Um homem de 72 anos foi detido na manhã desta quarta-feira (29) durante uma operação conjunta que resultou na apreensão de uma arma de fogo e no resgate de dezenas de animais silvestres mantidos em cativeiro. A ação aconteceu por volta das 6h, em uma fazenda localizada às margens da rodovia BA-120, na zona rural do município de Valente, no Território do Sisal.
A Operação Fauna Protegida II foi realizada por equipes da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), do 2º Pelotão da Polícia Militar de Valente, da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público da Bahia.
Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, os agentes encontraram uma espingarda calibre .32 e diversas espécies de aves e répteis, entre elas 15 canários-da-terra, 14 cardeais, 9 cutias e 55 jabutis, entre adultos e filhotes.
Todo o material foi apreendido e os animais resgatados foram encaminhados para órgãos ambientais competentes. O idoso e a arma foram levados à Delegacia Territorial de Valente, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
OPINIÃO DO REDATOR:
É lamentável ver que, mesmo com tantas campanhas de conscientização, ainda há pessoas mantendo animais silvestres em cativeiro. Além de ser crime ambiental, essa prática causa sofrimento aos bichos e desequilibra a natureza. A ação das forças de segurança e dos órgãos ambientais é fundamental para coibir esse tipo de crime e proteger a nossa fauna.
Do Portal Ailton Pimentel/Foto: ASCOM/16º BPM


Nenhum comentário:
Postar um comentário