Um apagão de grandes proporções atingiu Portugal nesta segunda-feira (28), deixando parte significativa do país sem fornecimento de energia elétrica. A REN – Redes Energéticas Nacionais, operadora do sistema elétrico português, informou que a causa da interrupção está relacionada a uma falha na rede de transmissão da vizinha Espanha, provocada por um fenômeno atmosférico raro conhecido como “vibração atmosférica induzida”.
De acordo com a REN, o incidente teve início por volta das 12h (horário local, 7h em Brasília) e foi causado por variações extremas de temperatura no interior da Espanha, que geraram oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 kV). Essas oscilações comprometeram a estabilidade da rede ibérica interligada, resultando na interrupção do fornecimento de energia em território português.
“A retomada do sistema elétrico nacional será feita gradualmente, com o acoplamento faseado dos diversos grupos eletroprodutores. Neste momento é ainda impossível prever quando estará normalizada a situação”, comunicou a REN, acrescentando que a restauração completa do sistema pode levar até uma semana.
O apagão afetou diretamente a operação de serviços essenciais, como empresas de telecomunicações, estações ferroviárias e aeroportos, causando atrasos e interrupções em todo o país. Ainda não há previsão oficial para a normalização total do fornecimento de energia.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução / Redes Sociais

Nenhum comentário:
Postar um comentário