O Hospital Municipal de Santaluz recebeu, nesta quinta-feira (16), um gerador de energia que será usado provisoriamente até maio. Segundo o portal VemVer Cidade, o equipamento foi instalado para atender às necessidades emergenciais da unidade, enquanto o município conclui a licitação para a compra de um gerador próprio e definitivo.
De acordo com o portal, o secretário de Saúde, Isaac Bacelar, argumentou que o gerador temporário é suficiente para evitar novos problemas até que o processo de aquisição seja finalizado. Não foi informado se o gerador foi alugado ou emprestado.
A falta de um gerador no hospital já vinha sendo sentida há algum tempo. Em dezembro de 2023, o então vereador Deon destinou R$ 160 mil, por meio de uma emenda impositiva, exclusivamente para a compra de um gerador para a unidade. Mesmo com o recurso garantido, a Prefeitura ainda não adquiriu o equipamento.
Mesmo com o dinheiro garantido pela emenda de Deon, o médico Antonio Severo, administrador do hospital, foi visto em um vídeo pedindo um gerador ao deputado federal Pastor Sargento Isidório durante uma visita recente do parlamentar ao município. O secretário de Saúde, Isaac Bacelar, também aparece no registro.
A urgência do gerador no hospital ficou ainda mais evidente em um episódio ocorrido no dia 7 de janeiro deste ano. Durante um apagão na cidade, a equipe médica precisou improvisar para atender um paciente com problemas cardíacos. Eles utilizaram o gerador da unidade avançada do Samu para manter o atendimento até o retorno da energia. Apesar dos esforços, o paciente não resistiu.
Do Portal NS
Nenhum comentário:
Postar um comentário