O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira (13) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Mais de 3 milhões de pessoas participaram da última edição, e as notas individuais já estão disponíveis na Página do Participante.
As médias gerais do exame foram 529 em matemática, 528 em linguagens, 517 em ciências humanas e 495 em ciências da natureza. Na redação, a média foi 660, e 12 participantes de dez estados diferentes alcançaram a nota máxima, 1000.
Com as notas do Enem, os estudantes podem concorrer a vagas no ensino superior de várias formas. A partir desta terça-feira (14), será possível consultar as vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As inscrições começam no dia 17 de janeiro.
Outras opções incluem o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), voltado para o financiamento de cursos em instituições particulares. Estudantes de escolas públicas também podem concorrer às vagas reservadas pela Lei de Cotas, que destina pelo menos 50% das vagas em cursos de instituições públicas para quem cursou o ensino médio na rede pública.
Além do Brasil, as notas do Enem também podem ser usadas para ingressar em universidades de Portugal. Instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep aceitam os resultados do exame em seus processos seletivos, facilitando o acesso de brasileiros ao ensino superior no país europeu.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário