A Petrobras informou nesta segunda-feira (8) que concluiu a rodada final do processo de venda da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, e que a melhor oferta recebida foi a do Mubadala Capital, de Abu Dhabi, no valor de US$ 1,65 bilhão (o equivalente a R$ 8,87 bilhões). “A assinatura do contrato de compra e venda ainda está sujeita à aprovação dos órgãos competentes”, informou a estatal.
Segundo o G1, o processo de venda da Rlam é o mais adiantado entre as 8 refinarias que a Petrobras pretende privatizar até o final de 2021 e que somam juntas cerca de metade da capacidade de produção de combustíveis do Brasil.
Situada no estado da Bahia, a Rlam possui capacidade de processamento de 333 mil barris/dia (14% da capacidade total de refino de petróleo do Brasil), e seus ativos incluem quatro terminais de armazenamento e um conjunto de oleodutos totalizando 669 km. As 8 refinarias que a Petrobras colocou à venda representam cerca de 50% da capacidade de refino nacional.
O processo de venda de refinarias foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no começo de outubro. A iniciativa da estatal foi questionada pelo Congresso Nacional, mas o STF considerou que criação de subsidiárias para facilitar venda de ativos não afronta entendimento de 2019, que prevê licitação e aval do Congresso para privatização de estatais.
Do Portal NS
Nenhum comentário:
Postar um comentário