O município de Lamarão, na região sisaleira da Bahia, fez história ao eleger mais mulheres do que homens para a sua Câmara de Vereadores. Com a reeleição da prefeita Maria Luzineide Costa Silva de Araújo, a Pró Ninha (PT), cinco das nove vagas do Legislativo serão ocupadas por mulheres, garantindo uma representatividade significativa.
As três votações mais expressivas para a Câmara foram conquistadas por mulheres, com Mire (MDB) e Nilda Moura (PSD) sendo reconduzidas ao cargo. A terceira colocada, Gilvania Lima Visita, conhecida como Vaninha de Peteca (PT), também se destacou nas eleições. Joce (PSD) e Valdicleide de Melo Freitas, a Val Galega (PSD), completam o time de mulheres eleitas.
A prefeita reeleita, que derrotou Dival de Memel, ex-prefeito que a apoiou em 2020, demonstra a confiança da população em sua liderança. Com essa composição, Ninha contará com a maioria no Legislativo, o que promete fortalecer a implementação de suas políticas e projetos.
Essa tendência de empoderamento feminino é observada em outras cidades baianas, como Cotegipe e Itapitanga, onde mais de 40% das cadeiras do Legislativo foram ocupadas por mulheres. A eleição em Lamarão sinaliza um avanço importante na representação feminina na política.
@ Nossa Voz - Da Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário