O
radialista Oton Carlos faleceu na manhã desta terça-feira(17), aos 62 anos de
idade, no Hospital Ernesto Simões, acometido por complicações renais crônicas.
Oton, foi a voz padrão da Rádio Sociedade da Bahia e da Itapoan FM nos anos 80 e 90, apresentou diversos programas de rádio, um de grande destaque foi o Programa Relax.
O radialista perdeu a visão quando ainda estava em plena atividade[glaucoma], mesmo com as limitações, continuou por muitos anos exercendo sua função como comunicador. Atualmente, estava aposentado e fazia tratamento renal em uma clínica de Salvador.
Com a complicação do quadro clínico, Oton Carlos foi internado no Hospital Ernesto Simões na semana passada, vindo a falecer nesta manhã.
“Foi uma grande perda para comunicação baiana, era um grande amigo, tinha uma voz marcante e encantadora, a voz padrão do rádio. Nos último meses ele esteve em meu programa na rádio EXCELSIOR diversas vezes, e, sempre estávamos em contato, era um grande amigo.”, disse Josenel Barreto; que trabalhou com Oton por muitos anos.
Uma das últimas participações de Oton no rádio da Bahia foi no programa do amigo Josenel Barreto, na Rádio Excelsior [emissora que também trabalhou].
O Presidente do Clube do Rádio na Bahia, Almir Santana, também comentou sobre a perda do colega: “Oton Carlos era uma referência da comunicação, por muitos anos tivemos o brilho de sua voz no rádio da Bahia, meus sentimentos a sua família, amigos e demais colegas. Estamos de luto!”, fala Almir.
Vídeo de Oton Carlos, ainda na Itapoan FM.
Do Portal Salvador Notícia
Informações adicionais: Oton Carlos era natural de Serrinha-Bahia, filho de seu Henrique do bairro das Abóboras. Foi a principal fonte de inspiração para Cival Anjos ingressar no rádio, pois era um grande admirador do seu trabalho e achava a sua voz como sendo a mais bonita do rádio da Bahia.
Texto extraído na íntegra do Facebook do narrador esportivo Espedito Magrini da rádio Sociedade da Bahia:
Oton Carlos de Oliveira, nasceu na cidade de Serrinha, interior da Bahia, em 06.12.1957, virou Locutor Apresentador, dono de uma das vozes mais lindas do Rádio Brasileiro.
Começou a trabalhar como radialista ainda muito jovem no município de Feira de Santana.
Em Salvador, fez um extraordinário Sucesso na Itapoan FM, com uma equipe de locutores fantásticos, dentre os quais Josenel Barreto e Urias Neri. Neste período a sua voz começava a virar marca. No início dos anos 90 continuava fazendo eco com a equipe da Itapoan FM e Rádio Sociedade. Mas, após uma cirurgia, Oton Carlos, perdeu a visão aos 32 anos, por culpa de um problema sério que ele tinha desde criança.
Apesar da perda da visão “Otinho” como o chamávamos carinhosamente, fazia as atividades como quem enxergava normalmente. Com um gravador analógico e as facilidades do computador e suas gravações digitais, ele inovava e mostrava que nenhuma limitação física era páreo para seu grande talento e inventividade. Gravava, produzia e ainda orientava os operadores, quanto ao gráfico da gravação digital. Dava a impressão, que além de ouvir, ele também via o display do computador.
Trabalhou em dois períodos na Rádio Sociedade, sendo o último de 01.04.95 a 16.10.2015, onde emprestou sua voz e talento aos Programas Momentos Inesquecíveis, Show da Tarde, Programa A Noite É Nossa Relax, além de ser responsável pela gravação de comerciais e chamadas.
A voz de Oton Carlos, um dos mais extraordinários locutores desse país, calou na manhã de hoje, 17.03.20, aos 62 anos, no Hospital Ernesto Simões.
Descanse em Paz Otinho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário