A Bahia segue como líder nacional na geração das energias eólica (34,63%) e solar (30,06%). Este é o quarto mês seguido que o Estado lidera o raking. A Bahia está em primeiro lugar na geração nacional de energia solar desde 2017 e lidera ainda a comercialização dos leilões de energia em eólica (32,46%) e solar (19,17% de todos os empreendimentos comercializados.
Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e as informações constam nos Informes Executivos de Energia Eólica e Solar da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), divulgados na sexta-feira (16).
A Bahia tem 41 usinas em operação, com 1,3 Gigawatts (GW) de potência instalada, com investimento estimado de cerca de R$ 6 bilhões, com capacidade de gerar mais de 40 mil empregos em toda a cadeia produtiva. As usinas estão espalhadas em oito municípios baianos, sendo eles: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Casa Nova, Guanambi, Itaguaçu da Bahia, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos e Tabocas do Brejo Velho.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o estado conta com 193 parques em fase de construção ou com construção prestes a iniciar com potência instalada prevista de 7,5 GW. Juntos eles preveem gerar mais de 227,2 mil postos de trabalho, além de estimar investimentos privados de R$ 34 bilhões.
Do Portal Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário