Na última terça-feira (7), o Centro Juvenil Santo Alessandro, em Serrinha, foi o cenário de uma importante mobilização em prol do Brasil rural. A 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário reuniu agricultores, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais e autoridades locais para discutir o futuro do campo, das águas e das florestas sob o tema “Uma agenda política de transformação agroecológica para o Brasil Rural”.
O evento promoveu um espaço democrático de reflexão e construção coletiva de propostas, organizado em torno de cinco grandes eixos temáticos:
Emergência climática e crises globais
Transformação agroecológica dos sistemas alimentares
Democratização do acesso ao território, à terra e à água
Direitos sociais e bem viver dos povos do campo, das águas e das florestas
Participação popular e governança das políticas públicas
Durante a conferência, os participantes puderam apresentar ideias, compartilhar experiências e construir caminhos para enfrentar os desafios do meio rural de forma sustentável e solidária. O encontro também serviu para a aprovação de propostas que serão levadas à próxima etapa estadual do processo: a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS).
Foram ainda escolhidos(as) os(as) delegados(as) que representarão o território no evento estadual, reforçando o compromisso com a participação popular e a busca por políticas públicas mais inclusivas.
Ao final, ficou o sentimento de que, com diálogo, cooperação e organização, é possível transformar realidades e construir um futuro melhor para quem vive e produz no campo.
Do Portal Ailton Pimentel/Foto: Ascom/PMS

Nenhum comentário:
Postar um comentário