As eleições municipais de 2024 registraram a maior taxa de reeleição desde que a possibilidade de um segundo mandato consecutivo foi implementada, em 1997.
De acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), 81% dos prefeitos que tentaram a reeleição foram bem-sucedidos, o que significa que, a cada dez prefeitos, oito conseguiram se manter no cargo.
Conforme os dados divulgados pela CNM, dos 3.006 prefeitos que concorreram à reeleição, 2.444 já garantiram a vitória, e esse número pode chegar a 2.474, dependendo de decisões da Justiça Eleitoral.
Historicamente, o percentual de reeleição sempre esteve em torno de 60%, com exceção de 2016, quando, em meio à crise política e econômica, apenas 49% dos prefeitos conseguiram renovar seus mandatos.
Desempenho dos partidos
A análise da CNM também apontou que, em 16 estados, o partido com mais prefeituras eleitas é o mesmo do governador. O PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos, com uma taxa de sucesso de 51% nas eleições de 2024. A cada duas candidaturas do PSD, uma foi vitoriosa. Outras legendas que também tiveram destaque nas eleições foram o PP, com 50% de sucesso, União Brasil, com 46%, e MDB, com 45%. Juntos, esses partidos e o PL representam cerca de 65% dos prefeitos eleitos no país até o momento.
Por outro lado, partidos de centro-esquerda tiveram um desempenho inferior. O PDT elegeu 25% de seus candidatos, enquanto o PT obteve sucesso em apenas 18% de suas candidaturas, de acordo com os dados da CNM. O PSOL, apesar de ainda não ter vencido nenhuma prefeitura, tem duas candidaturas no segundo turno, em Petrópolis (RJ) e São Paulo (SP).
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário