Durante todo o dia de sábado (18), 269 pessoas de Araci e das cidades circunvizinhas, como Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe, Valente, Santaluz, Tucano, Teofilândia e Serrinha, participaram do curso de arbitragem e treinadores de futebol. Os cursos, que foram realizados no auditório do colégio Olimpo´s, são fruto de iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer de Araci em parceria com a Superintendência dos Desportos da Bahia (SUDESB).
Na primeira etapa, a formação, reciclagem e aprimoramento dos árbitros estava na programação teórica, ministrada pelo ex-árbitro Hidelbrando Patriarca Filho, conhecido no meio do futebol como professor Lembrança. No domingo os participantes desenvolveram a parte prática, onde colocaram o exercício à prova. Segundo Lembrança, grandes profissionais estão no interior e com árbitros não é diferente e a formação deste é de extrema importância para o sucesso de um bom futebol.
Se jogar bola não é mais coisa só de homem, arbitragem também não. Mulheres participam da formação, com muita concentração e interesse, um toque feminino especial. Segundo Marla Pimentel participante do curso “O esporte está cada vez mais inserido na vida das mulheres, e no futebol torna-se mais frequente a presença feminina que vem quebrando paradigmas e preconceitos.”
O curso foi o verdadeiro sucesso, o secretário de esporte de Araci o senhor Hidelmar Pinho destacou a importância da formação como um meio de aprimoramento e entrosamento entre os árbitros e técnicos das cidades circunvizinhas. Segundo o professor Lembrança, o número de participantes dos cursos foi um recorde em toda a Bahia, pois os cursos geralmente recebem 40 pessoas para cada módulo. No total foram 269 participantes, sendo 140 pessoas pela manhã e 129 pela tarde. Os mesmos participaram de aula prática no domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário