
Imagem divulgada pelo Museu de História Natural de Londres mostra a reconstrução digital da vida de um artista do “Spicomellus afer” | Foto: AFP PHOTO / NATURAL HISTORY MUSEUM/MATT DEMPSEY
Um dinossauro, considerado um dos “mais estranhos” já vistos, contava com uma armadura de longos espinhos ósseos e cauda em forma de marreta, segundo uma pesquisa publicada esta semana na revista científica Nature.
O ‘Spicomellus afer’, que vagava pela Terra há 165 milhões de anos, é o mais antigo dos anquilossauros, grupo de dinossauros herbívoros conhecidos pelos corpos similares a tanques militares.
A imagem que os paleontólogos tinham do Spicomellus se baseava em um único osso costal encontrado no Marrocos em 2019.
No entanto, restos recém-descobertos ajudaram os cientistas a terem uma ideia mais clara deste dinossauro incomum.
“O Spicomellus é um dos dinossauros mais estranhos que descobrimos”, afirmou.
A professora Susannah Maidment, do Museu de História Natural de Londres, disse que a armadura inicialmente evoluiu com fins defensivos, mas que provavelmente foi usada mais tarde para atrair parceiros e se exibir perante os rivais.
“O Spicomellus tinha uma grande variedade de placas e espinhos que se estendiam por todo o seu corpo, incluindo espinhos de um metro de comprimento no pescoço, espinhos enormes que sobressaiam para cima sobre os quadris e toda uma série de espinhos longos em forma de lâmina, peças de armadura formadas por dois espinhos longos e placas ao longo dos ombros”, explicou.
“Nunca tínhamos visto nada parecido em nenhum outro animal”, acrescentou.
Do Portal NS/Por France Presse
Nenhum comentário:
Postar um comentário