
Imagem ilustrativa | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Santaluz receberam, nesta terça-feira (11), o pagamento do Incentivo Financeiro Anual (IFA), recurso enviado pelo governo federal. O repasse foi feito após uma nova mobilização do sindicato da categoria, que já havia cobrado a regularização na semana passada (lembrar).
Com o atraso no pagamento, os profissionais se reuniram em uma assembleia extraordinária, realizada em uma área coberta do Centro de Abastecimento. Depois do encontro, seguiram para o centro administrativo do município, onde foram recebidos pelo secretário de Saúde, Isaac Bacelar, e pelo secretário de Finanças, Nilo Amaro.
No início da tarde, os agentes confirmaram o depósito do valor em suas contas. Além disso, a prefeitura realizou um complemento no repasse para os agentes de combate às endemias, equiparando o pagamento ao dos agentes comunitários de saúde.
O incentivo financeiro corresponde a dois salários mínimos para cada profissional e está previsto na Portaria GM/MS nº 3.162, de 21 de fevereiro de 2024, do Ministério da Saúde, que determina a destinação de recursos para a categoria.
*Após a publicação da matéria sobre a regularização do repasse, alguns profissionais procuraram a reportagem afirmando que ainda não receberam o valor. Segundo os agentes, apenas cerca de um terço dos trabalhadores teve o pagamento depositado.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário