A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (22), oito mandados de busca e apreensão durante a Operação Despesca, em Santaluz, na região sisaleira da Bahia. A ação tem como objetivo combater a mineração ilegal de ouro na região e contou com o apoio de 40 policiais. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Feira de Santana.
De acordo com a PF, a ação é um desdobramento da Operação Insistência, realizada em dezembro do ano passado, que já havia identificado atividades ilegais em garimpos do povoado Serra Branca. As investigações apontam que a exploração irregular ocorre desde 2009 e que o atual proprietário da área deu continuidade à mineração ilegal iniciada pelo irmão, que já foi alvo de ação penal.
Nesta nova fase, as investigações identificaram plantas montadas nos arredores dos garimpos que utilizam a técnica de lixiviação para extrair ouro de rejeitos minerais. O método usa cianeto de sódio, uma substância tóxica e controlada pelo Exército, que oferece riscos graves ao meio ambiente e à saúde.
Durante a operação, a PF também apreendeu dinheiro em espécie, mas a quantia não foi divulgada.
Os investigados poderão responder por crimes como usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais e uso de substâncias perigosas. Caso condenados, as penas podem somar até 19 anos de prisão.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário