Os aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida dentro do prazo estabelecido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), não terão pagamento bloqueado. É o que afirmou o Ministério da Previdência Social mediante a publicação de uma portaria oficial, nesta sexta-feira (17), que suspende, por seis meses, os bloqueios de pagamento. A prova de vida é o procedimento para comprovar que o beneficiário continua vivo para poder receber o recurso.
Os seis meses da medida passam a contar a partir de 1° de janeiro de 2025, podendo ser prorrogada pelo mesmo período. O INSS informou, por sua vez, que “O dever de provar que os beneficiários estão vivos é do INSS, que tem feito o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca mais parcerias para ampliar o batimento de informações", explicou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
A Agência Brasil, o representante do INSS lembrou que o sistema de comprovação dos beneficiários mudou a partir de 2023. “O cruzamento de informações apresentou resultado satisfatório: de 36,9 milhões de pessoas elegíveis à prova de vida em 2024, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados por meio de cruzamento de informações até o dia 23 de dezembro”, informou o Instituto.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário