Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Projeto do deputado Alex da Piatã propõe prioridade na Justiça para pessoas com autismo

Deputado Alex da Piatã (PSD) | Foto: ALBA

O deputado Alex da Piatã (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, um projeto de lei que estabelece prioridade na tramitação de processos judiciais e administrativos para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), visando garantir o acesso ágil à justiça em condições de igualdade com os demais cidadãos.

De acordo com o projeto, a prioridade poderá ser solicitada em qualquer instância, bastando que a condição de TEA seja comprovada. A proposta também abrange desde processos na administração pública e empresas prestadoras de serviços até instituições financeiras. Além disso, prevê atendimento preferencial na Defensoria Pública da Bahia para serviços de assistência judiciária.

Outro ponto destacado é a necessidade de identificação dos processos — físicos ou eletrônicos — com selos de prioridade, facilitando a tramitação prioritária desses casos. O parlamentar cita como base para o projeto o princípio da inafastabilidade de jurisdição da Constituição Federal, que assegura o direito ao Judiciário em caso de lesão ou ameaça a direitos (Art. 5º, Inciso XXXV), e a responsabilidade da União, estados e municípios de promover assistência pública e proteger as pessoas com deficiência (Art. 23, Inciso II).

Para Alex da Piatã, é necessária uma atualização na legislação para assegurar condições especiais no atendimento às pessoas com TEA, eliminando barreiras que dificultam o acesso pleno à justiça. “É necessária atualização da legislação para assegurar condições especiais para a devida prestação jurisdicional do portador de transtorno do espectro autista, buscando reduzir ou eliminar as barreiras decorrentes da referida deficiência”, disse o deputado.

Notícias de Santaluz

Nenhum comentário: