira pergunta que a gente tem que saber é o que é ser bolsonarista. Eu sou bolsonarista, vou continuar sendo bolsonarista. Isso significa que eu sou conservador, sou liberal e acredito em um Brasil que vai ter economia de mercado", afirmou.
 

Tarcísio citou também temas que estão na pauta do governo Lula, como transição energética, e que cabem à gestão federal, como o Sistema Único de Saúde. "[Vamos continuar acreditando em] Um Brasil que vai aproveitar seu potencial, vai fazer a transição energética. Vamos continuar acreditando no SUS, no SUS universal, vamos continuar acreditando na educação gratuita de qualidade."
 

O mediador voltou a provocá-lo e citou a necessidade de Tarcísio conquistar um eleitorado de centro enquanto faz parte de uma corrente política "na atenção das autoridades, sobretudo a Polícia Federal". Tarcísio disse não ver problema.
 

O governador de São Paulo ainda defendeu seu padrinho político, ao dizer que, durante o governo Bolsonaro houve o enfrentamento de uma pandemia e "entregou o Brasil crescendo, gerando emprego, com déficit em queda, e que teve, pela primeira vez a redução de impostos administrativos desde a Constituição de 1988."


Do Portal Bahia Notícias/Por Fernanda Brigatti | Folhapress/Foto: Alan Santos / PR

Movimento recém-criado organiza ato pelo impeachment de Lula em SP

A manifestação marcada para este domingo (9) que pede o impeachment do presidente Lula (PT) está sendo organizada por um movimento recém-criado, o Liberdade, que se define como de direita, liberal, conservador e de "cidadãos de bem e de família".
 

O ato está marcado para 14h no Masp (Museu de Arte de São Paulo). Segundo Guilherme Sampaio, o idealizador, financiador e um dos quatro organizadores do ato, o Movimento Liberdade foi registrado e patenteado no ano passado pelo Space Liberdade, canal no X de Keven Oliveira e Samantha Pozzer. "Quando iniciamos a organização da manifestação, eles cederam o nome", diz Sampaio.
 

Além dos três, o ato também é organizado por Marco Antônio Costa, ex-jornalista da Jovem Pan. Os organizadores dizem que o evento foi convocado "em repúdio à condução das políticas do governo federal."
 

"A tragédia no Rio Grande do Sul indignou a todos, pela incompetência ou má-fé deste governo na gestão de crises locais. O Brasil chegou à conclusão que só o povo pode salvar o povo e este será o mote da manifestação pela Liberdade", escrevem. O ato também pede o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e ajuda ao Rio Grande do Sul, com recolhimento de doações.
 

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) é uma das presenças confirmadas no evento. "Assim como em todas as manifestações pela liberdade, estarei presente, ainda que não tenha nada a ver com a organização", diz.
 

O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) também deve comparecer. Outros nomes, como os deputados Marcos Pollon (PL-MS) e Marcel van Hattem (Novo-RS) e o senador Eduardo Girão (Novo-CE), tentam ajustar a agenda para estarem presentes.


Do Portal Bahia Notícias/Por Fábio Zanini | Folhapress/Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Série B do Baiano começa com dois empates; veja os jogos da 1ª rodada

A Série B do Baiano começou neste sábado (8) com dois empates na rodada de abertura. No estádio de Pituaçu, em Salvador, SSA FC e Porto ficaram no 0 a 0. Já em Ilhéus, no estádio Mário Pessoa, 1 a 1 no marcador entre Colo Colo e Leônico. Dededo marcou para o Tigre, enquanto Yan Lemos fez o dos Guerreiros da Ladeira.

 

Neste domingo (9), mais três partidas fecham a primeira rodada da competição, todos começando às 15h. Em Pituaçu, o Galícia vai receber o Fluminense de Feira. No Waldomiro Borges, em Jequié, o Jacobinense encara o Feirense. No Mário Pessoa, o Grapiúna mede forças com o Vitória da Conquista.

 

A divisão de acesso do estadual oferece duas vagas para a primeira divisão do Campeonato Baiano.


Do Portal Bahia Notícias/Por Ulisses Gama/Foto: Divulgação / SSA FC


Inscrições para o Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

Página do Participante – Enem 2024 | Foto: Reprodução

O prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que inicialmente terminaria na sexta-feira (7), foi estendido por uma semana e agora vai até 14 de junho. O pagamento da taxa de inscrição pode ser realizado até 19 de junho.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), estados como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe já possuem quase todos os concluintes da rede pública de ensino médio inscritos no exame. No Rio Grande do Sul, que enfrenta dificuldades devido a uma tragédia climática recente, mais de 70% dos formandos da rede pública já estão inscritos.

As provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todas as 27 unidades da Federação.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar a Página do Participante utilizando o login único do Gov.br. A taxa de inscrição permanece no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (dependendo do banco). Para pagamentos via Pix, basta acessar o QR code disponível no boleto.

O Enem é a principal ferramenta de avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica no Brasil. Ao longo de suas mais de duas décadas de existência, o exame tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no país, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Notícias de Santaluz

Homem é preso por agredir ex-companheira em Queimadas

Agressão ocorreu em quadra de esportes no distrito Espanta Gado | Foto: Notícias de Queimadas e Região/Reprodução

Um homem foi preso na noite de sexta-feira (7) suspeito de agredir a ex-companheira no distrito Espanta Gado, em Queimadas, na região sisaleira da Bahia. 

Segundo o Notícias de Queimadas e Região, o suspeito encontrou a vítima em uma quadra de esportes e iniciou as agressões. Ambos foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim por policiais militares do 6º Batalhão. 

A mulher relatou à Polícia Civil que vinha recebendo ameaças pelo celular. O homem foi autuado em flagrante e permanece aguardando audiência de custódia.

Do Portal NS

Homem é preso com arma, munições, ouro e mais de R$ 5 mil em Nordestina

Homem foi preso após ser flagrado em posse de uma arma de fogo, munições, ouro bruto e uma quantia significativa em dinheiro | Foto: Divulgação/PM

Um homem foi preso na noite de sexta-feira (7) na cidade de Nordestina, na região sisaleira da Bahia, após ser flagrado em posse de uma arma de fogo, munições, ouro bruto e uma quantia significativa em dinheiro. Segundo a Polícia Militar, a prisão ocorreu por volta das 19h50, durante patrulhamento realizado por uma equipe do 6º Batalhão na área rural do município.

De acordo com informações da PM, os policiais abordaram o suspeito em um estabelecimento comercial localizado na Fazendinha, na região do povoado Costa. Durante a revista pessoal, foi encontrada uma pistola calibre 9mm na cintura do homem. Os policiais apreenderam também 13 munições do mesmo calibre, um celular, R$ 5.883 em espécie e uma quantidade de ouro bruto.

O suspeito foi conduzido à central de flagrantes da Polícia Civil. Em seguida, ele foi encaminhado ao Conjunto Penal de Juazeiro, onde ficou custodiado à disposição da Justiça.

Notícias de Santaluz

Homem é encontrado morto com marcas de tiros em Valente

A vítima estava apenas de cueca e foi encontrada caída junto a uma cerca, com marcas de tiros | Foto: Reprodução/Redes sociais

Um homem foi encontrado morto na manhã deste sábado (8), por volta das 6h30, às margens da estrada entre os povoados de Tanquinho e Santana, no município de Valente, na região sisaleira da Bahia. A vítima, que ainda não foi formalmente identificada, estava apenas de cueca e caída junto a uma cerca, com marcas de tiros na cabeça e na perna, possivelmente causadas por arma de fogo de grosso calibre.

Segundo informações da Polícia Militar, não há detalhes sobre a autoria e a motivação do crime, que está sendo tratado como execução. O corpo foi encontrado por uma pessoa que fazia caminhada pela região e acionou a PM.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi chamado ao local para realizar a perícia e remover o corpo para necropsia. A Polícia Civil investiga o caso.

Notícias de Santaluz

Educação de Coité em luto. Morre professora Tânia Maria aos 58 anos

Morreu nas primeiras horas da manhã deste sábado, 08, no HTO (Hospital de Traumatologia e Ortopedia) na cidade de Feira de Santana a professora da rede municipal de ensino de Conceição do Coité, Tânia Maria Lima de Almeida, aos 58 anos. Ela lutava contra um câncer.

Júnior Alves, filho de Tânia disse ao Calila Notícias que foi tudo muito rápido desde quando começou o tratamento de umas bactérias até o dia de hoje. Segundo ele o resultado positivo de CA ela recebeu em pleno dia das mães, dia 12 do mês passado, e foi a óbito antes de completar 30 dias.

Ele disse também que antes de receber o resultado levava uma vida normal na função de coordenadora pedagógica e que se estado de saúde se agravou nos últimos oito dias.

Tânia foi lembrada pelo vice-prefeito Renato Souza e pelo secretário de Educação Agnaldo pela dedicação no seu trabalho, de modo especial quando esteve a frente do IFA (Instituto Fazendo Acontecer) uma proposta inovadora em nível mundial voltadas a crianças e adolescentes.

Enquanto estudante Tânia foi lembrada também pelo grande talento nas quadras jogando Handball e pôde passar seu conhecimento para os alunos.

O corpo da professora está sendo velado na residência dos seus pais, na Rua D. Pedro I, a mesma que liga o Educandário Divino Mestre ao estádio de futebol de onde sairá às 09h deste domingo, 09, para o Cemitério Recanto da Saudade (cemitério novo).

Tania deixa além de Júnior Alves (Fisioterapeuta) a jovem Cauane (estudante).

Coincidência

Morreu também na manhã deste sábado em Feira de Santana o empresário do ramo de material de construção Zezito da Comercial Cosmelima. A coincidência é que ele e Tânia eram vizinhos há décadas, a Rua D.Pedro I teve movimento intenso de pessoas que foram ao velório da professora e na residência de Zezito, mas o corpo do empresário chegou de Feira de Santana e foi levado para o Memorial do PAFAC onde ficará até a saída para o cemitério velho às 08h deste domingo.

Do Portal Calila Notícias


Osni Cardoso não irá disputar a eleição municipal em 2024; Prazo para deixar a SDR foi encerrado

Foi encerrado na última quinta-feira, 6, o prazo estabelecido pelo TSE para que secretários de Estado ou de Municípios que desejam concorrer a uma vaga no Poder Executivo Municipal fossem afastados dos cargos.


Em Serrinha, havia uma expectativa quanto à participação do secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Osni Cardoso, na disputa pela Prefeitura, porém o deputado licenciado não se desincompatibilizou, com isso segue na função, e não irá disputar a eleição municipal.


Em Salvador, a então secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, deixou o cargo e foi indicada como pré-candidata na futura chapa com o vice-governador Geraldo Júnior, pré-candidato a prefeito da capital baiana.


O PT Serrinha segue na indefinição de quem será o pré-candidato oficial: Gika Lopes ou Sandro Magalhães.
Do Portal Info Serrinha


Vaquejada de Serrinha 2024: Cinco grandes atrações já confirmadas!

A Vaquejada de Serrinha 2024 está prometendo ser um evento imperdível! Após anunciar a dupla Henrique e Juliano como a principal atração do ano, a organização confirmou mais quatro artistas de peso que se apresentarão no Parque Maria do Carmo.

Entre os nomes confirmados estão Léo Santana e Tarcísio do Acordeon, que já encantaram o público na edição de 2023, e Mari Fernandes e Henry Freitas, que farão suas estreias no evento. Com essa combinação de talentos, a festa promete ser inesquecível.

A Vaquejada de Serrinha 2024 acontecerá de 4 a 8 de setembro, com os shows musicais concentrados nos dias 6 e 7. Fique atento, pois novas atrações serão anunciadas nos próximos dias, aumentando ainda mais a expectativa para este grande evento.

Prepare-se para dias de muita diversão, música e tradição na Vaquejada de Serrinha 2024!

Veja vídeo:


Do Portal Ailton Pimentel/Foto: Arquivo/Vaquejada de Serrinha

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Continuação do Mutirão de Cirurgias de Catarata e Pterígio!


Nesta quinta e sexta-feira, realizamos mais de 240 novas cirurgias, levando mais saúde e qualidade de vida para nossa população!

Quinta (06): 63 cirurgias de catarata e 87 de pterígio

Sexta (07): 92 cirurgias de catarata

Todos os pacientes retornarão para revisão no dia 03/07.

Seguimos firmes no compromisso de cuidar da saúde de todos!

Leilão de arroz do governo foi vencido por loja de queijos e empresário que já confessou propina

Das quatro empresas que venceram o leilão de arroz do governo federal, a maior compradora é dona de um estabelecimento em Macapá (Amapá) que tem como atividade principal a venda de leite e laticínios. Outra é de um empresário de Brasília que disse à Justiça ter pago propina para conseguir um contrato com a Secretaria de Transportes do Distrito Federal (DF).
 

No total, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comprou 263,3 mil toneladas de arroz importado, por R$ 1,3 bilhão. O objetivo do governo é amenizar os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul sobre o abastecimento e os preços do cereal, mas a medida é questionada pela oposição e pelo agronegócio -que também é majoritariamente antilulista.
 

Segundo o governo, a importação de arroz é necessária em função da importância do Rio Grande do Sul na produção de arroz e porque a calamidade observada a partir do mês passado no estado pode desencadear repercussões negativas no abastecimento e nos preços internos, "colocando em risco a segurança alimentar e nutricional da população".
 

O leilão chegou a ser inicialmente suspenso pela Justiça Federal, mas foi liberado a tempo de sua realização -nesta quinta-feira (6).
 

Procurada pela Folha de S.Paulo, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), responsável pelo leilão, afirmou que as empresas precisam garantir a entrega do produto em um de seus armazéns, como indicado no edital, e atender requisitos de documentação e qualidade.
 

"As empresas vencedoras têm até cinco dias úteis para pagar a garantia de 5% sobre o valor da operação. Se a empresa não apresentar a garantia no prazo estipulado, é aplicada multa de 10% sobre o valor da operação e cancelada a negociação. Se a empresa pagar a garantia, mas não cumprir o previsto no edital, é aplicada multa de 10% sobre o valor da operação e a empresa perde a garantia paga", afirmou a companhia.
 

Qualquer desrespeito à legislação pode causar punições e implicações criminais e cíveis.
 

A maior arrematante do leilão foi uma empresa de nome Wisley A de Souza, que adquiriu 147,3 mil toneladas de arroz, tem como único sócio uma pessoa com esse nome e capital social de R$ 5 milhões.
 

Seu nome fantasia é Queijo Minas, e o endereço registrado na Receita Federal fica no centro de Macapá, capital do Amapá. Segundo imagens do Google, no local funciona o estabelecimento com este mesmo nome.
 

Já o email que consta no sistema federal é de uma distribuidora. Sua principal atividade (declarada pela própria empresa em seus registros públicos) é o comércio atacadista de leite e laticínios. A lista de capacidades secundárias inclui frutas e verduras, carnes, material de escritório, produtos de higiene e limpeza, e mercadorias alimentícias de armazém em geral.
 

Procurada por email, telefone e WhatsApp, a empresa não respondeu.
 

A segunda menor arrematante do leilão foi a ASR Locação de Veículos e Máquinas, com sede em Brasília.
 

Sua principal atividade é o aluguel de máquinas e equipamentos, mas nas secundárias consta uma série de outras, por exemplo, construção de edifícios e rodovias, obras, publicidade, desenvolvimento de programas de computador, serviços de escritório e de limpeza, além de comércio atacadista de diversas categorias, inclusive cereais.
 

Seu único sócio é Crispiniano Espindola Wanderley. Ele também participa de outras empresas de transporte e de um instituto de perícia forense.
 

Procurado pela Folha de S.Paulo, ele disse que a ASR tem mais de dez anos de experiência e trabalha com seriedade. Afirmou que venceu um outro leilão da Conab em dezembro de 2023, para distribuição de 211 mil sacas de milho, que foram entregues com sucesso no estado da Bahia.
 

Entre 2002 e 2009, Wanderley presidiu a Coopertran (Cooperativa de Transportes Públicos do DF).
 

Ele é citado em uma investigação que mirou o atual deputado federal e então secretário de Transportes do Distrito Federal Alberto Fraga (PL-DF).
 

Em seu depoimento, Wanderley afirmou que Fraga lhe cobrou propina por intermediários para a assinatura de um contrato de ônibus com a cooperativa e que pagou R$ 350 mil para fechar o acordo.
 

Nas declarações, ele diz que sua cooperativa foi desclassificada do leilão no Distrito Federal na época (em 2007), mas recorreu e conseguiu ser vencedora do pregão. O então secretário teria, então, assinado o contrato apenas mediante o pagamento da vantagem indevida.
 

Diz ainda que, anos depois, ele foi retirado da cooperativa em razão de uma negociação malsucedida com o secretário, que teria prometido um contrato de R$ 1,3 bilhão mas não cumpriu.
 

Fraga chegou a ser condenado, mas recorreu e acabou inocentado da acusação de cobrança de propina. Wanderley não chegou a ser alvo de investigação. Há depoimentos de outros membros da cooperativa, alguns também citando o pagamento de propina e a destituição do ex-presidente por possível mal uso do dinheiro.
 

No entanto, a Justiça entendeu que as declarações não foram suficientes para corroborar o caso de cobrança de propina, por falta de provas.
 

Questionado, Wanderley confirmou o caso e disse que fez o pagamento já com intenção de denunciar o ex-secretário e que não entende como o político acabou inocentado.
 

"Fraga não quis nos entregar as permissões [para operar micro-ônibus]. Entramos na Justiça e ganhamos uma liminar. Como ele entrou com vários recursos, mas não conseguiu êxito, enviou um mensageiro com o objetivo de extorquir a cooperativa. A proposta era que de R$ 350 mil para receber as permissões", disse.
 

"Submeti aos cooperados a proposta indecente. Como já estávamos há mais de 60 dias sem operar, acabaram aceitando, e assim foi feito, mas com a convicção de que, assim que ele entregasse as referidas permissões, seria denunciado. Em seguida, quando recebemos as permissões, eu fiz a denúncia na delegacia de polícia", completou.
 

À reportagem, ele disse que foi retirado da presidência porque a cooperativa estava com dívidas e que seus membros queriam deixar de pagar os fornecedores -mas que ele se opôs, e por isso o destituíram.
 

Fraga também foi procurado pela Folha de S.Paulo, mas não respondeu.
 

O leilão foi criticado pela oposição ao governo Lula e pelo agronegócio, que questiona seus efeitos no mercado e sua necessidade.
 

A ex-ministra da Agricultura de Jair Bolsonaro (PL), Tereza Cristina (PP-MS), entrou com uma ação no Tribunal de Contas da União para que o pregão seja investigado.
 

Hoje senadora, ela solicita uma "auditoria de conformidade para analisar a necessidade e os impactos dessa importação para os agricultores brasileiros e para o mercado, bem como a capacidade financeira das empresas vencedoras do leilão".
 

Presidente do SindArroz-SC (Sindicato da Indústria do Arroz em Santa Catarina), Walmir Rampinelli diz que as vencedoras não costumam atuar no mercado de arroz.
 

"Além disso, com a entrada no mercado nacional desses mais de 8,7 milhões de fardos de arroz importados, temos a certeza de que muitas indústrias brasileiras provavelmente precisarão paralisar suas atividades e demitir colaboradores, sem contar que os próprios produtores de arroz estão desestimulados a continuar plantando", afirma.


Do Portal Bahia Notícias/Por João Gabriel | Folhapress/Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil