Prefeitura de Serrinha IPTU

Prefeitura de Serrinha IPTU

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 23 de dezembro de 2023

Atriz Claudia Alencar é internada no Rio de Janeiro

A atriz Claudia Alencar, de 73 anos, encontra-se internada na Clínica São Vicente, localizada na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Conforme informações do seu filho, Yann Hatchuel, a artista enfrenta um quadro de infecção bacteriana.

 

A artista iniciou sua carreira na TV Tupi, migrando para a TV Globo em 1986. Na emissora, deixou sua marca em novelas memoráveis, como "Tieta", na qual interpretou o papel de Laura, a icônica Mulher de Branco.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução/Instagram


Criança de 1 ano morre ao se afogar em poça d'água em Serrinha


Uma criança de 1 ano e 6 meses morreu na manhã desta sexta-feira (22) depois que se afogou em uma poça d'água, no povoado Alto Alegre, no município de Serrinha.

Segundo informações colhidas pela reportagem do PCS, Ezequiel de Jesus Neri caiu em um buraco com água no quintal da casa onde morava e se afogou. De acordo com familiares, o buraco teria sido causado pela chuva.

O corpo da criança foi levado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). * Com a colaboração do repórter Reny Maia

Do Portal Clériston Silva

Papa Francisco é chamado de 'servo de Satanás' e acusado de blasfêmia por autorizar bênção a casais gays

Líderes conservadores da Igreja Católica se manifestaram nos últimos dias contra a atitude do papa Francisco de permitir a bênção a casais formados por pessoas do mesmo sexo. Na quinta-feira (21), o arcebispo e ex-núncio apostólico nos Estados Unidos Carlo Maria Viganò acusou o pontífice de ser um "servo de Satanás".
 

Em um vídeo, Viganò afirmou que "o demônio, quando quer nos persuadir a pecar, enfatiza o suposto bem da ação malvada, colocando na sombra os aspectos contrários aos mandamentos de Deus". Em sua fala, o desafeto de Francisco citou a existência de "falsos pastores e servos de Satanás, a começar do usurpador que está sentado no trono de Pedro".
 

O acusação do arcebispo, um negacionista da pandemia de Covid-19, aconteceu três dias depois de a Santa Sé autorizar a bênção a casais homoafetivos e àqueles considerados "em situação irregular", termo usado para se referir aos que estão em sua segunda união após um divórcio. A instituição, porém, não alterou seu veto ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.
 

De acordo com Viganò, um representante da ala ultraconservadora da igreja, a atitude do Vaticano é uma "falsa solicitude pastoral para adúlteros e sodomitas".
 

Em seguida foi a vez do cardeal alemão Gerhard Ludwig Muller. Ele disse em entrevista à imprensa italiana neste sábado que abençoar um casal formado por pessoas do mesmo sexo é uma "blasfêmia".
 

"Digo isso não com base na minha autoridade oficial ou pessoal, mas com base na autoridade da revelação divina. Nós correspondemos à 'verdade de Deus', em obediência aos mandamentos, e agir voluntariamente contra isso é um pecado grave", afirmou o Cardeal, que também tem postura contrária a Francisco.
 

"Se as relações sexuais fora do casamento contradizem a vontade de Deus, então elas não podem ser abençoadas, ou seja, ser declaradas boas segundo a vontade do criador", acrescentou.
 

O texto aprovado pelo papa na segunda-feira (18) destaca que o ato da bênção litúrgica aos casais homoafetivos em nada deve se assemelhar ao casamento. "Essa bênção nunca será realizada ao mesmo tempo que ritos civis de união, nem em conexão com eles, para não produzir confusão com a bênção do sacramento do matrimônio", diz um trecho.
 

Trata-se da primeira vez que a Igreja Católica abre caminho para a bênção a casais do mesmo sexo. O tema gera tensão devido à forte oposição da ala conservadora da instituição religiosa, especialmente aquela baseada nos Estados Unidos, já muito crítica a Francisco.
 

Ao considerar a concessão de bênçãos aos que não vivem segundo as normas da doutrina moral cristã, o documento sinaliza que elas devem ser entendidas como atos de devoção e que quem as solicita "não deve ser obrigado a ter perfeição moral prévia" para recebê-las.


Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Catholic Church England and Wales/Divulgação


Mega Show Espetacular encanta público na noite de abertura em Serrinha; veja fotos e vídeo

Foto: Divulgação/Ascom/PMS

Após o sucesso do ano passado, o Mega Show Espetacular está de volta à Praça Luiz Nogueira para encantar e alegrar a criançada com diversas apresentações temáticas e muitas surpresas.

A abertura do espetáculo aconteceu na noite de sexta-feira (22/12) e encantou o público de todas as idades.

Neste sábado (23) e domingo (24), a partir das 18h, o show continuma com magia e encanto natalino com espetáculos incríveis. Não deixe seu filho de fora dessa! 

Fotos: Divulgação/Ascom/PMS

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS E VÍDEO

Do Portal Ailton Pimentel

Suposto meteoro é visto e filmando por pessoas de várias cidades da Bahia; em Serrinha também foi visto

Repercutiu em redes sociais na noite desta sexta-feira, 22, dezenas de vídeos gravados por internautas de várias cidades da Bahia da passagem de um suposto meteoro cruzando o céu.

O objetivo também faz lembrar um grande cometa, pois se mostra como uma bola de fogo deixando um grande rastro de flash luminoso.

O Calila Notícias recebeu vídeo gravado em Coité, Tucano, Uauá, Petrolina, entre outras cidades. Algumas pessoas se manifestam de maneira assustadas outras vibrantes pelo espetáculo no espaço sideral.

Veja vídeos com áudios originais

           

Do Portal Calila Notícias/Vídeos: TV Sisal


Calendário dos jogadores do Sessentão em 2024

Os atletas que participaram do primeiro Campeonato Sessentão Society de Serrinha já iniciam o Calendário de 2024 no dia 7 de janeiro quando o time do Cruzeiro, terceiro colocado na competição, vai jogar na cidade de Ichu contra alguns atletas que participaram do Sessentão e outros convidados.

Dia 21 de janeiro será a vez do Ypiranga, campeão do Sessentão, jogar na cidade de Candeal contra uma equipe candialense, formada por Duda Pedalada.

Nas datas de 28 de janeiro e 4 de fevereiro será a vez do Ypiranga participar da Copa dos Campeões, na Arena Orlandão, juntamente, com  o Real Madrid, Levada e Santa Cruz, Campeões no Trem d'alegria, Marivaldo e Arena Pedrão, respectivamente.

O Ypiranga também foi convidado para realizar um jogo contra os sessentões do baba da Sucam, ainda sem data definida. 

Outras equipes que jogaram o campeonato na Arena de Orlando também poderão estar organizando jogos amistosos antes da segunda edição da competição. 

Por Cival Anjos

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Profissionais de enfermagem não precisam quitar anuidade para renovar carteira profissional

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que profissionais de enfermagem não precisam quitar anuidade para renovar carteira profissional. A corte invalidou trechos de resolução do Conselho Federal de Enfermagem que exigiam a quitação de anuidades para que profissionais obtenham inscrição, segunda via e renovação do documento. 

 

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou as normas da resolução do Conselho Federal de Enfermagem que estabeleciam a quitação de anuidades para que profissionais obtenham inscrição, segunda via e renovação da carteira profissional. 

 

O entendimento, unânime dos ministros, foi de que a medida criou punição política como meio coercitivo indireto para pagamento de tributo. A relatora da proposta, a ministra Cármen Lúcia, ressaltou que a inscrição no Conselho Regional de Enfermagem seria um requisito indispensável para a atividade regular da enfermagem e de suas atividades auxiliares. 

 

Segundo a ministra, a antiga resolução violava o direito constitucional do livre exercício do trabalho.

 

Cármen Lúcia afirmou ainda que, no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 647885, com repercussão geral, a corte julgou como inconstitucional a suspensão de inscritos em conselho de fiscalização profissional por inadimplência de anuidades, já que a medida consiste em sanção política em matéria tributária.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Bruno Cecim/Agência Pará


Com gol aos 40 segundos, City goleia o Fluminense e conquista o Mundial de Clubes

O Manchester City venceu o Fluminense, nesta sexta-feira (22), por 4 a 0, no Estádio Rei Abdulah, em Jedá, na Arábia Saudita, e conquistou pela primeira vez o Mundial de Clubes. 


Os Citizens abriram o placar logo aos 40 segundos, com o argentino Julián Álvarez, depois, Nino marcou contra aos 26 minutos do 1° tempo. Na segunda etapa, também aos 26 minutos, o inglês Phil Foden marcou o terceiro e Julián Álvarez fechou o placar aos 43 minutos.

 

Este foi o primeiro título do Mundial de Clubes do Manchester City, que venceu a Liga dos Campeões da Europa pela primeira vez em junho. A equipe de Pep Guardiola se tornou o quarto inglês campeão mundial ao lado de Chelsea (2021), Liverpool (2019) e Manchester United (1999 e 2008).

 

Já o Fluminense foi o 10º time brasileiro a disputar uma final de Mundial, com seis deles tendo conseguido levantar a taça: São Paulo, em 1992, 1993 e 2005, Corinthians, em 2000 e 2012, Santos em 1962 e 1963, Flamengo, em 1981, Grêmio, em 1983, e Internacional, em 2006.

 

Campeão do mundo, o Manchester City volta a campo no dia 27, na próxima quarta-feira, às 17h15, contra o Everton, pela 19ª rodada do Campeonato Inglês, onde ocupa a 4ª colocação, com 34 pontos, cinco a menos que o líder Arsenal. Já o Flu entra de férias e se prepara para o começo da próxima temporada, dia 17 de janeiro, contra o Volta Redonda, fora de casa, pela 1ª rodada do Campeonato Carioca. 


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução/Instagram/@mancity


Cantora gospel de 18 anos morre em acidente no sul da Bahia

A cantora gospel Aclécia Silva dos Santos, de 18 anos, morreu nesta quinta-feira (21), em um acidente na BR-101, em Itabuna, no sul da Bahia. Segundo a PRF, o acidente foi provocado pela colisão entre uma carreta e uma ambulância, onde a vítima e outras cinco pessoas foram atingidas. 

 

Todos os envolvidos na batida ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospital de Base, em Itabuna. Ainda não há informações sobre o que causou a batida. Aclécia era cantora gospel e havia lançado a canção “Tua Palavra", a menos de um mês. Nas redes sociais, ela compartilhava vídeos cantando e possuía mais de 2 mil seguidores. 

 

Segundo o site G1, o velório e sepultamento da jovem foram realizados nesta sexta-feira (22), no distrito de Novo Horizonte. 


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução / Redes Sociais


Lula sanciona lei que torna o Dia Consciência Negra feriado em todo o país

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na quinta-feira (21/12) a lei que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado em todo o país. A data, que já era considerada feriado em seis estados brasileiros, será celebrada em 20 de novembro, em referência ao dia em que morreu o líder do Quilombo dos Palmares.

Em nota, o Planalto informou que, com a sanção, “esse marco passa a integrar o calendário nacional, consolidando mais um importante aceno público em prol da valorização da história e das raízes culturais da população brasileira”.

O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 29 de novembro. Na ocasião, a relatora da proposta, a deputada Reginete Bispo (PT-RS) afirmou que a bancada negra escolheu o feriado para iniciar seus esforços de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial pela criação de um feriado.

“Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o País considera mais relevante em sua história”, disse.

O texto será publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (22/12).

Do Portal Ailton Pimentel

Dr. Ferreirinha confirma pré-candidatura a prefeito de Serrinha em 2024 e relembra ações em seus mandatos

Foto: Reprodução/Info Serrinha

Na noite desta quinta-feira (21), o médico e ex-prefeito de Serrinha Dr. Ferreirinha confirmou, em entrevista à TV Eventos, que está como pré-candidato a prefeito na eleição de 2024.

O pré-candidato citou algumas obras e ações realizadas em suas gestões anteriores, e afirmou que pretende "Sou pré-candidato. Em 1992 fui candidato a prefeito e tivemos sucesso em nossa candidatura. Assumi em 1993 encontrei todas as contas bloqueadas. Não podia movimentar nada por conta dos bloqueios, um professor recebia 70% do salário mínimo, o gari, a merendeira recebia 50% do salário mínimo. Eu de imediato, na posse, baixei um Decreto botando salário mínimo para todos os funcionários. Dei três aumentos seguidos aos professores, e aos garis, além do salário mínimo, a gente dava um café da manhã. Veio uma seca, criamos uma frente de trabalho, fizemos dezenas de açudes e barragens".

Dr. Ferreirinha relembrou também de importantes equipamentos e órgãos que conseguiu para o município. "Serrinha era muito carente. Não tínhamos Hospital do estado, Ciretran, ginásio de esportes, sede de INSS, e nós trabalhamos juntos ao Governo do Estado e trouxemos o Ginásio, Hospital, que conseguimos junto com Otto Alencar, o era Estadual, mas depois Paulo Souto municipalizou. Conseguimos com o governador da época, ACM, trazer o Ciretran. Nós trouxemos uma sede do INSS. Esses são órgãos vitais para o funcionamento de uma cidade. Levamos calçamento do Banco do Brasil até a Cidade Nova, e toda iluminação central da AV. ACM. Fizemos o calçamento da Avenida Santana, construímos o mirante e aquela Igrejinha. Informatizamos a Prefeitura, e criamos Infocentros.

Dr. Ferreirinha foi questionado sobre o fato de ter governado o município por cinco anos durante oito anos de mandato, afirmando que as pessoas não contam as histórias verdadeiras dos motivos que o fez deixar as gestões anteriores sem a conclusão.

"Existe um órgão chamado Câmara de Vereadores, e qualquer um pode ir lá conferir. No último mandato eu governei três anos e saí porque meu filho estava com câncer, e saí para cuidar dele. Não tenho essa ambição de largar minha família por causa do poder, e você tem vice-prefeito para poder lhe substituir em uma situação como essa. Nunca pedi demissão, pedi licença lá na Câmara. No início de 94 me afastei porque tive uma úlcera, vomitei sangue, me afastei e retornei seis vezes. Me afastei durante algum período para cuidar da minha úlcera. Teve um episódio que Hamilton Safira se perdeu e atrasou o funcionalismo público por seis meses, voltei e paguei a todo mundo em dois meses".

Durante o bate-papo, Dr. Ferreirinha reforçou sua pré-candidatura. "Estou com minha pré-candidatura, sei que muita gente diz que não sou. Eu sou o (pré)-candidato da população de Serrinha, eu sou o (pré)-candidato das pessoas que tem amor por Serrinha".

Claudionor Ferreira da Silva foi eleito pela primeira vez em 1992, assumiu em 1993 e ficou até 1995. Sua segunda eleição ocorreu em 2004, assumindo em 2005, permanecendo até 2008.

Do Portal Ailton Pimentel/Fonte: INFO SERRINHA

Parte de telhado de igreja desaba durante celebração de 1º Eucaristia e deixa pelo menos 80 feridos em MG

Telhado desabou durante uma celebração | Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Parte do telhado de uma igreja católica desabou e deixou pelo menos oitenta pessoas feridas em Montezuma, no Norte de Minas, na noite dessa quinta-feira (21).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 300 pessoas de diversas comunidades estavam dentro da igreja, quando houve o desabamento. Não chovia no momento.

Ainda de acordo com os bombeiros, dos 80 feridos, 72 sofreram ferimentos leves e escoriações e foram atendidos e liberados; quatro deles irão retornar ao hospital para realizarem radiografia. As outras oito vítimas foram transferidas pelo Samu para o hospital de Janaúba, na mesma região. A unidade informou, na manhã desta sexta-feira (22), que as vítimas estão em observação e o estado de saúde é estável.

Após o resgate, o Corpo de Bombeiros vistoriou e isolou o imóvel devido à instabilidade do madeiramento do telhado que corre risco de colapso. A Defesa Civil e a perícia da Polícia Civil também foram acionadas, e as causas do desabamento serão investigadas.

Em nota, a Arquidiocese de Janaúba informou que estava sendo realizada a celebração da Primeira Eucaristia de 70 jovens, no momento em que o telhado da igreja desabou.

Do Portal NS/Por g1 Grande Minas


Censo 2022: Pela 1ª vez, Brasil se declara mais pardo que branco; populações preta e indígena também crescem

Foto: Divulgação/IBGE

O número de brasileiros que se declaram pardos cresceu 11,9% desde 2010, passou o de brancos e se tornou o maior grupo racial do país pela primeira vez, com 45,3% da população, segundo os dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A população que se declara preta também cresceu – hoje 10,2% dos brasileiros se dizem pretos –, assim como a de indígenas (0,8% dos brasileiros assim se identificam).

A parcela dos que se declaram brancos voltou a cair, em linha com o que acontece desde 2000, e passou a ser o segundo maior grupo, com 43,5% da população.

A de amarelos também recuou, para 0,4%, e voltou ao mesmo patamar de 30 anos atrás.

Veja os números:

– Os pardos são 92,1 milhões, 45,3% da população. Em 2010 eram 43,1%;

– Os brancos são 88,2 milhões, ou 43,5%. Em 2010, eram o maior grupo, com 47,7%;

– Os pretos cresceram 42,3% na última década, e passaram a ser 20,7 milhões, ou 10,2% da população, ante 7,6% em 2010;

– Os indígenas* agora são 1,7 milhão, ou 0,8% ante 0,5% em 2010, um aumento de 89%. Parte desse crescimento expressivo, entretanto, pode ser explicado pela mudança na metodologia da pesquisa para os povos indígenas, que permitiu identificar mais pessoas;

– Os amarelos tiveram a maior queda, de 2 milhões em 2010 (1,1% da população) para 850 mil agora (0,4%), retornando a patamares próximos aos encontrados no censo de 1991.

As raças por regiões…

Os pardos são a maioria da população Nordeste (59,6%), do Norte (67,2%) e do Centro-Oeste (52,4%).

Os brancos são a maioria na região Sul (72,6%), e quase a metade da população do Sudeste (49,9%).

As regiões com maiores concentrações de população preta são o Nordeste com 13% e o Sudeste, com 10,6%.

Já os amarelos têm maior concentração no Sudeste (0,7%) e Sul e Centro-Oeste, com 0,4%, mesmo peso relativo nacional.

Quem define a cor ou raça de cada um

A definição da cor ou raça no Censo é feita por autodeclaração. Ou seja, o morador entrevistado identifica a si mesmo de acordo com uma de cinco alternativas: branca; preta; amarela; parda ou indígena (havia a opção de não declarar a raça, mas só 0,005% dos entrevistados decidiram assim).

Segundo o IBGE, embora o quesito cor seja pesquisado no Brasil desde o primeiro Censo de 1872, ele passou a ser denominado “cor ou raça” apenas partir de 1991. Por isso, a série histórica divulgada pelo IBGE começa ali.

O IBGE destaca que a raça é um conceito mais amplo do que apenas a cor da pele e outras características físicas, envolvendo também outros critérios de pertencimento identitário como origem familiar e etnia.

Outros dados do Censo 2022

– Os dados do Censo 2022 começaram a ser divulgados em junho deste ano. Desde então, foi possível saber que o Brasil tem 203 milhões de habitantes, um número menor do que era estimado pelas projeções iniciais;

– O país segue se tornando cada vez mais feminino e mais velho. A idade mediana do brasileiro passou de 29 anos (em 2010) para 35 anos (em 2022). Isso significa que metade da população tem até 35 anos, e a outra metade é mais velha que isso. E há cerca de 104,5 milhões de mulheres, 51,5% do total de brasileiros;

– O Brasil tem 1,3 milhão de pessoas que se identificam como quilombolas (0,65% do total) – foi a primeira vez na História em que o Censo incluiu em seus questionários perguntas para identificar esse grupo;

– O número de indígenas cresceu 89%, para 1,7 milhão, em relação ao Censo de 2010. Isso pode ser explicado pela mudança no mapeamento e na metodologia da pesquisa para os povos indígenas, que permitiu identificar mais pessoas.

*O percentual de pessoas indígenas considera tanto a autodeclaração de cor ou raça quanto os que responderam à pergunta “se considera indígena?”

Do Portal NS/Por g1

Bebê de 1 ano morre após ser esquecido dentro de carro do pai

Samu foi acionado, mas o pai levou o bebê para um hospital particular, onde o óbito foi confirmado | Foto: Reprodução

Um bebê de apenas de 1 ano e quatro meses morreu após ser esquecido dentro do carro do pai, no Centro de Linhares, no Norte do Espírito Santo, na tarde de quinta-feira (21). Segundo a Polícia Militar, a criança teria ficado entre as 13h e 16h dentro do veículo. Uma mulher que passava perto do carro encontrou a criança, que é do sexo masculino, abandonada, e procurou ajuda.

Quando os policiais chegaram ao local, por volta das 16h, a criança estava desacordada. O pai apareceu e relatou que havia estacionado o carro em uma vaga, na Avenida Vitória, por volta das 13h. Ele trabalha numa empresa perto do local.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas, em desespero, o pai levou o bebê para um hospital particular na cidade, onde o óbito foi confirmado.

Em nota, a Polícia Civil informou que “a Polícia Científica foi acionada na noite desta quinta-feira (21), por volta das 18h12, para recolhimento de um corpo no Hospital Unimed, no bairro Colina, em Linhares”.

Segundo informações repassadas pelo hospital, “a vítima teria dado entrada no local após ser esquecida pelo pai dentro do carro. O corpo da vítima, um bebê de um ano e quatro meses, foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Linhares, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares”.

De acordo com a Polícia Civil, o pai da criança foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos.

Do Portal NS/Por g1 ES e TV Gazeta


Bahia segue como estado com maior proporção de pessoas pretas no Brasil, aponta IBGE

Blocos afro são outra marca da resistência negra em Salvador | Foto: Divulgação/Salvador Capital Afro

A Bahia segue como o estado do Brasil com maior proporção de pessoas pretas, conforme aponta o Censo de 2022. O material foi divulgado nesta sexta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No último estudo, feito em 2010, o estado já aparecia como o mais negro do país. Nos últimos 12 anos, a porcentagem das pessoas que se autodeclaram pretas aumentou de 17,1% para 22,4%.

O aumento das auto declarações de pessoas pretas foi o segundo maior do país em números absolutos, perdendo apenas para São Paulo.

Com isso, em 2022 a Bahia passou a integrar nove das 10 colocações do ranking de municípios brasileiros em que as pessoas pretas são predominantes. O ranking leva em consideração a população total das cidades – por isso Salvador não está na lista, já que é a capital com maior proporção de pessoas pretas.

Na lista nacional, os baianos só perderam o primeiro lugar para Serrano do Maranhão, onde 58,8% das pessoas se consideram negras.

Confira o ranking nacional:

👉 1º lugar: Serrano do Maranhão (MA) – 58,8%;

👉 2º lugar: Antônio Cardoso (BA) – 55,1%;

👉 3º lugar: Ouriçangas (BA) – 52,8%;

👉 4º lugar: Cachoeira – 51,8%;

👉 5º lugar: Santo Amaro – 50,9%;

👉 6º lugar: Conceição de Feira – 50,3%;

👉 7º lugar: São Francisco do Conde – 49,9%;

👉 8º lugar: Pedrão – 49,7%;

👉 9º lugar: Salinas da Margarida – 47,1%;

👉 10º lugar: São Gonçalo dos Campos – 47%.

A composição do ranking foi uma grande transformação, já que em 2010 apenas Antônio Cardoso integrava a lista, com 50,7% da população preta.

Predominância parda

A maior parte da população baiana, mais precisamente 57,3%, se autodeclarou parda em 2022. Isso significa que 6 a cada 10 habitantes do estado se consideram pardos. Dos 417 municípios baianos, 407 tem predominância parda.

Os maiores índices foram registrados em:

👉 Pedro Alexandre (87,3%);

👉 Mansidão (83,1%);

👉 Ibiquera (77,2%).

Apesar do índice alto, a predominância da população parda diminuiu na Bahia: em 2010, eram 411 dos 417 municípios.

Apenas dois municípios baianos têm predominância branca. Confira:

👉 Dom Basílio (50,9%), no sudoeste da Bahia;

👉 Ipupira (49,2%), no oeste da Bahia.

Do Portal NS/Por g1 BA


Congresso faz cortes no Farmácia Popular, Auxílio-Gás e Fies para garantir valor recorde em emendas parlamentares

Arthur Lira no comando da sessão do Plenário de quinta-feira (21) | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O Orçamento aprovado nesta sexta-feira (22) no Congresso Nacional prevê cortes em diversas ações sociais do governo para garantir que o parlamento tenha um valor recorde de emendas parlamentares. Serão afetados programas como a Farmácia Popular, o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) e o Auxílio-Gás. O valor do salário mínimo também deverá ser menor do que o governo federal previa.

A LOA (Lei Orçamentária Anual) prevê R$ 53 bilhões nas três modalidades de emenda: são R$ 25 bilhões para as emendas individuais, R$ 11,3 bi para as emendas de bancada e R$ 16,6 bi para as emendas de comissão.

O valor do fundo eleitoral será recorde nas eleições municipais: R$ 4,9 bilhões, o dobro de 2020. O PAC (Programa Aceleração do Crescimento) terá um corte de R$ 6 bilhões em relação ao que estava previsto na LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias) e terá um orçamento total de R$ 55 bilhões. No apagar das luzes de 2023, o Centrão tentou operar um corte de R$ 17 bilhões, um terço do orçamento total do programa, que é a principal vitrine do governo Lula.

A “mordida” ficou menor porque, nos últimos dias, o governo e o Centrão entraram em um acordo para remanejar recursos de outras áreas para justamente recompor o corte no PAC.

O Fies vai perder R$ 41 milhões do que estava previsto. O programa Farmácia Popular terá corte de R$ 336,9 milhões. O vale-gás também terá R$ 44,3 milhões a menor (veja abaixo a lista dos principais cortes).

Além de ter um volume recorde de emendas, o Congresso aprovou um calendário de execução desses recursos. O Planalto terá de empenhar todo o valor das emendas até o final do primeiro semestre. As emendas de comissão mais do que dobraram, saltando de R$ 7,7 bilhões em 2023 para R$ 16,6 bilhões em 2024.

Desde sempre o governo pôde contingenciar livremente as emendas de comissão. Em 2023, por exemplo, o Planalto executou menos de R$ 400 milhões, cerca de 5% do total. No ano que vem, o governo até poderá fazer bloqueios nas emendas de comissão, mas eles terão de ser proporcionais aos cortes gerais no orçamento. Na prática, as emendas de comissão tornaram-se impositivas.

As mudanças engessam a capacidade de articulação do Planalto por meio das emendas, o que deve aumentar o apetite do centrão por cargos no governo e nas estatais.

Em relação ao salário mínimo, o valor que foi apresentado pelo governo era de R$ 1.421, mas deve ser reduzido para um valor entre R$ 1.412 e R$ 1.413. Isso porque o reajuste do mínimo leva em conta a variação do PIB dos dois anos anteriores e o INPC (Índice Nacional dos Preços ao Consumidor) acumulado em um ano. Como a inflação ficou um pouco menor do que o projetado, isso permitirá ao governo propor um salário mínimo menor que o previsto.

O Executivo até poderia manter o mínimo no mesmo patamar de R$ 1.421, mas precisará de recursos para recompor o PAC, para além dos remanejamentos feitos com os cortes nos programas sociais.

Veja a lista das ações afetadas e o valor dos cortes:

Educação

Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) – R$ 41 milhões;

Apoio à implantação de escolas em tempo integral – R$ 40 milhões;

Concessão de bolsas de estudo no Ensino Superior – R$ 40,3 milhões;

Produção, aquisição e distribuição de livros e materiais – R$ 25,9 milhões.

Saúde

Manutenção e funcionamento do Farmácia Popular – R$ 336,9 milhões;

Estruturação da Rede de Atenção Primária – R$ 155 milhões;

Estruturação de Unidades de Atenção Especializada – R$ 345 milhões.

Desenvolvimento Social

Auxílio Gás – R$ 44,3 milhões.

Desastres Naturais

Ações de proteção e defesa civil – R$ 49 milhões.

Infraestrutura

Intervenções para recuperação de rodovias federais – R$ 400 milhões.

Previdência

Processamento de dados no INSS – R$ 31,3 milhões;

Atendimento da Clientela Previdenciária – R$ 87 milhões.

Exército

Manutenção da prontidão da capacidade operativa – R$ 94,4 milhões.

Do Portal NS/Por GloboNews